Recentemente estudos comprovaram a relação da boa flora intestinal como a saúde do nosso cérebro, especialmente na área ligada as nossas memória. O que levou a crer que os lactobacilos de alguns produtos fermentados e derivados do leite evitam a deterioração das células do nosso cérebro.
Esse estudo foi feito com pacientes já diagnosticados com Alzheimer onde separados em 2 grupos: O primeiro bebeu 200 mililitros de leite comum todos os dias durante doze semanas. Já a segundo grupo ingeriu a mesma quantidade da bebida por 3 meses, mas enriquecida com os tais probióticos naturais. Todos foram submetidos a coletas de sangue e testes de memória e aprendizado no início e ao final da experiência.
Os resultados foram surpreendentes. A turma que tomou o leite com os micro-organismos do bem se saiu melhor nas avaliações cognitivas, o que demonstra uma possível melhora no quadro da doença. Essa foi a primeira vez que os probióticos se mostraram efetivos no combate a problemas de memória!
Onde encontro alimentos com probióticos?
Os probióticos naturais são encontrados facilmente em queijos, iogurtes naturais fermentados, kefir e também em conservas. Claro, não é qualquer destes produtos que contém os lactobacilos benéficos para a saúde. Esses queijos de bandeja encontrados nos supermercados como as mussarelas e queijos prato não possuem, e nem sequer são considerados bons para a saúde.
Considere os queijos artesanais iogurtes naturais fermentados e principalmente o kefir e os fermentados em conserva.
A boa notícia é que dá para fazer alimentos ricos em probióticos em casa e sem ser derivado do leite pois os lactobacilos não são exclusivos do leite. Ideal para quem é intolerante a lactose ou não se adapta bem a derivados do leito comum.
A bem pouco tem fizemos aqui uma receita de requeijão sem leite, apenas feito com aveia. Essa mesma receita pode ser adaptada e enriquecida com probióticos!
Veja também:
Os Benefícios do Kefir
Receita de Iogurte Natural caseiro – Aprenda a fazer
Como fazer iogurte grego em casa com apenas 2 ingredientes
Requeijão caseiro de aveia: Vegano, natural e delicioso!
Requeijão caseiro rico em probióticos
A base da nossa receita será a aveia em flocos. Facilmente encontrada em qualquer supermercado e muito rica em vitaminas e minerais. Vamos a receita!
Passo 1: Adicione uma xícara de aveia em flocos em um pote de vidro grande de conserva (Aqueles potes de palmito ou pepino servem). Lave bem o vidro antes com água quente para esterilizar, ok?
Em seguida, adicione 1 xícara de água filtrada. Misture bem.
Passo 2 (opcional): Adicione à sua mistura 1 sachê de probiótico natural. Esse sachê contém probióticos que vão fazer a sua mistura fermentar bem rapidinho. Mas calma, ela é opcional tá. Pode fazer sem ela que vai dar na mesma, apenas pode demorar um pouco mais para chegar no ponto ideal de requeijão.
Passo 3: Tampe o pote (sem rosquear, ele precisa de ar dentro dele!) e enrole com um pano de prato e deixe em lugar escuro aí no cantinho do ser armário. Agora é paciência para deixar a natureza fazer o seu papel!
Se você mora em um lugar muito quente, isso pode demorar de 1 a 2 dias para fermentar. Dê uma olhadinha de tempos em tempo e se o cheiro estiver parecido com o de iogurte ele tá pronto. É só levar ele pra geladeira para interromper a fermentação.
Finalizando o requeijão probiótico
Agora a gente precisa dar o nosso toque de chef para deixar o nosso requeijão ainda mais delicioso. Tempero!
Não use toda a aveia, deixe sobrar uma colher de sopa para sua próxima receita. Assim sua mistura fermenta mais rápido, fica a dica!
No liquidificador bata a aveira fermentada com 1 dentinho de alho picado, suco de 1 limão e umas 2 colheres de sopa do líquido de azeitona em conserva. Bata bem e leve para a geladeira. Agora é só se deliciar e com saúde, que é melhor ainda!
Artigos Relacionados