Home » Cabelos » Co-wash: O que é, como usar e quando utilizar essa técnica

Co-wash: O que é, como usar e quando utilizar essa técnica

Muitas já ouviram falar da técnica co-wash, algumas não sabem exatamente o que é. Mas se você está curiosa e quer saber se o que é e como fazer, fique atenta aqui para saber tudo sobre esse procedimento que tem feito sucesso e pode te poupar muito desgaste e “brigas com seu cabelo”.

A técnica é para todos os tipos de cabelo, mas principalmente para quem tem cabelos secos. E por isso tem sido o preferido entre as cacheadas e crespas. Então vamos saber mais?

O que é co-wash?

Consiste basicamente em lavar os cabelo usando apenas o condicionador. Pode parecer estranho, porque você vai achar que não limpa. Mas o fato é que em tese, não é necessário usar shampoo todos os dias, porque a maioria deles, contem químicas fortes que retiram os nutrientes, e acabam deixando o cabelo ressecado.

Ai você se pergunta, mas eu gosto de lavar bem os cabelos, retirar a oleosidade, limpar bem. O que tem de errado nisso?

O ruim é que a maioria dos shampoos contem componentes como o Lauril Sulfato de sódio são responsáveis pela ação detergente, fazendo espuma para “lavar bem”. E acabam retirando o que é bom para o couro cabeludo e os fios, os nutrientes naturais. Também tem os petrolatos e parabenos químicas nocivas que acabam se depositando no couro cabeludo e nos fios.

Benefícios do co-wash

O beneficio é basicamente esse, o de não retirar os nutrientes, de não ressecar. Por fim a técnica preserva os fios reduzindo as chanches de ressecamento e evitando o frizz. Principalmente em cabelos cacheados, crespo ou afro.

Como fazer o procedimento co-wash

  • Basta fazer a limpeza, lavar os cabelos apenas usando o condicionador.
  • Use a mesma quantidade que usaria de shampoo, a começar pela raiz e distribuindo até as pontas.
  • Massageie-a com as pontas dos dedos, e enxague bem.

Para quem não é recomendado o co-wash

Para quem tem o couro cabeludo muito oleoso, a técnica do co-wash não é muito recomendada a se usar todos os dias, pois a oleosidade em excesso é prejudicial couro cabeludo, favorecendo o aparecimento da caspa e seborreia.

Veja também essas outras dicas:

Posso intercalar o uso do shampoo com o co-wash?

Sim, você pode. O ideal é não lavar com shampoo todos os dicas correto? E principalmente não usar muito no comprimento e pontas. Então, se você lava todos os dias com shampoo, experiente intercalar. Se você já não lava os cabelos todos os dias. Faça  o co-wash e quando sentir que precisa lavar para limpar excesso de poeira e resíduos, deixe para lavar com shampoo nos finais de semana, no dia em que puder fazer uso de uma máscara, de acordo com o seu cronograma.

Dica: Para cuidar bem dos cabelos, procure usar produtos liberados de sulfatos, parabenos ou petrolato. Não só na hora de lavar, mas também nos cremes, mascaras e finalizadores.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.