Compartilhe:

Como cozinhar grão de bico

Aprenda dicas de como preparar grão de bico na panela de pressão ou tradicional que pode ser usado em várias receitas e também substituir o feijão de forma saborosa e com vários benefícios para a saúde.

Publicado por: Cida Ramos

grao-de=bico-cozido-salada

Em épocas de crise o grão de bico é uma ótima opção para substituir o feijão de forma saborosa sem perder qualidade nutricional. Isto porque o grão de bico possui muitas vantagens nutricionais e vários benefícios para a saúde. Mas algumas pessoas ainda tem dificuldade em cozinhar o grão de bico de maneira correta e portanto, hoje vamos aprender mais sobre ele desde os benefícios ao preparo de receitas deliciosas.

Vitaminas e propriedades que o grão de bico possui

  • Fonte de fibras, em 100g contém 6g de fibras solúveis;
  • Ajuda reduzir o colesterol;
  • É rico em proteínas;
  • Fonte de ferro;
  • Fonte de magnésio;
  • Rico em cálcio;
  • Contém vitaminas do complexo B;
  • Altas concentrações de ácido fólico;
  • Fitoestrógenos;
  • Fonte de triptofano, precursor da serotonina, a qual regula o humor, portanto o grão-de-bico pode auxiliar na depressão.

Conheça os Benefícios do Grão de Bico para a Saúde

1. Ajuda na perda de peso

Assim como outros feijões, o grão de bico é rico em fibras dietéticas solúveis e insolúveis que favorecem a perda de peso e atuam contra a prisão de ventre. A fibra solúvel forma uma substância gelatinosa no estômago que aumentam a sensação de saciedade e as fibras não solúveis ajudam a evitar distúrbios digestivos e por fim são liberadas pelo organismo desobstruindo o intestino grosso.

Devido à alta fibra de baixo GI, grão de bico é excelente para dietas com finalidade de perda de peso por ser uma proteína complexa, digere divagar dando mais saciedade e ajudando controlar o apetite.

2. É boa Fonte de proteína

Da mesma forma que outros tipos de feijão, o grão de bico é uma rica fonte de proteína. Se combinados com outro grão como o trigo ou arroz integral, fornecem a quantidade de proteína comparável o fornecido pela carne ou laticínios com a vantagem de não possuir calorias elevadas e gorduras saturadas.

3. Fonte de manganês

O grão de bico é fonte também do manganês, que é essencial para produção de enzimas importantes para produção de energia e defesas antioxidantes.

Apenas uma xícara de grão de bico fornece 84.5% do valor diário para este mineral.

4. Fonte de ferro

O grão possui também alto teor de ferro que é usado pelo organismo como fonte de reposição evitando a anemia, principalmente em mulheres em estado de gravidez, lactantes ou período de menstruação, assim como beneficia também o crescimento das crianças.

Além disso o ferro é um componente integral de hemoglobina, que transporta o oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo e é parte do sistema de enzimas para a produção de energia e metabolismo.

Para aqueles que praticam esportes com frequência e tem um grande desgaste de ferro devido a atividade física o grão de bico também é recomendado por também prevenir câimbras.

5. Fonte de Potássio

O grão é uma grande fonte de potássio, o que o torna muito bom para melhorar a circulação, regular a pressão arterial, e é muito recomendado para aqueles que sofrem de hipertensão. Serve para prevenir doenças reumáticas ou a artrite.

6. Ajuda no Controle da glicemia

Sua fibra solúvel ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue o índice glicêmico (GI).

Se você tem resistência à insulina, hipoglicemia ou diabetes, o grão de bico, assim como os feijões de modo geral, podem ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, fornecendo energia constante e combustão lenta.

Eles possuem um baixo valor de GI – 32, o que significa que o hidrato de carbono neles é discriminado e digerido lentamente e assim controla o apetite. O que por consequência é benéfico para perda de peso.

Graças ao seu conteúdo de zinco o grão de bico permite que o corpo assimile e armazene a insulina, e por isso é ideal no caso de diabetes. Ele também nos ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

7. Benéfico para o coração

O grão de bico contêm quantidades significativas de ácido fólico e magnésio, então com seu uso regular é possível reduzir o LDL(mau) e colesterol total.

Além disso o ácido fólico reduz os níveis de aminoácidos homocisteína e fortalece os vasos sanguíneos. O que ajuda a ter um menor risco de ataque cardíaco.

8. Ação Antioxidante

Ele possui fito químico chamado saponina, que pode age como antioxidante. Nas mulheres pode vir a diminuir o risco de câncer de mama, proteger contra a osteoporose e minimizar os fogachos em mulheres na pós-menopausa.

Dicas para preparar o grão de bico

Por que Colocar de molho?

Foto via: aquinacozinha.com

Foto via: aquinacozinha.com

Antes de cozinhar o grão de bico, deve-se catar para verificar se tem alguma pedra ou sujeira, depois lavar e escorrer. Feito isso coloque o grão de bico de molho por pelo menos 7 horas (pode ser mais), e usar algumas gostas de limão, ele vai fermentar. Caso contrário ele pode causar causar gases, dores abdominais e inchaço. No dia seguinte, retire a água da fermentação e ponha o grão para cozinhar.

Todos os grãos contém fitatos (ácido fítico) na sua camada mais externa. Os fitatos impedem a absorção de minerais como o cálcio, magnésio, cobre, ferro e o zinco no trato intestinal. É por isso que uma dieta rica em grãos integrais não fermentados pode levar a deficiências dessas substâncias e ainda causar problemas como a síndrome do intestino irritado, por exemplo.

Devo retirar a casca?

Sim deve, principalmente se ele estiver “al dente” como nas preparações para uso em saladas. Ai você aperta com a ponta dos dedos e vai retirando a pele. Caso você vá fazer mais cozido ou ao estilo feijoada não precisa.

Como cozinhar grão de bico

Ingredientes

  • Grão de bico
  • Água
  • 1 colher de sopa de Sal
  • 1 colher de sopa de Azeite (opcional)

Modo de Preparo:

Como falei antes, deixe o grão de bico de molho em água da noite para o dia para hidratar, fermentar e facilitar o cozimento, a posterior digestão além de deixar sua textura interior mais cremosa.

Depois de deixar de molho, jogue a água fora e leve os grãos para a panela de pressão com água cobrindo todos os grãos e deixando algo em torno de 4 “dedos” de água a cima do nível dos grãos.

Deixe a panela perder toda a pressão para poder abrir com segurança, espere esfriar e use como desejar.

Foto via: aquinacozinha.com

Foto via: aquinacozinha.com

Na panela comum

Em uma panela comum você vai precisar mais ou menos do dobro do tempo, tudo depende do tipo da panela e da intensidade da chama. Então depois de mais ou menos 40 minutos fervendo verifique se está cozido, caso necessite deixe cozinhar mais até ficar macio.

Dica: Use uma panela grande para que na hora que ela ferva não derrame.

Ele pode ser congelado?

Sim pode, basta dividi-lo em porções assim como o feijão e levar ao freezer e descongelar a medida em que precise usar.  Pode durar até 3 meses se for cozido sem tempero, com tempero cai para 1 mês.

Espero que tenham gostado das dicas e informações sobre o grão de bico, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Veja outras receitas

Salada de grão de bico com atum

salada-de-grao-de=bico-com-atum

Receita fit de salada de grão de bico

receita-fit-salada-de-graode-bico

Homus – Pasta de Grão de bico

receita-pasta-de-grao-de-bico-

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *