A dupla arroz com feijão é uma unanimidade na casa da maioria dos brasileiros, e pode-se dizer que forma a base da alimentação no País. É fácil perceber isso apenas lembrando quantos dias da semana você comeu arroz com feijão, não é mesmo?
Em viagens isso é muito comum, basta ficar fora do Brasil alguns dias para bater aquela saudade do feijãozinho temperado do dia a dia. Se não aconteceu com você aposto que já ouviu alguém reclamando disso.
E apesar de ser uma receita simples de fazer, muita gente ainda fica com dúvidas de como fazer feijão da maneira certa, com o caldo grosso e gostoso. Mas uma boa notícia para você, não se preocupe, é muito fácil de fazer!
Esta receita que você vai conhecer hoje é básica, mas é aquela que eu aprendi com a minha mãe, mineira com aquela mão extraordinária para cozinha! E é a receita que eu uso desde sempre e que todos aqui em casa adoram!
Como fazer feijão: Escolhendo os grãos
Existem uma infinidade de tipos de feijões que você pode comprar no supermercado. Os mais comuns são: Feijão preto, carioca ou mulatinho, o feijão rajado e branco.
Tente escolher os pacotes intactos e de preferência que não possuam furos ou pequenos rasgos na embalagem. Olhe bem os grãos do pacote e verifique se eles não estão furadinhos ou se possuem um pozinho branco no fundo da embalagem, pois esse é um indícios de que existem “carunchos” e alguns bichinhos que já estão se alimentando por ali.
Depois do feijão comprado e escolhido, agora é hora de limpar o feijão. Abra a pacote, espalhe o feijão na mesa e retire os grãos quebrados, furados e feinhos. No processamento do feijão na fábrica, sempre passam alguns grãos diferentes como o milho, soja e as vezes até umas pedrinhas. Portanto, é muito importante você escolher todo o feijão que irá para a panela.
Devo deixar o feijão de molho?
Sim, é importante deixar o feijão de molho para facilitar o cozimento e para eliminar algumas enzimas que dificultam a digestão e provocam gazes, como é o caso da rafinose e a estaquiose.
Coloque o feijão de molho em uma vasilha e cubra com água. Deixe de um dia para o outro, em média 12 horas, principalmente para o feijão preto. Troque a água do “remolho” uma vez nesse período e cubra de água novamente.
Esse processo também vai facilitar na hora do cozimento. Seu feijão vai ficar mais levinho, e cozinhar muito mais rápido após essas horas no molho.
Veja também:
- Receitas com arroz – Pratos salgados, doces, tortas, bolos e bolinhos
- Arroz com linguiça calabresa e feijão na panela de pressão!
Cozinhando o feijão
O mais prático e rápido é fazer na panela de pressão. Descarte a água do remolho, coloque o feijão na panela e cubra com água (3 dedos acima do feijão). Coloque 1 folha grande ou 2 folhas pequenas de louro e cozinhe por aproximadamente 20 a 40 minutos, dependendo do feijão, alguns cozinham em menos tempo que outros.
Depois desse tempo, verifique se o feijão já está cozido. Ele precisa estar macio, mas não desmanchando. Porque ele vai seguir cozinhando na hora do processo de tempero e fervura para incorporar os sabores.
O refogado do feijão
Etapa primordial para dar aquele gostinho de feijão inesquecível!
Para meio quilo de feijão cozido você vai precisar:
- 1 cebola grande picada
- 1 cabeça de alho bem picadinha
- Azeite ou óleo de coco
- Sal à gosto
1. Aqueça uma panela, coloque um pouco de azeite e a cebola picadinha. Refogue bem até dourar. Eu gosto do gosto da cebola, então deixo até ela queimar as pontinhas.
2. Adicione o alho e deixe dourar. Se for preciso acrescente mais um pouco de azeite na hora que acrescentar o alho.
Dica: A cebola precisa refogar primeiro pois o alho queima muito rápido e precisamos deles douradinho e não queimados, ok?
Se você quiser adicionar bacon na sua receita, você vai fritar antes de refogar o tempero. Separe o bacon fritinho e em seguida refogue a cebola e o alho normalmente.
3. Coloque algumas conchas de feijão e amasse um pouco com a própria concha para criar um molho mais encorpado. Mexa bem e adicione o restante do feijão na panela.
4. Adicione o sal e deixe ferver por 5 minutos e pronto. Feijão delicioso para toda hora!
Feijão para semana toda!
Uma dica é você congelar porções para você ter sempre feijão fresquinho a semana toda. Congele o feijão sem tempero, do jeito que saiu da panela de pressão.
Para preparar, tire do congelador um dia antes e deixe na geladeira descongelando. Refogue conforme as instruções acima.
Se você tinha alguma dúvida de como fazer feijão do jeito certo, creio que já não tem mais. Basta seguir o passo a passo da receita e feijão delicioso quando quiser.
Dependendo da região, algumas pessoas colocam pimentão picadinho, pimenta dedo de moça picadinha, salsinha e etc. Mas essas são variações que são feitas à gosto de cada um, em cima da receita básica que você viu acima.
Então, aprenda primeiro a fazer o básico bem feito e gostoso, para depois fazer variações e se aventurar em um feijão à sua moda! 🙂
Artigos Relacionados