Compartilhe:

Brownie de chocolate com nozes e passas ao Rum

Aprenda a fazer essa receita maravilhosa e original de Brownie de chocolate com nozes e passas ao Rum que é uma delícia!

Publicado por: Cida Ramos

receita-de-brownie-de-chocolate-com-nozes-passas-e-rum

Essa receita  de  Brownie de chocolate com nozes e passas ao Rum é original, faz sucesso na minha casa desde sempre e a minha filha e marido são os maiores fãs e eu também é claro!
E a pedido dela, vou revelar a minha receita secreta pra todos vocês! É uma delícia!

Em primeiro lugar não dá para comparar um Brownie com qualquer tipo de bolo de chocolate, por isso não dá para falar que os ingredientes são caros, que dá trabalho porque tudo vale a pena!

E  se você fizer essa receita direitinho, vai entender exatamente o que eu estou falando. Essa receita é uma preciosidade que eu consegui através de uma amiga que tem uma avó que fazia, e que passou para mãe dela, e que eu peguei pra mim. E eu acho que é melhor do que um tesouro!

Ai você deve pensar, mas Brownie é tudo igual. Não é não! Outro dia a minha filha, essa mesma que pediu a receita (e filha única por enquanto), me mandou um mimo pela internet. Veio umas gostosuras, chá inglês e tal. Então tinha uns 2 pedaços de Brownie de uma ‘certa pessoa’ que não vou falar o nome, mas que é muito conhecida de uma grande cidade no Brasil, que tem fama de ser o polo gastronômico do país. Bem ai eu pensei que era ‘O Brownie’, tava morrendo de curiosidade de provar, e foi uma decepção! Pior que uma nega maluca seca! Um horror! Coisa mais açucarada, mais enjoativa que eu já vi. E pior tava açucarado estranho e nem de longe poderia ser chamado de brownie.

Bem, eu e o meu marido não gostamos nada nada e depois disso eu passei a valorizar ainda mais essa receita. Então quer um conselho? Faça essa receita, copia, guarde para a sua vida! E se delicie eternamente e faça a sua família mais feliz a cada vez que você fizer a receita!

 

Receita de Brownie de Chocolate com nozes e passas ao Rum

Ingredientes:

receita-de-brownie-de-chocolate-com-nozes-passas-e-rum-ingredientes

1 1/2 xícaras (chá)  de farinha
40g de chocolate em pó ou cacau 32%
2 barra de chocolate meio amargo (Eu coloco 3 só de meio amargo)
1 barra de chocolate ao leite
200g de manteiga (eu coloco um tablete inteiro com sal)
6 ovos inteiros
200 ml de mel (opcional, mas fica melhor com ele)
2  xícaras (chá)  de açúcar
1g de sal (uma pitada)
150g de nozes picadas
50 g de passas (escura)
1 cálice de rum (opcional) (eu coloco licor de nozes Nocello)
1 colher (chá ) de fermento em pó

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular média com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Reserve

Passe a farinha e o fermento em pó e o chocolate em pó  e a pitada de sal pela peneira para uma tigela. Reserve

Escolha uma tigela de vidro (ou de inox) que encaixe sobre uma panela para fazer um banho-maria. Pique as barras de chocolate o meio amargo e o ao leite. Transfira para a tigela e junte a manteiga.

Coloque dois dedos de água na panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga sobre a panela. O segredo é não deixar a água demais para não respingar dentro da tigela pra não desandar o chocolate. Tome cuidado para que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento do vapor. Quando o chocolate começar a derreter, mexa bem com uma colher de pau para misturar com a manteiga.

Assim que obter uma mistura lisa, retire do banho-maria.

(Eu faço  no microondas, na potência 70%,(média)  mexendo após 20 segundos, depois 10 segundos, depois mais 10 segundos, e depois a cada 5 segundos, até derreter – o tempo total vai depender do microondas…)

Numa batedeira, junte o açúcar e os ovos depois o mel. Bata em velocidade alta por cerca de 3 minutos ou até que a mistura fique esbranquiçada.

Desligue a batedeira e misture, aos poucos, o chocolate derretido com uma colher de pau ou uma espátula. Como o chocolate ainda estará quente, se colocado de uma vez, poderá cozinhar os ovos.

Na tigela com a massa de chocolate, adicione aos poucos a mistura de farinha com o chocolate , mexendo delicadamente.Acrescente as nozes picadas, as passas e o rum. Transfira a massa para a assadeira untada.

Obs> Untar forma de fundo falso e/ou de bolo inglês aquelas formas  redondas que abrem do lado. Se você não tiver esse tipo de forma coloque numa forma normal forrada com papel manteiga. Habitualmente as pessoas costumam fazer em uma forma retangular e cortar em quadradinhos, eu prefiro fazer na forma redonda porque acho mais interessante, assim todas as fatias ficam com aquela parte mais úmida do centro da forma. Mas fica ao seu critério a forma que vai usar.

Leve ao forno pré-aquecido para assar por cerca de 20 a 30 minutos. A massa ainda deve estar úmida quando sair do forno (com a aparência de um bolo ligeiramente mole no centro).

Deixe esfriar e sirva com creme batido ou sorvete de creme, com calda quente de chocolate meio amargo.

Dicas:
Eu deixo o Brownie ficar bem mole no centro, ai quando vou servir coloco a fatia no microondas por 30 segundos, ele derrete, parece um Petit Gateau, uma delícia para servir com sorvete de creme.
Quando recebi essa receita de presente, nela tinha um ingrediente a mais,uma maçã picada. Eu nunca coloco porque prefiro sem e aqui em casa todos preferem assim. Se quiser pode colocar mais ela vai azedar se o seu brownie ficar fora da geladeira.

Fonte: CidaRamos

Foto com o passo-a-passo do Brownie de chocolate

receita-de-brownie-de-chocolate-com-nozes-passas-e-rum-passo-a-passo

Ponto do Brownie por dentro.

brownie-de-chocolate

Ele fica assado, porém o ideal é que fique mais úmido no meio, como na foto. Pelo uso do mel na receita, quando você leva ao microondas para esquentar por 20 segundos, ele fica mais molinho, no meio como na foto abaixo. Esse é o meu segredinho. 🙂

O Brownie pronto

receita-de-brownie-de-chocolate-com-nozes-passas-e-rum-pronto

As fatias…

receita-de-brownie-de-chocolate-com-nozes-passas-e-rum-fatia-com-sorvete

Brownie depois de passar pelo microondas por 30 segundos. Sirva com sorvete de creme.

receita-de-brownie-de-chocolate-com-nozes-passas-e-rum-fatia

E você o que achou? Deu água na boca? Deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *