Como fazer um estrogonofe de frango inesquecível!

Dicas e receita completa para você fazer um estrogonofe de frango inesquecível.

Receita de estrogonofe de frango é um clássico dos almoços de domingo! E claro, tem aquela carinha de receita de mãe que não sai da nossa memória.

Mas hoje é o dia de você aprender a sua versão de estrogonofe de frango e criar a sua história! É aquela receita que as pessoas vão ficar pedindo para você passar toda vez que comer. É pretencioso? Sim é, mas é porque a receite fica boa mesmo e se você dessa maneira que vamos ensinar, não tem erro, vai ficar muito bom.

E não é nada complicado de fazer, mas existem alguns passos e dicas importantes no preparo que faz toda a diferença no resultado final.

Estrogonofe, stragonoff, strogonoff?

Apesar dessa receita existir desde os meados de 1800, reza a lenda que era conde famoso Russo, o conde de Stragonoff. De lá pra cá, diversas outras localidades tem uma referência diferente de estrogonofe, tipo de carne, tempero e afins.

Essa receita que vamos fazer hoje é a versão mais brasileira possível e claro, só pelo fato de ser de frango já foge do “tradicional” estrogonofe feito de filé mignon.

Achei pertinente essa breve explicação antes que alguém comente que não é estrogonofe por é de frango e não te isso ou não tem aquilo. Se quiser, pode até batizar com o seu nome se a receita ficar bem boa. 🙂

Ingredientes para o estrogonofe de frango

  • 600 g de frango que pode ser peito ou mistura de peito com coxa e sobrecoxa desossada.
  • 50g de manteiga
  • Azeite para fritar o frango
  • 2 dentes de alho ralado
  • 2 cebolas grandes picadas
  • 300g de champignons em conserva fatiado em laminas
  • Pimenta do reino
  • Páprica pó
  • 40ml de conhaque ou cachaça
  • 1 folha de louro (se não tiver, pode ser em pó mesmo)
  • 1 colher de sopa de mostarda da boa! (ou a que você tiver disponível)
  • 1 colher de sopa rasa de catchup do bão!
  • 150 ml de creme de leite de lata ou fresco
  • Salsinha picadinha para finalizar

Preparando o frango

Prepare antes de tudo a carne. Corte em pedaços não muito pequenos, tempere com sal, pimenta, páprica e o alho ralado. Deixe a folha de louro junto.

É importante fazer isso antes para que a carne pegue mais o sabor dos temperos. Isso vai fazer diferente. Fazer isso 1 hora antes já vai ajudar.

Enquanto a carne apura o sabor dos temperos, adiante o restante dos ingredientes. Corte a cebola, pique o champignon.

Fritando a carne do jeito certo

Coloque em uma panela ou frigideira a manteiga com um pouco de azeite. Se você costuma usar banha de porco, pode substituir a manteiga.

Deixe a panela esquentar bem e distribua a carne na panela. Não coloque muita carne junta em uma panela pequena! A temperatura precisa estar alta para que a carne frite e solte o mínimo de água possível.

Deixe fritar bem sem ficar mexendo e virando a carne na panela. Precisamos daquela crosta de fritura que fica no fundo da panela para criarmos um molho encorpado e cheio de sabor.

Quando perceber que a panela fez aquele fundo mais agarrado e a parte de cima do frango começou a ficar mais branquinha, mexa rapidamente e tire o frango da panela. Reserve.

Refogando a cebola

Com a mesma panela que você fritou o frango, coloque mais um pouco de manteiga e azeite, coloque a cebola picada e frite bem. Pode colocar uma pitada de sal para ajudar a soltar a água as cebola.

Se você estiver usando cogumelos frescos, pode adicionar agora também para dourar.

Formando e dando sabor ao molho do estrogonofe de frango

Depois da cebola e champignon dourados, adicione o frango com o caldinho que soltou. Se estiver muito seco, pode adicionar um pouquinho de caldo de carne ou de legumes.

Refogue novamente e adicione o champignon conserva (ser estiver usando).

Adicione o conhaque ou a cachaça e deixe refogar um pouco até o álcool evaporar.

Adicione a mostarda e o catchup e adicione um pouco de água ou caldo para encorpar o molho.

Dica: Se você não quiser ou não gostar de catchup no estrogonofe, pode substituir pela mesma quantidade de molho de tomate.

Créditos: diaonline.ig.com.br

Finalizando o estrogonofe

Por fim, adicione o creme de leite e deixe cozinhas apenas uns 5 minutos para encorpar o molho. Depois disso é só servir e se deliciar!

Quais os acompanhamentos para o estrogonofe de frango?

O estrogonofe de frango combina muito bem o clássico arroz branco e batata palha. Acho que é uma unanimidade não é mesmo?

Minha combinação preferida é arroz branco com batata souté. Depois que estiver no prato, coloque um pouco de salsinha bem picadinha para finalizar.

Está dando fome não está? Aproveite e bom apetite!

Veja também:

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.