Home » Casa » 6 tendências de decoração para 2021: inspirações para começar bem o ano

6 tendências de decoração para 2021: inspirações para começar bem o ano

Não sei se acontece o mesmo com vocês, mas comigo, alguns dias antes da virada do ano, gosto de arrumar e mudar o que posso dentro e fora de casa. Seja uma decoração diferente, uma parede com uma cor nova, nova disposição dos móveis, enfim, ano-novo precisa de up na gente e na casa também. E nada melhor do que ver se inspirar nas top 6 tendências de decoração para 2021 que selecionamos para vocês!

E para começar bem o ano, selecionei aqui algumas inspirações de decoração para 2021, que eu já estou de olho para fazer aqui no meu cantinho e espero que despertem em vocês também novas ideias e ares novos para esse ano que acabou de começar.

Tendências de decoração para 2021 que qualquer um pode fazer em casa

Só para deixar claro, esse post terá modificações durante o ano, pois sempre que surgir alguma coisa nova que eu ache relevante e fácil de fazer, vamos publicar aqui, certo?

Como todos sabem, sempre tentamos publicar decorações e tendências ao estilo faça você mesmo. Porque acho uma verdadeira terapia “botar a mão na massa” e ver o resultado do nosso esforço em nossa casa. Nossa casa é o nosso refúgio e porto seguro, portanto se torna como corpo, mente e alma juntos num mesmo lugar.

Então, vamos às tendências de decoração para 2021?

1. A parede como protagonista

Uma aposta certa e barata, é apostar em uma parede de destaque no seu ambiente. É a maneira mais simples e com menos custo para você inovar na decoração de forma rápida.

Todos os anos surgem novas tendências de cores, então faça sua escolha preferida pensando no que você já tem em casa, e aliando poucos objetos, você dá uma vida nova à vários ambientes mudando pouca coisa. Olha essas inspirações!

Cores marcantes inspiradas na natureza

As cores relacionadas à natureza terão mais destaque em ambientes comuns da casa. O verde em vários tons, vermelho e amarelo terroso, e os tons mais tranquilos e aconchegantes estão em alta. E se você nunca se aventurou em pintar uma parede, recomendo a leitura do post abaixo, pois é uma verdadeira libertação na vida de uma pessoa!

Veja mais: Como pintar uma parede passo a passo

Fonte: Coral Tintas
A cor bege castor e o verde são destaques para 2021. Fonte: Coral tintas.

2. Papel de parede com temas clássicos

Para quem passou algum tempo em casa devido a pandemia, soube bem como um ambiente aconchegante faz diferença. Às vezes, uma cópia de decoração moderna de revista não traz ao nosso ambiente o aconchego e memória afetiva que precisamos.

Por isso, um papel de parede com temas clássicos e até mesmo vintage conseguem transmitir esse aconchego com mais facilidade. E dessa forma você consegue fazer uma mudança em casa sem problemas!

Imagens: Pinterest e Dana Ozollapa.

3. Revestimento de madeira na parede

Revestir uma parede com madeira muda completamente o ambiente. Dependendo do tipo da madeira e textura, você consegue iluminar ou deixar o ambiente mais aconchegante e rústico.

4. Texturas em aço corten na parede

Provavelmente você deve ter visto algum tipo de textura ou cerâmica que imita o aço corten. Portanto, em 2020 ela ficou muito em alta, e continuará assim em 2021 também.

Anteriormente, esse tipo de acabamento só se tornava possível com a própria folha em aço, ou cerâmicas em grandes formatos. E como resultado, hoje você encontra de papel de parede a tintas e adesivos com esse tipo de textura com um preço bem acessível.

Fachadas e ambientes mais amplos comportam bem o acabamento imitando o aço corten.

Fonte: Duratex madeiras.
Fonte.
Cerâmica com textura em aço corten.
Fonte.

5. Ambientes integrados e conceito aberto

Uma das principais tendências de decoração para 2021 é a versatilidade e funcionalidade dos ambientes integrados.

Apesar dos ambientes em conceito aberto não serem novidade, a possibilidade de quebrar barreiras e facilitar a circulação nos ambientes cresce cada vez mais.

Integrando os ambientes você consegue transmitir uma sensação mais acolhedora e sem barreiras visuais. Facilita a circulação e a proximidade de moradores aos cômodos. 

Sala e cozinha em conceito aberto.
Amplitude e praticidade juntando os ambientes da sala e da cozinha. Imagem: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

Veja mais tendências de decoração:

6. Home office mais presente e integrado

O que antes era apenas uma possibilidade que agregava mais valor a sua casa, hoje é quesito quase que obrigatório nos lares.

Em 2020, vimos a necessidade que termos um cantinho que possibilitasse o trabalho remoto com mais qualidade, e sem muitas distrações. Anteriormente, o que antes era improvisado acabou se tornando uma área mais do que necessária para este ano também.

Home office em sala pequena com decoração industrial.
Solução de home office para salas pequenas. Fonte: Pinterest.

Na foto acima é um exemplo clássico para decoração em 2021 que é a junção da praticidade mesmo em ambientes menores. Mesmo que a sala de estar seja pequena, apenas um cantinho bem pensado já é possível adaptar um pequeno espaço de trabalho.

A decoração desde ambiente segue uma das tendência para 2021, o estilo industrial.

Madeira clara e tons mais calmos equilibram o visual da sala junto com o home office. Fonte: Pinterest.
Escritório pequeno na sala.
Crédito: Casa vogue pinterest.

Algumas inspirações no tem industrial aliado a madeira e cores sóbrias deixam esse ambiente muito confortável, bonito e prático. Vale ressaltar um detalhe importante, uma boa iluminação na área do home office é fundamental. Nessa caso foram usados trilhos com spots de led, que combinaram perfeitamente com o restante da decoração da sala.

Home office no quarto com mesinha lateral.
Imagem via: Pinterest.

No quarto também é possível aliar um pequeno espaço de trabalho e agregando na decoração pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Perceba que a cor azul atrás das prateleiras e no teto delimitam a área do home office integrando o espaço na decoração do quarto.

E como esse assunto ainda pode ser mais explorado, vamos fazer uma outra matéria só com os homes. Ainda assim, vamos inserindo outras ideias aqui mesmo para complementar ainda mais o assunto de hoje.

Eu adorei as cores, combinam muito com o meu gosto e já me deu muita inspiração. E você gostou? Deixe o seu comentário e obrigada pela visita.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.