Compartilhe:

Como arrumar a mesa para um jantar do dia dos namorados

Aprenda a arrumar uma mesa para comemorar o dia dos namorados com um jantar romântico, ou para um fondue, uma mesa para queijos e vinhos ou mesmo um lanche. Tudo com criatividade sem gastar muito.

Publicado por: Cida Ramos

como arrumar a mesa para um jantar do dia dos namorados

Todos os dias é um bom dia para um jantar romântico, mas quando o dia dos namorados se aproxima ou quando você tem uma data especial como aniversário de namoro ou casamento os preparativos se intensificam e a gente quer que tudo saia bonito e bem ‘caprichadinho’ e charmoso.

E para montar uma mesa bonita você não precisa gastar muito. Pode usar o que você já tem ai na sua casa e também usar a criatividade para deixar tudo mais bonito sem gastar quase nada. Hoje vamos mostrar como decorar uma mesa para um jantar romântico para o dia dos namorados, mesa para um fondue, mesa para um queijos e vinhos, ou mesmo uma mesa para um lanche de comemoração.

Definindo o que fazer

A primeira coisa a fazer é decidir que tipo de jantar você deseja, para definir a arrumação da mesa. Se a mesa for apenas para uns aperitivos ela será de uma forma, se ela for para um jantar completo ela será arrumada de outro jeito.

 

Veja também:

Cesta de café da manhã para o dia dos namorados

Jantar romântico para o dia dos namorados cardápio completo

 

Não há dúvida de que a mesa mais bonita e clássica é a mesa posta à francesa, onde você coloca todos os itens arrumadinhos, um a um e completa a decoração com um arranjo ou enfeite que você mesma pode fazer. Mas se não for servir um jantar completo, com entrada, prato principal e sobremesa não precisa de uma mesa posta à francesa. Nesse caso deverá ser uma mensa menos formal, uma mesa simples, como a do dia a dica só que mais decorada.

Escolhendo a decoração da mesa

decorando-a-mesa-a-francesa-para-jantar-dia-namorados-ou-festa-jantar-romantico

E como nós já temos uma matéria sobre como arrumar a mesa á francesa, você pode ir nela e dar uma olhada em todos os detalhes. >> Como arrumar uma mesa à francesa

Escolhendo o cardápio

Dicas-para-o-Jantar-de-Dia-dos-Namorados-receitas

Para ajudar a decidir o cardápio você pode dar uma olhada no canal culinária e dar uma olhada nos pratos e montar um ‘menú degustació’ adequado ao seu desejo. Pode ter uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Ou ver essa matéria >> Dicas e receitas para um jantar romântico para o dia dos namorados

A Entrada  com saladas

top 5 saladas especiais e mais pedidas

E antes de preparar o jantar você pode preparar uma receita de salada como entrada ou mesmo ela pode acompanhar um grelhado e está pronto o jantar! >>  Top 5 saladas especiais 

A entrada com petiscos

receitas-de-pastinhas-para-comer-com-torradas-e-receber-os-amigos

Aqui temos dicas para entradas nessa matéria com várias receitas >>  pastinhas e patês 

E para harmonizar com o jantar você pode escolher um vinho tinto para as carnes vermelhas ou o vinho branco para as carnes brancas como frango e peixe. E é claro, para brindar no início ou no final do jantar vai bem uma champagne. Aliás ela combina muito bem com uns morangos para acompanhar antes ou depois do jantar.

O Fondue como opção

fondue-queijo-receita

Como eu já falei antes você não pode se esquecer do vinho, da champagne e dos petiscos se resolver não fazer um jantar. E pode fazer um fondue, se quiser pode ver nossa matéria com dicas e a receita para um fondue perfeito >> Fondue de Queijo

fondue-de-chocolate-receita

ou Fondue de chocolate

O Queijos e vinho como opção

queijos-e-vinho

ou pode fazer um Queijos e Vinhos

Além de decorar a mesa, você pode dar um toque de decoração romântica pela casa, pelo quarto para deixar o clima ainda mais romântico e nessa matéria você vai ver tudo

Decorando o quarto

dia-dos-namorados-decoracao-almofadas

sobre>> Como fazer uma decoração romântica para o dia dos namorados

Mas hoje vamos mostrar como montar uma mesa para um jantar romântico para o dia dos namorados, ver dicas de arranjos para colocar na mesa ou pelos cantos da casa, arranjos com velas e tudo para que a sua mesa e a sala fiquem com um clima romântico e charmoso.

Como arrumar e decorar a mesa de um jantar para o dia dos namorados

A mesa e os suas maneiras de decorar

A mesa neste caso vai ter um tema, o romântico, mas a maneira de decorar são pelo menos duas, simples ou à francesa.

A cor da decoração para um jantar romântico tende a ser em tons de vermelho, mas nada impede que você use o que tem em casa e dê um toque de vermelho fazendo uns corações recortados para pendurar no lustre, ou colocar sobre a mesa, sem falar das flores que podem ser rosas vermelhas.

E como já falamos acima, a mesa pode ser à francesa para um jantar completo, ou mais simples dependendo do que você vá servir. Pode também ser uma mesa apenas para um aperitivo, para um fondue, para um queijos e vinhos, enfim, você é quem escolhe o que vai servir. Se optar para uma mesa à francesa, significa que vai servir um jantar completo. Então veja os exemplos…

Exemplos de mesa decorada para jantar completo e formal mesa posta à francesa

como arrumar a mesa para um jantar do dia dos namorados-cores-branca-vermelha

Nas fotos abaixo você pode ver que algumas mesas estão com mais talheres do que outras, isso não significa que a mesa não seja à francesa, ela está com menos talheres por causa da quantidade de tipos de comida que vai ser servida.

O que define um tipo de mesa, se é a francesa, elegante e clássica, são as louças, as taças, os talheres mais chi’cs e o modo de arrumação da mesa. Que como já falei tem uma matéria completa explicando tudo de como arrumar uma mesa à francesa.

Veja os detalhes de mesas decoradas nas fotos abaixo, clique na foto para ampliar.

Exemplos de mesa decorada para jantar informal – mesa posta de forma mais simples

mesa decorada-para-jantar-romantico-dia-dos-namordos-ou-aniversario

Nos exemplos acima as mesas estão decoradas com tema romântico, porem são mesas colocadas de forma informal, como feito para o dia-a-dia só que com uma decoração mais caprichada e adequada a um jantar romântico. Os talheres, pratos e copos ou taças podem ser simples, o que vai deixar a sua mesa mais especial é a decoração adequada ao tema.

Veja os detalhes de mesas decoradas nas fotos abaixo, clique na foto para ampliar.

Mesa decorada para Fondue

mesa decorada fonfue

Uma mesa pode ser colocada para uma outra opção de comida, como um fondue ou uma mesa para queijos e vinho. O fondue pode ser completo, ou fondue de queijo, carne ou fondue de chocolate ou pode ser de apenas um deles, isso é você quem escolhe. Mas o ideal é que mesmo que seja apenas um deles que seja feito da forma correta, então você pode dar uma olhada na nossa matéria sobre fondue, tem as receitas,  basta clicar nos links.

Veja mais opções de mesa posta para Fondue nas fotos abaixo, clique na foto para ampliar

Mesa posta para lanches, petiscos ou queijos e vinhos

mesa decorada-para-queijos-vinhos-petiscos-dia-dos-namorados-ou-festa

Se você não quer servir um jantar, e prefere um queijos e vinho, ou um lanche, petiscos algo mais leve, pode colocar uma mesa mais simples também, com o básico e manter a decoração com tema romântico. Os utensílios para servir os petiscos são mais ou menos iguais ao de uma mesa de queijos e vinho ou para o lanche. Temos uma matéria para fazer um Queijos e Vinhos completo, temos uma matéria com receitas de pastinhas e patês  e no canal de receitas você pode ver alguns outros itens para complementar o seu lanche.

Veja algumas ideias de mesas decoradas para queijos e vinho nas fotos abaixo, lanche ou petiscos, clique na foto para ampliar

Outros detalhes para uma decoração completa

Arranjos para mesa ou aparador

como arrumar a mesa para um jantar do dia dos namorados-arranjos-para-mesa

Arranjos podem ser feitos com taças viradas de cabeça para baixo, colocando uma rosa dentro da taça e na parte de cima colocar velas. Mas também pode fazer arranjos com frutas e flores, vejam mais ideias nas fotos abaixo, clique na foto para ampliar. Usando um vidro você pode colocar corações dentro e fazer um arranjo para uma mesinha ou aparador. Com um pedaço de pano vermelho como o tecido gorgurão vermelho, você pode fazer um caminho de mesa e dar um toque especial à sua mesa, por exemplo. Ou pode com o mesmo tipo de tecido fazer os guardanapos. Fica lindo! A criatividade e o improviso são fortes aliados nessa hora, e depois de escolher a maneira que deseja montar a mesa, você pode ver tudo o que você tem em casa e saber o que vai precisar comprar se quiser é claro.

Veja fotos de diversos arranjos e enfeites para decorar a sua mesa ou aparador nas fotos abaixo, clique na foto para ampliar

Enfeitando as cadeiras

cadeiras-decoradas-para-jantar-dia-namorados-ou-festa-jantar-romantico

Outra boa ideia, é comprar um tecido vermelho que seja leve como o voal ou crepe e vestir as cadeiras. Daquele jeito que se usa em casamentos ou eventos formais.  Vai dar um charme a mais e deixar o seu jantar com ares de jantar de gala. Pode ser na cor vermelha ou na cor que você desejar, ficam lindas! Dá uma olhada em outras decorações nas fotos abaixo, clique na foto para ampliar

Decorando a sala

decorando-a-sala-para-jantar-dia-namorados-ou-festa-jantar-romantico

Você pode decorar algumas partes da sala com mobiles pendurados no lustre, com corações recortados e presos na parede, com cortininhas de coração e deixar o ambiente da sala no clima romântico principalmente se você não tiver itens vermelhos para decorar a mesa, por exemplo. Pode também usar a palavra Love, para decorar aparador, mesas, pode fazer uma árvore com galhos, pintar e pendurar corações, recortar corações para colocar sobre a mesa e muitas outras coisas. Olhe nas fotos abaixo mais inspirações, clique na foto para ampliar.

Então, essas são as dicas para decoração da casa e da mesa para um jantar romântico, ou fondue, queijos e vinho, ou mesmo um lanche para o dia dos namorados ou qualquer outra ocasião em que você queira fazer um jantar intimista, como o aniversário de casamento ou namoro. Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *