Como lavar e higienizar morangos do jeito certo

Solução com bicarbonato de sódio pode reduzir até 90% dos pesticidas presentes nas frutas.

Nos meses que vão de agosto à outubro, os morangos costumam estar com os preços mais baixos. E nada melhor do que aproveitar a época e se deliciar com essa fruta tão rica em vitaminas e minerais! Além de rico em vitamina C, o morango é um excelente fonte de potássio e antioxidantes que ajudam a regular o níveis de colesterol e triglicérides.

E na hora de comer, você sabe realmente como lavar e higienizar os morangos corretamente? Se você costuma lavar os morangos junto com as hortaliças e folhosas em solução de hipoclorito, saiba que esse não é a melhor maneira.

Os morangos são muito delicados e não possuem uma área externa que possibilite lavar e deixar de molho por muito tempo. A solução comum para lavar verduras feita com água sanitária costuma impregnar no fruto deixando-o com um gosto muito forte. Isso porque o morango vai absorver muito dessa mistura. Portanto, vamos usar outro método recomendado e mais seguro.

Como lavar e higienizar os morangos

Para lavar os morangos sem estraga-los, vamos usar um solução com bicarbonato de sódio e água. Já conhecemos vários benefícios do bicarbonato de sódio tanto para limpeza como para a saúde e para a higienização, eles também é bem eficaz.

Veja como lavar os morangos:

  • Lave bem os morangos com água corrente sem retirar os talos verde.
  • Em 1 litro de água, misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e misture bem até dissolver completamente.
  • Deixe os morangos de molho nessa mistura por 20 minutos.
  • Lave bem com água corrente e guarde-os na geladeira.

Se você não tiver bicarbonato em casa, é possível higienizar os morangos com uma solução de vinagre nas mesmas proporções da mistura acima.

Veja também:

Os altos índices de agrotóxicos em frutas e legumes.

Não de hoje as discussões sobre o uso exagerados de agrotóxicos em frutas e legumes. Já a algum tempo as pessoas estão preferindo opções orgânicas e mais saudáveis. Mas nem sempre é fácil encontrar ou os preços ainda estão muito altos em comparação ao cultivo tradicional.

Os morangos encabeçam a lista das frutas com alta dosagem de agrotóxicos e regularmente apresentam índices de defensivos agrícolas acima do normal. Maças, legumes como pepino, pimentão e maças também costumam apresentar altas doses de pesticidas.

Estudo sobre o bicarbonato de sódio na remoção de pesticidas

Em um estudo recente elaborado na universidade de Massachusetts nos EUA, verificou que o bicarbonato de sódio pode retirar até 90% dos agrotóxicos mais comuns presentes em frutas e legumes.

O estudo foi realizado com maças e depois de um tempo de 15 minutos ondas as frutas foram imersas em uma solução de NaHCO3 (bicarbonato de sódio), observou-se uma redução superior a 90% dos pesticidas mais comuns presentes nessas frutas.

Estudo da lavagem de maçãs com NaHCO3 na remoção de pesticidas. Fonte: https://pubs.acs.org

Porém, alguns pesticidas tem uma penetração maior nas cascas das frutas, e lavagem não consegue remover completamente os resíduos. Por isso a recomendação é retirar a casca antes do consumo. Infelizmente, retirando a casca perde-se muitos nutrientes importantes nas frutas e legumes.

Com os morangos, o problema se agrava pois essas frutas são delicadas e com casca bem porosa. Os pesticidas penetram no interior da fruta e a remoção delas com a solução de bicarbonato não terá a mesma taxa em comparação a outras frutas e legumes.

Valorize os produtores locais

Quando possível, aproveite sempre para adquirir produtos orgânicos dos produtos locais da sua região. A produção familiar e local costuma produzir alimentos orgânicos com preços mais competitivos e vice ainda estimula a agricultura de pequenos produtores da sua cidade.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.