7 dicas de como fazer escova no cabelo cacheado

7 dicas essenciais para conseguir resultados de salão.

Pode parecer um procedimento simples fazer escova em casa, isso se você souber alguns truques para conseguir sozinha produzir o seu próprio penteado. Mas para quem tem o cabelo cacheado ou crespo, é preciso prestar atenção nas etapas para o cabelo não sofrer com a escovação e assim garantir um melhore resultado.

Naturalmente os cabelos cacheados possuem as pontas mais secas e precisam de um cuidado maior na hora de fazer a escova. A oleosidade não costuma se estender pelo fio e fazer a escova de modo errado pode danificar os fios. Por isso, selecionamos algumas dicas de salão para você aprender a fazer escova no cabelo cacheado sem danificar os fios, confira.

Antes de fazer escova no cabelo cacheado, verifique a saúde dos cabelos

Antes de mais nada, você deve verificar a saúde do seu cabelo. Fios quebradiços, fracos e porosos podem não aguentar o calor excesso. Nesse caso, é preciso repor nutrientes e caprichar na hidratação dos cabelos cacheados antes de fazer a escova.

Algumas dicas para hidratação e cuidado dos cabelos cacheados e crespos:

Use sempre um protetor térmico

O protetor térmico é um produto obrigatório muito importante em qualquer procedimento nos cabelos que levam muito calor.

Esse produto irá proteger os fios criando uma barreira de proteção nos cabelos quando o calor for ativado. O protetor térmico irá proteger a cutícula dos fios para que o calor excessivo não penetre, evitando quebra e ainda por cima, ajudando a escova durar mais tempo.

Evite o excesso de umidade dos cabelos

Você não precisa deixar os cabelos totalmente molhados para fazer a escova no cabelo cacheado. O excesso de água irá exigir muitas passadas do secador para conseguir tirar essa umidade extra pois é necessário apenas os cabelos úmidos para fazer a escova. E cabelo molhado demais aliado a tração da escova só vai fazer os fios quebrarem desnecessariamente.

  • Se o cabelo estiver muito molhado, seque mecha por mecha até ele estar 60% seco.
  • Depois disso, separe as mechas e alise fazendo a escova normalmente.

Separe sempre os cabelo em pequenas mechas

Fazer poucas mechas irá atrapalhar o resultado da escova. Separe mechas pequenas de cabelo, pois isso irá facilitar o calor do secador passar pelas mechas mais uniformemente.

Preste atenção como os profissionais fazem escova nos salões. Eles sempre separem várias mechas pequenas e então vão soltando e fazendo o processo uma a uma. O liso ficará muito melhor!

Use uma escova redonda sempre

Não tem como fazer uma boa escova no cabelo cacheado sem uma escova redonda. Isso porque a escova precisa de uma tração, esticando os cachos para receber o calor do secador. Esse processo contínuo é que vai garantir o resultado final, o que seria difícil fazer em uma escova de cabelo comum.

Comece a escova sempre pela parte de trás da cabeça

Para fazer a escova no cabelo cacheado de forma correta, comece sempre pela região da nuca.

Essa divisão permite que você tenha mais controle sobre quanto volume quer deixar ou criar nos fios.

  • Comece fazendo a base bem lisa e uniforme e, conforme vai subindo, use a escova redonda para elevar os fios desde a raiz e deixá-los lisos.
  • Se preferir um visual bem esticado e com pouco volume, é só continuar escovando as mechas de cima normalmente.

Depois da escova, use a chapinha para o cabelo liso durar mais tempo

Só fazendo a escova normalmente no cabelo cacheado, o liso nessa textura de cabelo tente a durar menos principalmente se o tempo estiver muito úmido. Passar uma chapinha no final da escova irá garantir o cabelo liso um tempo a mais.

  • Separe mechas finas no final da escova e aplique a chapinha por todo o cabelo.
  • Sabe aquele protetor térmico que você aplicou antes da escova? Ele irá reativar por causa do calor protegendo o fio e mantendo o liso por mais tempo.

Passe secador frio no final da escova

O truque final da para uma escova perfeita nos cabelos cacheados é aplicar o secador frio no final. Quando aplicamos calor nos cabelos, ele perde as ondulações com mais facilidade e depois que ele está liso, o jato de ar frio faz os cabelos vai dar “choque térmico”, mantendo o efeito liso.

Para garantir um melhor resultado, use um óleo finalizador nas pontas dos cabelos para evitar que a umidade penetre externa penetre nos fios.

Dicas extras

O hairstylist Rafael Bertolucci compartilha várias dicas de como fazer uma escova nos cabelos cacheados e ondulados de forma profissional. Dá só uma olhada!

Gostaram das dicas? São truques simples que ajuda você a fazer uma escova mais duradoura nos cabelos cacheados.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.