Bolo caseiro de morango

Bolo de morango com massa rosinha e gostinho da fruta

Quando foi a última vez que você comeu um bolo de morango de verdade? Estou falando de bolo de morango que tenha a fruta dentro da massa, rosinha e cheiroso com gosto de fruta.

Normalmente encontramos os bolos de morango com recheio do mesmo, a massa varia das mais diferentes formas. Mas esse bolo minha gente, é especial porque o morango vai dentro da massa. Se quiser recheio, ótimo! É só fazer um creme ou geleia de morango bem suculento e fazer a festa!

Para falar a verdade, creio que nunca experimentei um bolo de morango assim, onde a massa tem realmente o gosto da fruta.

Bolos de morango, #SQN

Se você quer encontrar um bolo de morango para comprar, creio de seja um pouco difícil encontrar. Digo isso por um motivo bem simples, quase sempre é um bolo de massa branca, geralmente de baunilha recheado com alguns pedacinhos de morango.

Não que isso seja ruim, pelo contrário. Uma massa branca gostosa com um creme de morango bem feito tem o seu lugar. Mas o bolo TODINHO de morango, aí já fica mais difícil e não é muito comum. Pensando nisso parti para o mais obvio, adicionar a polpa caseira do morando na massa. E funciona viu!

Conseguindo o melhor sabor de morango na massa

A ideia aqui é fugir de qualquer aromatizante e essência, deixando o sabor fresco e natural da própria fruta.

E como fazer isso? A melhor maneira foi reduzir bastante os morangos em fogo baixo, criando uma consistência de purê. Depois disso, adicionar na massa do bolo.

Para a nosso bolo, reduzir 1 xícara de morangos bem maduros por uns 20 minutos. Essa quantidade irá reduzir para ½ xícara, em média. Antes de cozinhar e reduzir, é bom dar uma batida rápida no processador para ele virar uma poupa. Mas não precisa bater muito e nem coar. As sementinhas irão sumir quase por completo quando o bolo assar.

Portanto, para a polpa de morango eu fiz dessa maneira:

  • 1 xícara de morangos bem maduros
  • 3 gotinhas de limão
  • Reduzir em fogo baixo até virar uma polpa pastosa
Imagens: sallysbakingaddiction.com

A massa do bolo

Aqui é a melhor parte pois você pode adicionar a polpa de morango na sua melhor e preferida massa de bolo branco.

É importante que você fique de olho no resultado da sua polpa de morango. Caso ele fique muito úmida, talvez seja necessário você diminuir a quantidade de ingredientes molhados da receita de bolo. Fique atenta na textura da massa quando ela estiver pronta para equilibrar a proporções.

Se preferir, você pode adicionar uma pitadinha de corante alimentício vermelho, mas nada obrigatório. A cor natura pode ficar um pouco mais escura e opaca, tudo normal porque a fruta dá esse tom mesmo. Adicionando o corante, vai ficar lindão!

Recheio de morango

O recheio também é simples, geleia de morango com açúcar e limão reduzida em fogo baixo. Só isso!

Essa geleia é muito versátil e uma das preferidas das leitoras aqui do site. Tanto para misturar em sorvetes, iogurtes, recheios de torta enfim, fica uma delícia!

Receita de bolo caseiro de morango

  • 4 ovos
  • 3 xicaras de farinha de trigo
  • 3 xícaras de açúcar
  • 1 colher de fermento
  • 1 xícara de leite
  • 100g de manteiga em temperatura ambiente
  1. Primeiro de tudo, bata as claras em neve e reserve.
  2. Bata as gemas com o açúcar e manteiga até esbranquiçar. Acrescente a farinha peneirada e o leite com a polpa de morango. Bata tudo até ficar homogêneo.
  3. Adicione as claras em neve e misture com uma espátula e por fim, o fermento.
  4. Misture bem e raspe bem as laterais do recipiente para que não fique o fermento grudado.
  5. Coloque na forma untada e asse em forno pré-aquecido a 180°C. Depois de 30 minutos, fure com um palito para ver se o bolo está assado. O palito precisa sair seco.

Essa massa base pode ser feita com vários tipos de frutas. Fica uma delícia feita com limão também.

A cobertura pode ser um creme chantilly caseiro adicionando a geleia de morango na mistura.

Receita do creme chantilly e da geleia de morango.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.