Home » Casa » Tinta caseira para madeira feita com farinha. Dura mais de 5 anos!

Tinta caseira para madeira feita com farinha. Dura mais de 5 anos!

Adoramos o conceito “faça você mesmo”! E esse ano de 2020 foi mesmo bem atípico onde grande parte das pessoas ficaram em casa e puderam fazer atividades que antes não tinham tempo. E pensando nisso, divulgamos diversas receitas de tinta caseira para que as pessoas pudessem soltar o seu lado criativo sem gastar muito.

E hoje, trouxemos uma versão de tinta caseira para madeira que é um verdadeiro sucesso, tanto pela economia quanto pela durabilidade que proporciona. A mistura é específica para superfícies de madeira no exterior e leva apenas poucos ingredientes!

Tinta caseira para madeira feita com farinha

Pelas nossas pesquisas, essa tinta caseira para madeira já é usada a muito tempo (na Suécia é muito comum) e relatos de algumas pessoas dizem que as superfícies que foram pintadas com essa tinta duram em média de 5 a 10 anos. Na minha modesta opinião, se durasse apenas 2 anos já valeria a pena pela preço que os matérias custam. É muito prático e barato, vale a pena testar e tirar as próprias conclusões.

A base da nossa tinta é a farinha mistura com um pigmento natural da sua preferência. E qual o pigmento que você pode fazer aí na sua casa de graça? Terra!

Imagem: Pinterest.

Isso mesmo, basta dar uma voltinha aí pelo seu quintal e ou bairro e pegar alguns bocados de terra com cores diferentes. Passe em uma peneira fina até a terra ficar com uma aparência e textura de pigmento em pó. Quanto mais fininha e lisa, melhor vai ficar a sua mistura.

Como fazer a tinta caseira para madeira

Separe um balde de grande de metal pois essa mistura precisa esquentar um. Se você tiver aquela haste misturadora para acoplar na furadeira, vai ajudar bastante a misturar e deixar a tinta “lisa”.

Materiais necessários

  • 8 litros de água.
  • 650g de farinha branca.
  • 2,5 quilos de pigmentos de terra. Você encontra esses pigmentos em pó prontos para usar, se preferir.
  • 250g de sulfato de ferro. Você encontra em pacotes de 1 quilo no mercado livre.
  • 1 litro de óleo de cozinha reciclado coado e sem resíduos.
  • 100ml de detergente líquido de cozinha. Use o neutro transparente.

Preparo da tinta

Em balde de metal, leve ao fogo com 7 litros de água. O restante da água, misture a farinha em outro recipiente e dissolva bem.

Misture a farinha com a água quente e deixe ferver por 15 minutos. Depois disso, adicione o pigmento, o sulfato de ferro e mexa por mais 10 minutos para incorporar bem.

Agora, adicione óleo de cozinha na sua mistura e cozinhe por mais alguns minutos.

Desligue ou retire sua a mistura do fogo, adicione o detergente misturando bem e deixe a tinta esfriar por completo.

Depois que ela esfriar, você poderá ver a textura final da sua tinta caseira para madeira. Se ficar grossa demais, faça como as tintas acrílicas diluindo um pouco de água na hora de pintar.

Prepare bem a madeira antes de pintar

Agora é só colocar a mão na massa! Prepare bem a madeira lixando e retirando qualquer resíduo anterior. A madeira precisa estar seca e sem mofo para poder pintar.

Aplique a sua tinta na madeira normalmente com um rolo ou pincel. Deixe secar até o dia seguinte apenas essa primeira demão antes das seguintes camadas.

Se você gostou da nossa tinta caseira especial para madeiras, compartilhe ou deixe um comentário!

Veja também:

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.