Compartilhe:

Festa Junina: Tudo para uma Festa Junina Perfeita!

Para que a sua festa junina seja perfeita, veja nesta matéria dicas e fotos de organização, decoração, comidas e bebidas típicas e tudo o que tem que existir numa festa junina completa!

Publicado por: Cida Ramos

festa-junina-completa

Mês de junho chegou e com ele as festas juninas pipocam pelo país. Que tal aproveitar esse friozinho e organizar uma festa junina com os seus amigos? Para isso é importante realizar um bom planejamento, se organizar, usar a criatividade e entrar no clima.

Nesta matéria você vai ver o passo a passo de como organizar uma festa Junina, tudo para que você tenha uma Festa Junina Perfeita, e se você tiver tempo dê uma olhada  nos links abaixo outras matérias que podem lhe ajudar com todos os detalhes que você vai precisar, confira!

 

Veja também:

A Festa Junina completa parte I: Receitas e dicas de decoração de …
A Festa Junina completa parte II: Dicas de decoração de mesas e …
A Festa Junina completa parte III: Receita de pratos típicos …
Festa Junina completa parte IV: Receitas e pratos salgados para seu arraial

 

Claro que oferecer uma festa sempre tem um custo, mas se você não puder arcar com todas as despesas, pode organizar uma festa junina colaborativa sugerindo a cada convidado que traga um prato típico ou uma bebida.

 Passo a passo de como organizar uma festa junina

1) O convite: Pode ser por e-mail ou impresso em papel elaborado por você! As pessoas se animam quando recebem um convite criativo e temático.  Lembre-se de colocar a data, o horário, o endereço e o mapa do local. Além disso, não se esqueça de solicitar a confirmação da presença!

2) Os trajes: Uma festa junina sem vestido estampado, maquiagem e trancinhas para as mulheres e calça remendada, camisa xadrez e chapéu de palha, para os homens, não tem graça! Mencione no convite que todos devem vir a caráter! A festa fica bem mais divertida!

3) A decoração também tem que estar apropriada para a ocasião. Bandeirinhas de chita, balõezinhos, chapéus de palha pendurados pela casa, retalhos de juta para enfeitar a mesa, imagens de Santo Antonio, São João e São Pedro dão um toque especial. Se tiver um espaço isolado, para garantir que sua festa junina seja quente, uma fogueira ajudará em todo o clima desta festa! Mas todo cuidado com fogo é pouco. Isole a área e não deixe crianças por perto!

Sugestão para uma mesa prática

Um jeito fácil de fazer uma mesa: use cavaletes, que você mesma pode fazer ou encontrar prontos em lojas de decoração. E com uma placa de madeira, como na foto acima, ou até uma porta lisa, você faz uma mesa superprática. Depois, é só decorar. Outra ideia legal é colocar laços entre as bandeirinhas. Faça também um milho gigante com papel crepom amarelo

4) Quanto aos comes e bebes sugerimos um cardápio variado. A dona da casa pode ser a responsável pelos pratos e bebidas mais difíceis de transportar como canjica, vinho quente, quentão e milho verde; assim fica mais fácil dos convidados colaborarem com a festa levando os pratos mais simples. As comidinhas típicas podem ser servidas em saquinhos de papel e potinhos descartáveis.

Dicas

-Você ainda pode organizar a festa estipulando o tipo de alimento pelo sexo. Exemplo: homens levam pratos salgados, mulheres doces ou o inverso, afinal as guloseimas ajudam a manter uma festa junina de pé!

-Além das bebidas “quentes”, você pode sugerir que cada pessoa traga o que for consumir na festa. Isso garantirá uma variedade de opções.

– Correio elegante. Essa brincadeira não pode faltar. Candidatas para serem o correio é que não vão faltar!

– Óia a chuva! Claro que não podemos esquecer-nos das tradicionais músicas de um arraiá. Pula a fogueira, cai, cai balão, capelinha de melão, são hits que não podem faltar nas festas juninas. Providencie. Outra animada sugestão é levar música ao vivo!

-Arrume seu par! Se há música, aproveite para organizar uma divertida quadrilha e todos vão querer relembrar os tempos de escola dançando na festa junina. Separe CDs de música sertaneja, forró e cantigas tradicionais de São João. Organize os pares e simborá pro caminho da roça!!

– Para uma festa junina mais sofisticada, evite muitas cores e excessos, escolha três cores básicas e as utilize na decoração.Cores mais sérias puxadas para o neutro e escuro como: azul, vinho e cinza, são cores usadas no artesanato country americano e a combinação fica bem chique.

-Se conseguir encontrar xadrez  com cores diversas  ficará muito adequado! Verde escuro, azul escuro e bege também são cores finas. Quanto as mesas de doces, use temas de doces juninos mas de confecção mais caprichada.

-Para decoração de um arraial em sua casa, é preciso primeiro buscar os elementos tradicionais dessa festa, como as bandeirinhas. Elas são clássicas e em sua maioria feita de papel de seda, porém você pode incrementar esse símbolo utilizando ao invés de papel outros tipos de materiais e tamanhos variados, como tecidos coloridos e xadrezes. Você ainda pode além de colá-los no barbante, prendê-los com pregadores coloridos e assim criando um visual bem bacana.

Sugestão do que não pode faltar numa festa junina

Na mesa de doces >>Pratos doces (Clique aqui e veja receitas)

– Canjica
– Pé de Moleque
– Maria Mole
– Arroz doce
– Doce de batata doce
– Quindim
– Pipoca doce
– Pamonha
– Curau de milho
– Paçoca
– Cocada
– Bolo de fubá  e bolo de fubá cremoso

Na mesa de salgados >>Pratos salgados:( Clique aqui e veja receitas)

– Cachorro quente
– Cuscuz
– Caldo Verde
– Pipoca salgada
– Espetinho de churrasco
– Pinhão
– Milho Verde
Bebidas típicas de festa junina >>Bebidas Típicas (Clique aqui e veja receitas)

– Quentão
– Vinho quente

Fonte foto: bbel.uol.com.br

Veja também:

A festa Junina : Receitas com mandioca (Aipim, Macacheira)
Receita de Quentão e Vinho quente pra sua festa junina 

# #

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *