Limpando e preparando a pele para maquiagem: Dicas e passo a passo

Para uma maquiagem perfeita é preciso antes de tudo limpar e preparar a pele, para isso existem alguns truques que vamos mostrar nessa matéria com dicas e o passo a passo, confira!

Publicado por: Cida Ramos
preparando a pele para a maquiagem.

A limpeza e a preparação da pele para uma boa maquiagem é fundamental. Essa preparação é muito importante para que a maquiagem dure mais no rosto e tenha uma acabamento impecável.

E não é só pelo aspecto estético, mas pela saúde também. Uma limpeza incorreta vai fazer com que sua pele fique mais oleosa e aí já viu né? Propensão a espinhas e cravos é o que ninguém quer.

Fazendo o passo a passo corretamente, sua maquiagem vai ficar muito mais bonita além de preservar pela saúde da sua pele. É seguir o tutorial que não tem erro.

preparação da pré maquiagem

Para uma maquiagem duradoura o primeiro passo é lavar bem o rosto com sabonete anti-oleosidade e água gelada.

Um truque que funciona e é fácil de ser feito e colocar um cubo de gelo em uma toalhinha fina ou gaze e ir passando pelo rosto suavemente, esse processo faz com que os poros se fechem e assim a pele irá fixar melhor a maquiagem. Após esse processo aplique uma loção adstringente e depois um hidratante.

Para começar, uma vez por semana, faça uma leve esfoliação no rosto com um produto adequado. Esfoliar retira as células mortas e deixa a pele mais uniforme.

Veja também: Receita de esfoliante caseiro para o rosto

Não se esqueça nunca de hidratar. Ninguém gosta de pele craquelada, não é mesmo? Além disso, pele seca absorve muita base, fazendo com que você exagere na dose. E se o sol estiver lá fora, aposte em um bom protetor solar.

O Pré-maquiagem ou Primer, como é conhecido no mercado, é a nova vedete para preparação da pele antes de se maquiar. Está todo mundo falando e querendo pois é ele quem chega para solucionar essa questão de uma forma muito simples: preparar a pele para receber a maquiagem, atenuando as linhas de expressão e contraindo poros dilatados.

Preparando a pele para a maquiagem

1º passo: escolha os produtos corretos

A base, por exemplo, deve ser de acordo com o tipo e o tom da pele. Para as peles oleosas, as bases líquidas são as mais indicadas; já as mistas e secas pedem as consistências fluidas. “E, para não errar na cor, sugiro testar o produto nas laterais do rosto, observando e igualando ao tom do colo e do antebraço.”

2º passo: aplicação da base

base

A aplicação da base deve ser feita com as pontas dos dedos e em leves batidinhas, sem esfregar. Um bom produto uniformiza o tom, mantém a hidratação e protege a pele dos raios solares. “O movimento para aplicação da base é diferente em cada região do rosto. Na testa, comece pelo meio das sobrancelhas e abra até a raiz dos cabelos.

Nas laterais do rosto, o movimento deve ser ascendente e, nos olhos, o ideal é aplicar de fora para dentro nas pálpebras inferiores e de dentro para fora nas superiores”, detalha o maquiador. Se o pescoço e a nuca estiverem mais claros que o rosto, a dica é aplicar também o produto nas regiões.

3º passo: O uso do corretivo

Muitas mulheres ficam na dúvida sobre quando passar o corretivo. “O ideal é usar o produto após a base e no mesmo tom. Somente para aquelas com olheiras intensas, o corretivo deve ser um pouco mais claro que a base. Aplique uma leve camada de corretivo ao redor dos olhos para, além de suavizar as olheiras, iluminar o olhar. Também é uma ótima pedida para manchas de sol e de gravidez e os famosos vincos.”

4º passo: O uso do pó compacto

pó

Já o pó compacto deve ser utilizado apenas por quem tem a pele mista e oleosa. Segundo Marcos, mulheres de mais idade devem evitar o excesso de pó nas pálpebras, pois pode realçar as marcas de expressão.

5º passo: O blush

Com a pele preparada, com efeito natural, é permitido abusar das cores no blush e no batom. “Ilumine o rosto com blush um tom acima da pele. O truque é dar um leve sorriso para realçar o local em que o produto deve ser passado. Dose a quantidade no dorso da mão e, para não exagerar, aplique aos poucos”.

6º passo: Aplicação do batom

baton

Opte por um batom  que combine com o make desejado, se for para um make básico use o nude.

Fonte e imagens: blogmarcoscosta.blog.uol.com.br e oficinadamoda.com.br

Você poderá gostar de:

Maquiagem básica pele natural: Make para o dia a dia

Maquiagem certa para cada idade: Dicas para o Make perfeito!