Antes da tendência dos eletrodomésticos em aço escovado ou em cores diferentes, a linha branca era a mais procurada e sem dúvida, a mais barata de se adquirir. Fato é que com o tempo, o plástico presente nas geladeiras, microondas e fogões começam a amarelar.
Esse amarelamento dos plásticos se deve principalmente ao calor (que principalmente na cozinha é bem mais elevado), aliado a sujeira como poeira e gordura. E convenhamos, ninguém gosta do aspecto amarelado dos plásticos, pois eles ficam parecendo velhos e desgastados.
Como desamarelar plásticos dos eletrodomésticos: Por que os plásticos amarelam?
O principal erro quando os plásticos começam a ficar o aspecto amarelado é tentarmos limpar com vários tipos de produtos de limpeza comuns em casa como: limpador multi-uso, detergente, sapólio e muitos outros.
Em um primeiro momento isso é até eficaz. A sujeira superficial realmente sai e os plásticos ficam brancos novamente. Mas com o tempo, sempre é preciso mais tempo na limpeza e o principal erro acontece: esponja de aço no plástico.
Quando usamos a esponja com o lado verde ou o famoso bombril, o plástico fica com micro arranhões que acumulam sujeira e que faz o amarelamento permanecer mais facilmente. Por isso que as limpezas com o tempo precisam ser sempre mais abrasivas para se conseguir o resultado.
Como limpar o plástico amarelado?
Uma receita, ou melhor, uma misturinha bem famosa que dá bons resultados e renova os plásticos antigos é o bicarbonato e o peróxido de hidrogênio, ou água sanitária com é mais conhecida.
A primeira receita é somente com bicarbonato de sódio e detergente. É eficaz principalmente para a conservação e um amarelado leve. Veja como fazer:
Desamarelador de plásticos com bicarbonato de sódio
Você irá precisar fazer uma pasta com o bicarbonato de sódio e deixar agir nas superfícies que deseja limpar.
Materiais necessários:
- Bicarbonato de sódio;
- água;
- detergente;
- esponja para aplicar.
Preparo:
- Em um recipiente, adicione o pó do bicarbonato com água nas medidas de 4:1. Ou seja, 4 medidas de bicarbonato para 1 de água.
- Coloque algumas gotas de detergente nesta pasta.
- Aplique com a ajuda de uma esponja em toda área que deseja limpar e deixe agir de um dia para o outro. Aqui, costumo fazer no final do dia e limpo no dia seguinte, dá em média umas 8 horas de espera.
- No dia seguinte, esfregue com uma esponja macia toda a superfície e retire com um pano úmido.
Essa mistura já é suficiente para desamarelar uma boa parte dos plásticos e eletrodomésticos antigos. Funciona muito bem até mesmo para limpar azulejos e rejuntes de pisos mofados e encardidos. Para essa função, basta adicionar um pouco de vinagre e ver a mágica acontecer, funciona muito bem!
A nossa segunda mistura é um limpador de plásticos bem potente que entra também a água sanitária.
Veja também: Bicarbonato de sódio: 20 dicas de limpeza doméstica
Receita de desamarelador de plásticos potente
Você vai precisar fazer também uma pasta com o bicarbonato de sódio, mas ao invés de misturar com água, nós colocaremos a água sanitária.
Materiais necessários:
- Bicarbonato de sódio;
- Água sanitária;
- Esponja para aplicar;
- Luvas de proteção.
Preparo:
- Faça uma mistura com bicarbonato e água sanitária até formar uma pasta grossa. Lembre-se de usar luvas pois essa mistura fica abrasiva e sensível à pele.
- Aplique nos plásticos sujos e amarelados. Esfregue e deixe uma boa camada dessa mistura. Se você fizer uma pré-limpeza antes para tirar o excesso de sujeira é bem melhor, certo?
- Deixe agir de um dia para o outro e limpe com uma esponja macia e pano úmido.
Essa mistura desamarelar plásticos antigos e sujos de maneira bem eficaz. Aqui em casa, quando nada mais dá jeito, essa mistura resolve. Vale a pena testar!
Veja também:
- Dicas simples para limpeza e organização da casa
- Mistura caseira para limpeza a seco de sofás e estofados
- Como limpar o fundo queimado das panelas com apenas 1 ingrediente
Limpando com Água oxigenada 40 volumes
Essa limpeza com água oxigenada cremosa (aquela para uso cosmético) também funciona muito bem. Faça da seguinte maneira:
Materiais necessários:
- Água oxigenada cremosa de 40 volumes;
- Plástico filme;
- Pincel para facilitar a aplicação;
Preparo:
- Limpe a área previamente com água e detergente;
- Aplique a água oxigenada com um pincela e todo o plástico amarelado;
- Cubra com um pedaço de filme plástico e deixe de um dia para o outro limpando com uma esponja com um pano úmido.
Quando o plástico está encardido a anos, faça isso!
Essa é uma mistura quando nada mais funciona. Mas dessa vez você não vai poder aplicar ela dentro de casa, pois o cheiro irá ficar muito forte.
Você vai precisar remover o plástico amarelado. Desmonte seu liquidificador, batedeira ou qualquer parte que queira limpar pois eles precisarão ficar de molho por 1 dia inteiro. Veja como fazer:
- Em um recipiente de plástico, adicione uma mistura de iguais proporções de água sanitária e água.
- Retire o excesso de sujeira do plástico com água e sabão e depois deixe essas peças de molho nessa mistura.
- Coloque no sol intenso durante o dia todo.
- Limpe no dia seguinte com água e sabão.
Os raios UV agem de forma mais potente nessa mistura e retiram todo o amarelado de plásticos velhos e antigos e dão uma vida nova às suas peças.
Lembre-se sempre de usar luvas e máscaras para mexer com os produtos para evitar ao máximo o contato com a pele.
Artigos Relacionados