Compartilhe:

Festa de bodas ou renovação dos votos – Como organizar

A Boda é significa a renovação dos votos, e pra quem está feliz no casamento, nada melhor do que se casar novamente com a mesma pessoa.

Publicado por: Cida Ramos

renovacao-votos-como-organizar-uma-boda-de-casamento

As Bodas ou Boda é a festa que celebra o aniversário de casamento e a renovação dos votos. A origem da palavra Boda provém do latim, votum, que significa promessa. De acordo com seu significado religioso, a promessa é por excelência, já que o homem e a mulher a fazem diante de Deus consagrando-se em esposo e esposa em um altar consagrado.

Veja também:

Coctel de casamento – Como organizar

Casamento – Dicas para economizar na festa

Festa casamento – Saiba Como organizar um Brunch

Por isso esse momento é especial afinal, uma promessa para toda a vida une elementos que contribuem para que tenha a força simbólica que merece.Faz parte da tradição celebrar esta data especial deve ser sempre comemorada em sua magnitude, unido a cada um dos elementos que “contribuem” para que os votos sejam sempre fortalecidos e tenham a força simbólica que merecem.

Bodas-renovação dos votosBodas-renovação dos votos

As bodas de prata de casamento, quando se comemoram 25 anos de casado, e as bodas de ouro, quando se comemoram 50 anos, são as mais conhecidas e comemoradas. Nestas ocasiões, não só a família, mas os amigos também são convidados para a festa!

Mas cada ano de casamento representa uma Boda, e cada ano pode ser comemorado pelo casal, independente de se fazer ou não uma festa. Para todos os anos existe uma denominação. Abaixo uma lista de bodas:

bodas, o significado de cada ano

Cada ano compartilhado é muito importante para os casais felizes, mas enquanto as comemorações dos primeiros aniversários de casamento passam-se na intimidade, em geral as bodas maiores são comemoradas junto com a família e os amigos do casal e exigem um maior destaque e glamour.

Bodas-renovação dos votos

Os primeiros anos podem ser comemorados a dois, com um jantar romântico, um passeio agradável ou até uma pequena viagem. Depois de algum tempo, geralmente os casais (principalmente os com flihos), gostam de comemorar junto com a família e os amigos mais íntimos. Para isso as reuniões informais são as mais indicadas, com pratos descontraídos e que os próprios convidados possam se servir, assim o casal tem a oportunidade de conversar e dar atenção para todos os convidados.

O estilo da comemoração almoço ou jantar

Bodas-renovação dos votos

Você já deve ter notado que o tipo de serviço escolhido pelo casal que completa a bodas,  para o almoço ou jantar, tem uma influência na formalidade ou não da refeição. Os serviços se distinguem da seguinte forma:

Bodas-renovação dos votos
Estilo americano: Todos os convidados podem se servir e comer diretamente na mesa. Estilo franco-americano: esse é o tipo que possibilita os convidados se servirem pessoalmente, comendo de pé, com o prato da mão.

Bodas-renovação dos votos

Estilo francês: um dos mais formais e talvez requintados: os garçons servem os convidados em suas mesas.

Bodas-renovação dos votos

E por útlimo, o estilo inglês: os garçons servem igualmente os convidados às mesas, mas levam já os pratos preparados para cada pessoa.

Comemore cada ano de casamento com estilo.

Bodas-renovação dos votos

Geralmente as bodas de prata costumam ser organizadas pelo próprio casal ou pelos filhos. Nas bodas de ouro a festa é organizada pelos filhos. A primeira coisa a ser feita neste tipo de comemoração é decidir se haverá ou não uma cerimônia religiosa. Em caso afirmativo, é interessante que seja realizada na mesma igreja que ocorreu o casamento. A confecção de novas alianças também deve ser lembrada. Nas bodas de prata elas preferivelmente são de ouro branco e nas bodas de ouro elas são de ouro e ligeiramente mais largas do que as do casamento.

Bodas-renovação dos votosBodas-renovação dos votos

Fazer a lista de convidados e escolher o tipo de recepção (almoço, jantar, coquetel, etc) são os próximos passos. Depois, é preciso decidir o local a ser realizada a festa, que pode ser em um salão de festas, em um clube, hotel  ou até em casa. Encomendar o bufê, escolhendo a louça de acordo com o tipo de comemoração, as flores para decoração e optar por um som ambiente (que pode ser colocado por um amigo) ou algo mais dançante, que pode ser tocado por um pequeno conjunto, músico ou até colocado por um DJ.

No convite, quem convida são os filhos: no alto, em letras destacadas, virão os nomes das filhas, seguidos dos nomes dos filhos, sendo que o último é acompanhado do sobrenome da família. Outra opção é colocar o nome dos filhos de acordo com a data de nascimento, partindo do mais velho e terminando com o mais novo. Se a boda for de prata os detalhes do convite devem ser em prateado e se for de ouro, em dourado.

Ritos

Não é regra, mas é muito comum marcar uma missa ou culto para celebrar as bodas de ouro. Alguns casais marcam uma cerimônia especial e renovam os votos. Se não quiser nada tão formal, marque uma missa e convide os amigos e familiares mais próximos. Depois da missa pode servir um bolo com champanhe e suco em casa, se quiser uma comemoração breve.

Decoração

Bodas-renovação dos votos

Nas bodas de prata é costume presentear o casal com objetos de prata ou na cor prateada. Nas de ouro os presentes devem ser de cristal fino ou porcelana com filetes dourados, ainda existe a opção metal dourado e tudo que lembre ouro. Muitos casais, ainda, optam por pedir donativos para associações beneficentes .

Uma das possibilidades para animar uma festa de boda é a utilização de balões de gás com as fotos dos noivos penduradas. Eles dão um efeito excelente e são uma novidade bem criativa para apresentar aos familiares e amigos da noiva e do noivo.

Pendurar as imagens nos balões, vai personalizar esse objeto decorativo e lhe garantir uma atração adicional. Dessa forma, os convidados vão poder olhar para o balão e ver as imagens que lá estão, as imagens dos dois apaixonados cuja boda se está celebrando e de todo mundo que ajudou a construir essa história.

As opções para as lembrancinhas são várias: amêndoas embaladas em papel metalizado, dourado ou prateado, bem-casados amarrados com fitinhas da cor da boda, monóculos com a foto do casal, bloquinhos de anotação com o nome do casal gravado em prata ou ouro, minigarrafas de vinho ou champagne.

É importante lembrar de contratar um fotógrafo e/ou filmagem para eternizar este momento de comemoração e alegria. Aproveite para organizar um álbum com registro de toda família. É uma bela recordação!

Para organizar uma festa de bodas é necessário estar atenta aos detalhes para a comemoração ser perfeita. Primeiramente o casal deve decidir quanto estão dispostos a gastar e a dimensão da festa, depois é hora de preparar a lista dos convidados.

Próximo passo é pensar na recepção dos convidados. Considere um lugar que acomode a todos, pode ser na casa dos pais do casal, dos sogros, ou em um salão de festas do prédio. Caso o seu orçamento permita reserve um salão de festas adequado e decorado a essa ocasião especial.

O horário do evento deve ser escolhido de acordo com a conveniência dos seus convidados. O convite da festa de bodas pode ser feito pessoalmente ou por telefone, o que dispensa a necessidade de ser impresso, mas caso a data seja mais do que especial para o casal faça convites manuscritos.

O casal deve pensar nos detalhes da festas de bodas juntos. A escolha da decoração, menu, bebidas, funcionários para o serviço de bufê, lembrancinha e as roupas usadas pelos anfitriões deve estar de acordo com a personalidade do casal.

Bodas, o que servir?

O cardápio deve ser escolhido de acordo com o orçamento estipulado. Caso você faça a festas de bodas em casa, pode escolher um prato único para facilitar sua vida.

Cardápio simples

Bodas-renovação dos votos

Uma variedade de três massas é uma opção boa e econômica.

Feijoada e churrasco são opções para serem servidas no almoço.

Uma noite de pizza é gostoso e muito descontraído.

Cardápio Moderno

Bodas-renovação dos votos

Foto: bbel.com.br

Cozido, cassoulet, bacalhoada, bobó de camarão, paella são pratos únicos finos e deliciosos. Para não ter erro caso na escolha de um deles providencie uma salada variada e uma massa. Assim agradará a todos. Servir finger food em festas de bodas é muito atual.

Cardápio sofisticado

Bodas-renovação dos votos

Para um jantar ou almoço sofisticado é indicado:

Uma ou duas saladas dependendo do número de convidados.
Uma massa com molho sofisticado.
Um peixe
Uma carne
Dois acompanhamentos
Dois tipos de sobremesas
Frutas
Docinhos
Bolo
Bebidas

Bebidas

Bodas-renovação dos votos

Bodas-renovação dos votos

Foto: bbel.com.br

Pense primeiro nas bebidas não alcoólicas. Veja uma estimativa de quantidade.
Água mineral 150 ml por convidado.
Club soda 1 garrafa (ou lata) para cada 12 convidados.
Refrigerantes ou sucos 400 ml por convidado se outra bebida for servida junto, e 600ml se só refrigerante for servido.
Sirva bebidas geladas, portanto providencie um tanque com gelo e água. Se o espaço não comportar alugue em casas de material de festas, grandes tinas para este fim.
Copos – São 2 copos ou 2,5 copos por pessoa, isto é se forem 50 pessoas você deve alugar 125 copos.
Gelo – 1 saco de gelo de 5 quilos para cada 10 pessoas.
Guardanapos descartáveis – 1 pacote de guardanapos de papel (50 unidades) para cada 10 pessoas.
Dependendo do cardápio escolha servir cerveja ou vinho, nunca os dois juntos.
Cerveja (600 ml) 1 garrafa a cada 2 convidados
Se a cerveja for em lata, multiplique por 2
Caso o casal não entenda sobre vinhos é indicado consultar um vendedor de lojas de vinho ou até um sommelier. Você também pode procurar uma loja que fornece vinhos em consignação, assim as garrafas que você não usar serão devolvidas. Atenção: Não sirva vinho com salada.
Vinho branco – 1 garrafa para cada 2 convidados se este for servido durante um coquetel.
Vinho tinto – 1 garrafa para cada 3 ou 4 convidados quando for servido durante o almoço ou jantar.
Você pode também servir champagne do começo ao fim de sua festa pois combina com todos os pratos.
Champanhe – 1 garrafa a cada 2 convidados se este for servido durante toda a festa. Se for servido só na hora do brinde uma garrafa é suficiente para 8 pessoas.
Se a bebida escolhida for whisky a quantidade é 1 garrafa para cada 8 convidados.

Sobremesas

Bodas-renovação dos votos

Tenha sempre uma torta, uma mousse, duas qualidades de sorvetes com calda quente.

Docinhos

Bodas-renovação dos votos

São dispensáveis nas festas mais descontraídas, mas se fizer questão encomende umas balas de ovos ou de chocolate. Caso tenha uma mesa de docinhos, como no casamento, encomende seis docinhos por convidado. As doceiras saberão orientar na escolha das variedades.

Bolo

Bodas-renovação dos votos

Bodas-renovação dos votos

Foto:bbel.com.br

Se você não dispensa comemorar os aniversários de casamento escolha fazer um cardápio simples e encomende um bolo de bodas. Sirva o bolo depois da sobremesa e calcule aproximadamente 60 grs por pessoa, caso sirva apenas o bolo a quantidade é de 100 grs por pessoa.

Lembrancinha

Bodas-renovação dos votos

Um bem-casado para presentear os convidados é muito carinhoso. Calcule no mínimo dois por pessoa.

Fonte: http://www.bbel.com.br, http://www.vestidadenoiva.com

Recomendado para você

Comentários

27 Respostas para “Festa de bodas ou renovação dos votos – Como organizar

  1. Adriana disse:

    Gratificante receber essas orientações norteadoras ! Me abriu um leque de possibilidades a adotar! Obrigada de coração!

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Adriana, não precisa agradecer querida, mas ficamos muito contentes com o seu comentário e poder ajudar é muito bom. Boa sorte ai, depois e puder passa para contar como foi. Obrigada pela visita e pelo gentil comentário. Beijos

  2. Rejane Teodoro disse:

    Amei as dicas. ..viu comemorar minhas bodas de prata em 2016…as dicas me sbriram um leque de opções apesar de que vou fazer uma comemoração simples…amei…

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Rejane, que bom poder ajudá-la nessa data tão querida. Obrigada pela visita e pelo gentil comentário, beijos 🙂

  3. marcia souza bezerra disse:

    gostei muito da dica em jullho completo 25 anos de casada gostaria de comemora porque so casei no civil e nao tive festa .fica legal colocar umm vestido de noiva ou vou pagar mico

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Marcia, não vai pagar mico não. Faça do jeito que você quiser a festa é sua e você precisa se sentir bem. Se não quiser um vestido de noiva muito enfeitado, faça um ou compre um que seja mais discreto e de acordo com o tipo de festa do horário do casamento. Obrigada pela visita e pela pergunta. Felicidades 🙂

  4. Adriana Barbatto disse:

    Dicas valiosas , farei bodas de prata em maio e vcs me salvaram….rss….pois eu mesma estou organizando um pequeno jantar…sucesso p/ vcs….beijos

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Adriana, por nada. E obrigada pela visita e pelo seu gentil comentário. Depois passa aqui para contar como foi o seu jantar. Beijos, felicidades! 🙂

  5. rita decassia soares prudente disse:

    amei essa ideias,vou fazer minha bodas em agosto.

  6. Lela disse:

    Gostei muito das informações, Farei uma comemoração em junho, na minha casa. Gostaria de saber o que devo carregar nas mãos, pois acho buquê muito formal e um terço também não combina comigo. Como devo fazer a cerimonia? Aceito dicas. temos 60 anos. Obrigada

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Lela, se você não gosta e terço nem de buquê poderia carregar uma flor única, como copo de leite ou uma flor gigante que se vende para esse fim. Quanto ao tipo de cerimônia a se fazer as sugestões estão ai em cima na matéria, basta ler com atenção e seguir as dicas. Obrigada pela visita e pela pergunta 🙂

  7. samuel disse:

    prezado ( a ) estou precisando fazer um e-book sobre bodas de casamento, e pesquisando na NET, encontrei o maravilhoso material de vocês , gostaria de saber se posso aproveitar o conteúdo desse material de vocês constando a fonte pesquisada isto e o nome do dono do material ? desde ja agradeco e aguardo resposta
    att. Samuel.

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Samuel, pode sim, desde que você coloque o nosso link. A referência da fonte. Boa sorte!

  8. Meiry Costa disse:

    Olá, gostaria de uma dica:
    Quero fazer uma pequena cerimônia entre os familiares e amigos mais próximos. Gostaria de saber se no convite é preciso especificar o nome do filho, já que tenho só um e se ele deve entrar juntamente com os pais. Obrigada.

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Meiry, mesmo tendo só um filho, como as bodas normalmente são organizada pelos filhos os convites começam com os nomes deles. No seu caso seria com o nome do seu filho……….

      (fulano de tal) convida para a a missa comemorativa de bodas de seus pais ……. (nome da mãe) e (nome do pai )

      A realizar-se na hora …. do dia …. na igreja… bem como a recepção logo após no … (endereço tal)

      Endereço do casal com telefone Confirmação presença

      Quando não há cerimônia religiosa faz o convite igual apenas convidando para comemoração de bodas de seus pais… data e hora, endereço e finaliza do mesmo jeito.

      Se o próprio casal está oferecendo a festa:

      Seu nome e Nome do seu marido

      Convidam para …(jantar ou comemoração ) de suas bodas de… no dia: (data e hora)
      a realizar-se no (endereço….)

      Confirmar presença: (telefone) Traje passeio

      Então é isso Meiry, obrigada pela visita e pela pergunta.

  9. Gleicielle disse:

    Eu vou fazer 7 anos ano que vem fica veio eu fazer uma festa grande?

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Gleicelle, não fica feio não. Você tem o direito de comemorar suas bodas da maneira que deseja e pode. A sua felicidade merece ser comemorada e por que não? Faça uma festa linda do jeito que você deseja e viaje de lua de mel novamente. Parabéns e muitas felicidades ao casal.

  10. Ivete Vilaça disse:

    Adorei as dicas me ajudarão muito..farei 25 anos de casada e pretendo fazer uma comemoração…

  11. Gabrielly disse:

    Adorei o post, no meu caso meus pais comemoram bodas de prata esse ano, porém eu e meus irmãos queríamos fazer algo surpresa, será que dá certo?
    Desde já agradeço !

    1. Cida Ramos disse:

      Dá certo sim Gabrielly, e vai ser uma surpresa e tanto! Só fique de olho na organização, é a parte que dá mais trabalho e merece muita atenção.

  12. Silvia disse:

    Olá pretendo comemorar minha bodas de prata e gostaria de saber a quantidade de salgados e docinhos por pessoa. Pretendo servir caldo de sururu porém tenho dúvida o horário para servir antes ou depois dos salgadinhos? Será as 18 hs

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Silvia, desculpe a demora. Tô com pneumonia e tava me tratando, ainda estou. Mas voltando ao seu caso. Dá uma olhada nesse link, tem tudo o que você precisa saber.
      http://www.portaltudoaqui.com.br/coquetel-de-casamento-como-organizar/

      Obrigada pela visita e pela pergunta.

  13. Angelia disse:

    Adorei as dicas estão de parabéns obrigada

    1. Cida Ramos disse:

      Por nada Angelia, nós é que agradecemos pela visita e pelo gentil comentário. Beijos 🙂

  14. Selma disse:

    Adorei as dicas, parabéns, faço boldas de prata dia 07/12

  15. Ana disse:

    Estou ansiosa com as bodas de diamantes dos meus pais. Será em Julho de 2017. Gostei das dicas . faremos em um sítio e estou precisando de dicas. Obrigada!

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Ana, que bom que gostou das dicas. Desejamos que corra tudo bem nas bodas dos seus pais e parabéns pra eles. Obrigada pela visita e pelo gentil comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *