Casamento civil no cartório, saiba como é o procedimento, as regras e o que usar

Veja como é realizado um casamento no civil assim como as vantagens e desvantagens deste tipo de cerimônia.

Muitas pessoas optam por casarem-se apenas no civil sem cerimônia religiosa, como a assinatura de um contrato comum, realizado no cartório. Nesses casos  se dispensa o vestido de noiva e o buquê, no cartório apenas os noivos, as testemunhas, os pais dos noivos e, se for permitido amigos mais íntimos,  mas em geral o espaço do cartório é pequeno, portanto não é recomendado convidar muita gente.

Ou seja, no cartório não existe nenhuma opção para deixar a cerimônia do jeito do casal, é puramente formal. A principal vantagem que os casais que preferem somente oficializar desta maneira é a diminuição dos custos do casamento, que não custam muito barato, então o casal pode optar por uma festa de recepção ou até mesmo investir em uma viagem de lua de mel.

Então, quais as vantagens de casar somente no civil? É simples, é o mais econômico dos casamentos. O casal irá pagar apenas a taxa do cartório.

As quais as desvantagens?

– Em geral, o local não comporta muitas pessoas;

– Só pode ser realizado durante o dia;

– A cerimônia civil é bem rápida, em local público;

– Você não entrará vestida de noiva.

Como proceder

No dia e hora previamente agendados, os noivos devem comparecer ao cartório acompanhados de duas testemunhas maiores de 18 anos.

Como não haverá cerimônia religiosa, talvez vocês queiram convidar mais pessoas para padrinhos do civil. Neste caso é preciso verificar quantas pessoas poderão assinar o livro, já que esse número varia de um cartório para o outro.

Veja também:

Casamento no civil, dicas do que usar

Casamento Civil , saiba tudo sobre documentos necessários e tipos contrato de união

Se pretendem convidar os pais e irmãos de ambos, verifiquem se o cartório possui uma sala reservada para a realização do casamento e quantas pessoas o local comporta.

Os noivos entram juntos, se posicionam diante da mesa do juiz que lerá o termo de casamento. Finalizada a leitura, trocam as alianças e assinam o livro. Os padrinhos assinam em seguida.

Mesmo que não haja festa ou cerimônia religiosa, o casamento deve ser registrado. Contratem um bom fotógrafo. Não vale a pena economizar nesse item e registrar um dos momentos mais importantes da vida de vocês com uma câmera caseira nas mãos de um fotógrafo amador.

O que vestir em um casamento civil no cartório?

Depende do seu gosto, da sua idade, do seu tipo físico, da estação do ano, etc. O que não pode é entrar de vestido de noiva como se fosse em um casamento tradicional.

Não há como recomendar esta ou aquela roupa sem saber de todos estes detalhes. Algumas pessoas ficam bem de tailleur, outras não. Algumas têm o sonho de se casar de branco e terão apenas esta oportunidade para usar o tão sonhado vestido de noiva.

o que vestir em um casamento no civil.

No caso do tailleur como na foto acima usado por Glória Pires fica ideal para este tipo de cerimônia, não peca pela simplicidade e nem pelo excesso.

Para não errar, o melhor a fazer é evitar uma produção exagerada ou o excesso de simplicidade, como se casar usando calça jeans e blusinha básica.

Se quiser usar um vestido branco, escolha um modelo discreto, como um vestido de festa. Evite tecidos que armam, bordados em pedrarias, brilhos, luvas, etc. Casamento em cartório também não combina com véu, acessórios chamativos nos cabelos ou penteados muito elaborados. Deixe os cabelos soltos ou faça um penteado bonito, mas sem exageros.

Outras opções são o tailleur, um conjunto de saia e blusa ou um vestido da cor e modelo de sua preferência.

O noivo deve usar terno e gravata. O cinza escuro e o azul marinho são apropriados para qualquer horário.

Artigos Relacionados

24 comentários em “Casamento civil no cartório, saiba como é o procedimento, as regras e o que usar”

    1. Olá Francimar, se você usar uma calça jeans e uma camisa e um blazer (porque você falou terno verde musgo, eu acho que você quis dizer blazer) não vai estar adequado. O correto é um terno mesmo, aquela com a calça social, o paletó, e se possível também o colete por cima da camisa social, (aquela com tecido mais nobre, e que não tem bolso na frente) e com gravata. Com esse traje você vai estar adequado a qualquer horário. Mas se você quiser casar com essa roupa que você descreveu a opção é sua. Obrigada pela visita e pela pergunta.

    1. Olá Nayara, Os noivos precisarão da presença de testemunhas também no dia da cerimônia de casamento. Para isto, será necessário que sejam duas pessoas maiores de 18 anos e que devem estar presentes no dia da realização da cerimônia civil. Muitas pessoas perguntam se essas testemunhas podem ser as mesmas que foram dar entrada na habilitação. A escolha fica a critério dos noivos, podem ser as mesmas ou não. Nesta matéria tem um link para outra matéria que fala mais sobre outras coisas do casamento civil. >> https://www.portaltudoaqui.com.br/casamento-civil-documentos-necessarios-e-tipos-contrato-de-uniao/
      Obrigada pela visita e pela pergunta.

    1. Olá Adriana, cada lugar em seu dress code (código para usar roupas de acordo com a ocasião ou lugar), então não sei como é ai na sua cidade, mas a princípio para ir apenas marcar o casamento acredito que possa entrar no cartório e fazer isso. O que não se deve é fazer isso no dia do casamento.

  1. Ola..vou casar em um mês…mas queria usar
    cm um vestido preto por sinal lindo….mas nao sei se devo…e outra se eu optar por um preto..nao tenho a maior ideia cm meu noivo pode se vestir

    1. Olá Anna, o vestido colorido ou preto já está sendo usado inclusive nas cerimônias em igrejas, não vejo porque você não possa usar preto no civil. O importante é que você se sinta bem! Obrigada pela visita e pela pergunta 🙂

    1. Olá Bruna, podem sim, desde que não sejam pai ou mãe de nenhum dos noivos (alguns cartórios não aceitam os pais dos noivos como testemunhas).. Obrigada pela visita e pela pergunta.

  2. Sergio Pereira dos Reis

    Bom dia

    No casamento civil., e preciso alianças ?

    E como marcamos muito encima da hora., não deu tempo de fazer, e para comprar esta caro demais…..

    1. Olá Sérgio, tudo bem?
      O juiz de paz pode perguntar no ato da cerimonia, mas não é obrigatório. As obrigatoriedades estão descritas no papel que você recebeu no cartório. (documentos, testemunhas, etc.)
      Qualquer dúvida, pergunte no seu cartório como isso será realizado, ok?

      Um abraço!

  3. Olá bom dia, irei me casar em janeiro a principio somente civil, mas gostaria de chamar mais que um casal para padrinhos, porem meu noivo não tem a mesma quantidade que eu, tem que ser igual dos dois lados ou isso não interfere.?
    exemplo, eu com 5 casal e ele com 3 ?

    1. Oi Nati, tudo bem?
      Não existe essa obrigação. É preciso apenas um casal de testemunhas que podem ser os próprios padrinhos. O número de padrinhos fica a cargo do casal. Se for apenas no cartório, pode ser que exista uma limitação no número de pessoas permitido, devido ao espaço físico do local mesmo. É bom você se informar no cartório da sua região.

    1. Oi Vanessa, tudo bem?

      Então, não existe uma regra de vestimenta para casamento no cartório. Tente sempre ser o clássico possível e usar o bom senso. Não tem problema, pode usar jeans e blusinha, mas se a blusinha for curta, tente usar um casaquinho por cima como terceira peça.

      Bom, acho que é isso. Parabéns pelo casório e qualquer dúvida compartilha com a gente! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.