Compartilhe:

Festa infantil em casa – Dicas de como organizar

Dicas e tudo o que você precisa saber para fazer uma festa infantil em casa bonita e do jeito que as crianças gostam!

Publicado por: Cida Ramos

festa-infantil-em-casa-capa

Uma festa infantil pode ser realizada em qualquer lugar, seja no play do seu condomínio, na sua casa, no club, ou em um espaço qualquer previamente alugado. O que importa é que o aniversário seja comemorado com alegria. As dicas que daremos abaixo podem ser para uma festa de aniversário infantil em casa, mas você pode levar a sua festa para onde quiser.

Para meninos e meninas, a data do aniversário deles é  importante e não podem passar em branco. Por isso, até aquele bolinho só com pessoas mais íntimas está valendo. Uma festa infantil em casa com amiguinhos da escola ou aquela festa enorme, com familiares e amigos, mesmo dando mais trabalho do que em um buffet, são sempre mais aconchegantes e inesquecíveis.

 

 

Veja também:

Festa infantil em casa: Dica e fotos para uma festa simples
Brincadeiras para festa de aniversário infantil
Festa infantil: Dicas de comidinhas para servir
Festa infantil : O que não pode faltar dicas e fotos

Festa infantil:Como calcular a comida para aniversário de criança

 

Se a intenção é fazer uma coisa mais simples, com poucos convidados, a boa pedida é o bom e velho bolinho em casa para apenas a família e os mais íntimos.

Para quem está pensando em convidar os parentes, amigos e vizinhos e fazer uma mega festa em casa, a dica é ter suporte para vários públicos. A primeira coisa a se pensar é se existe espaço na casa para o número de convidados esperado. A segunda é verificar se a casa tem pelo menos dois ambientes, um para as crianças e outro para os adultos, já que eles nem sempre vão gostar de ouvir músicas infantis ou de participar das brincadeiras.

Os buffets, claro, cobram bem pelos seus serviços para que os pais e as crianças sejam tratados como uma família real, e que somente entram na festa já preparada, totalmente decorada, com as comidas e bebidas sendo servidas aos convidados.

Claro, que normalmente em uma festa infantil em casa, não teremos pessoas servindo os convidados, nem fritando salgadinhos o tempo todo. Por isso, procurei algumas dicas para facilitar tanto pros anfitriões quanto pros convidados.

Dicas para organizar uma festa infantil em casa

festa infantil

Troque os tradicionais salgadinhos fritos por mini-sanduíches, tortas, wraps, pipoca, cachorro-quente ou buraco quente/mexicano (ou outro nome que você conheça pro famoso pão francês com carne moída!). São opções que não necessitam que você ou alguém permaneça na cozinha durante toda a festa, são de preparo rápido e com certeza vão agradar a todos os paladares.

festa infantil

Que tal trocar os docinhos tradicionais por cupcakes, macarrons, ou até mesmo biscoitinhos e jujubas? Gelatina também é um doce baratinho que as crianças adoram. O difícil é passar sem brigadeiros, mas até nessa hora você pode subverter, servindo um brigadeiro de colher ou um cakepop, aquele bolinho no palito que tem ali na foto acima com forma de bola que fica com cara de brigadeiro.

festa infantil

Seu filho faz aniversário nos meses mais quentes? Então, você pode servir, também, frutas! Uma explosão de cores e formas vai tomar conta de sua mesa, com opções saudáveis e fresquinhas. Você pode preparar uma salada de frutas, seja em potinhos, saquinhos ou até mesmo no espeto. Adorei a ideia de colocar a fruta no palito de sorvete, super criativa! As frutas também podem ser apresentadas fatiadas ou em cubos, para que os convidados se sirvam em pratinhos e, depois, podem regar com creme de leite, leite condensado ou calda de chocolate (essas coberturas podem ser colocadas à mesa em pequenas jarras para facilitar).

festa infantil

O bolo pode ser um investimento a mais na festa. Já existem muitas pessoas especializadas em decorar bolos com pasta americana ou bolos cenográficos (não são de comer) feitos com porcelana fria que pode, inclusive, ser alugado, como a decoração. Mas se você não tem condições ou não quer esse tipo de bolo, pode apenas incrementar na hora de confeitá-lo, usando chantilly ou brigadeiro, ou mesmo uma ganache de chocolate, e usar bicos de confeitar, além de confeitos de chocolate, granulados ou jujubas. Fica um colorido bem legal! Na montagem acima, não tem fotos, mas se você usar um bolo cenográfico, que atualmente até vende em casas de artigos para festa. Assim você pode servir o bolo embrulhado, dispensando a cobertura de pasta americana ou outra cobertura qualquer mais cara ou elaborada, e ter um bolo saboroso com uma cobertura que precisa ser apenas gostosa. Vai economizar também no uso de pratinhos de plástico e nos talheres de descartáveis.

Veja também >> Receitas: Bolo de aniversário com recheio de abacaxi

festa infantil

Hora de se divertir! Em casa, a decoração não precisa ser tão minuciosa como vemos nos buffets. Você pode usar temas mais comuns, como circo, zoológico, fazendinha, casa de bonecas, futebol… É importante que você estabeleça um padrão de cores, uma identidade visual a ser usada nas toalhas, guardanapos, balões, lembrancinhas e etc. Assim, a decoração ficará harmoniosa. Os convidados também podem levar parte da decoração, basta você fazer lembrancinhas usando balões e cestinhos ou latas com guloseimas!

festa infantil

Criança gosta mesmo é de doces e brinquedos. Por isso, na hora de elaborar as lembrancinhas, pense em opções que agradem os pequenos! Potinhos de acrílico, latinhas (como aquelas de pastilhas), canecas ou até mesmo o bom e velho pirulito são boas opções. Se você puder gastar um pouco, pode personalizar canecas ou brinquedos plásticos baratinhos com o nome da criança e sua foto. É uma verdadeira febre atualmente essa personalização, mas não é obrigatória. Uma tag(plaquinha) bem feitinha, com o nome da criança, quantos anos está completando e a data já estão de bom tamanho.

festa infantil

Com  poucos convidados, pode-se fazer brigadeiro de colher e mousse de maracujá, que a maioria adora, como doces e pãezinhos (bisnaguinha) com patê de atum para servir. O bolo de chocolate e massa branca, recheado com doce de leite e coberto com chantilly, que pode ser colorido com corante em gel e decorar com um confeito colorido em forma de estrela. A lembrancinha pode ser um pirulito grande, com uma embalagem  feita por você mesma: de um lado, uma foto do aniversariante  e do outro, seu nome, data e quantos anos faz. A decoração pode ser bem simples, apenas bom bexigas coloridas ou se preferir  azuis ou rosa se for menina.

As opções são várias, mas o mais importante é que, ao montar o lugar onde vai apresentar os quitutes, eles estejam de uma forma que facilite ao convidado se servir. Isto é: tortas devem já estar cortadas, sanduíches podem estar já com o guardanapo ou em saquinhos, talheres, pratos e copos devem estar à disposição e de fácil manuseio. Assim, os convidados poderão se servir tranquilamente, inclusive as crianças.

Fotos:http:vilaclub.vilamulher.com.br

Espero que tenham gostado da matéria. Deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

#

Recomendado para você