Torta de banana rápida feita com massa de farofa

Aprenda a fazer essa receita simples e prática de torta de banana, que é feita com aquela massa esfarelada feita com mistura de farinha de trigo, manteiga e açúcar. É simples de fazer e o resultado fica uma delícia!

Sabe aquela massa do tipo farofa, usada para diversos tipos de torta que pode ser com a fruta da sua preferência, mas que fica melhor com banana ou com maçã?

Pois é, essa torta é simples, a massa forma uma farofa que você intercala com bananas ou maçãs e coloca para assar até dourar. Simples, prática e deliciosa!

Torta de banana rápida feita com massa de farofa

Ingredientes

  • 2 copos (americano- 180ml) de farinha de trigo
  • 3 copos (americano- 180ml)  de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 100 g de manteiga ou margarina
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 04 ovos
  • 1 copo(americano- 180ml) de leite
  • 05 bananas maduras

Modo de preparo

  1. Misture bem,  2 copos de açúcar, a farinha, o fermento, a canela e a manteiga até forma uma farofa.
  2. Unte uma forma, coloque metade da farofa e as bananas cortadas em fatias por cima.
  3. Misture à parte, os ovos com o leite 1 copo de açúcar e depois despeje metade sobre as bananas.
  4. Cubra com o restante da farofa e por cima o restante do leite batido com os ovos.
  5. Polvilhe por cima da torta açúcar e canela e leve ao fogo médio por aproximadamente 40 minutos ou até assar e dourar ao seu gosto.

Dicas:

Se quiser pode misturar uma lata ou caixinha de leite condensado junto com os ovos e o leite, e nesse caso não use a xícara de açúcar apenas o leite condensado, eu já fiz e fica ótimo!
Uma maneira de incrementar a sua torta é  servir quente com uma bola de sorvete de creme ou do sabor que preferir.

Para minha torta usei uma forma de 35X25. Precisei de 15 bananas e dobrei o resto da receita. Pulverizei bastante canela por cima da torta porque gostamos com mais canela 🙂

Olhem as fotos…

Espero que tenham gostado da receita. Deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Artigos Relacionados

24 comentários em “Torta de banana rápida feita com massa de farofa”

    1. Olá Dilma, fica sim, eu já fiz com farinha integral só que depois de ter postado a receita e não tirei foto. Fica excelente! Depois se puder passa pra contar se você gostou. Obrigada pela visita e pelo comentário. 🙂

  1. Gostaria de saber qual o tamanho da forma? Uma vez fiz uma receita desse tipo e ficou uma torta muito baixinha, você faz com uma forma menor do que a comum?

    1. Olá Mariana, tem que ser uma forma menor sim. Eu usei uma de: (AxLxC): 7 x 22 x 36 cm- Aquela de vidro retangular que pode ir ao forno. Depois de assado a torta diminui um pouco, porque as bananas ocupam espaço, depois dão uma murchada ai abaixa um pouco. O ideal seria uma forma menos porém mais alta do que a minha que só tem 7 cm de altura. Se você tiver uma com 10 ou 15 cm de altura, pode usar uma menor que a minha, ai vai ficar linda a torta mais alta. Obrigada pela visita e pela pergunta. 🙂 Volte sempre!

  2. Maria Glória D'Amico

    Peço a gentileza de excluir a foto de propriedade do meu blog Fare la Scarpetta, A foto foi copiada e publicada nesta postagem sem a minha autorização.

  3. Olá. Fiz a receita mas troquei metade da farinha branca por integral e metade do açúcar refinado por açúcar de côco. Ficou ótima!!!

    1. Olá Rose, como está na receita, 2 copos americanos, (180 ml) na receita da torta. O açúcar com canela para polvilhar por cima fica à seu critério a quantidade. Obrigada pela visita e pela pergunta.

  4. Achei maravilhosa essa receita,apesar que não posso comer, pois tenho diabete, porém vou fazer fiquei com água na mas ,vou fazer e vou comer, depois escrevo.
    meu nome é : Maria Price

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.