Como fazer um difusor de aromas caseiro

Aprenda a fazer um difusor de aromas caseiro, o conhecido aromatizador de varetas.

O difusor de aromas é ideal para deixar o ambiente agradável e sempre sempre perfumado. Dependendo dos aromas e essências dispersas no ambiente, os efeitos funcionam como um verdadeiro tratamento homeopático. Ou seja, os aromas dos óleos escolhidos beneficiam não só o físico, mas também o psicológico e o emocional dos habitantes do ambiente.

Conhecido também como aromatizador de varetas, o difusor de aromas é muito simples de fazer e sua durabilidade também é alta. Hoje, vamos aprender a fazer um difusor de aromas caseiro com óleos essências para usar em qualquer ambiente.

Difusor de aromas caseiro: Aprenda a fazer

Para fazer o difusor de aromas caseiro, você precisa de alguns materiais básicos como: Varetas de madeira ou palitos de churrasco, medidor, frasco de vidro ou embalagem plástica com boca media ou larga e uma vasilha para misturar.

Outro detalhe importante para o fazer o difusor de aromas é o álcool. É necessário usar o álcool de cereais como a base, pois ele não possui um cheiro tão forte e vai conservar melhor os aromas. O álcool comum irá interferir bastante nos aromas e a durabilidade não será a mesma.

Detalhes explicados, agora vamos à receita!

Materiais:

  • 700ml de Álcool de Cereais
  • 200ml de essência da sua preferência (ex: capim limão, rosas, frutas cítricas, amadeirados, etc. )
  • 100 ml de água mineral
  • Corante cosmético da sua preferência.

Modo de preparo:

  1. Em uma vasilha de, adicione o álcool de cereais e as essências da sua preferência. Você pode misturar as essência na proporção que quiser até chegar no total de 200ml.
  2. Adicione a água mineral e misture. Aqui é importante você usar água mineral mesmo, pois os minerais presentes na água ajudam a conservar as essências e os aromas. A água filtrada ainda assim possui cloro e outras substâncias que não ajudam a durar a nossa receita de aromatizador.
  3. Agora é a hora da cor! Coloque a cor da sua preferência ou misture os corantes para criar um tom diferenciado e do seu jeito.
  4. Misture bem e coloque em um vidro ou vasilha que será utilizado.

Maceração para realçar os aromas!

Existe uma maneira para deixar o seu difusor de aromas mais cheiroso e impactante, é a maceração. Mais o que isso significa?

Nada mais é do que alternar o descanso do nosso difusor entre o claro e o escuro durante 3 dias. Isso é bem comum na perfumaria e com o difusor isso também ajuda bastante.

Para fazer isso é bem simples, veja:

  • Com a vasilha tampada do seu difusor, deixe ele descansar em um armário escuro por 1 dia.
  • No outro dia, deixe ele destampado fora do armário por 6 horas.
  • Repita esse processo por mais 2 dias e pronto. Teste e veja a diferença.

Veja também:

Dicas

  • Alterne sempre a posição das varetas (virando de ponta cabeça), de modo que elas fiquem sempre encharcadas com a mistura. Dessa maneira, o perfume sempre irá ficar presente no ambiente.
  • Coloque o difusor de aromas sempre em uma altura média em mesas e aparadores.
  • Se colocado perto de janelas, portas ou ar-condicionado, o perfume irá se alastrar com mais facilidade no ambiente.

Gostaram da dica? Um difusor de aromas faz uma diferença enorme dentro de casa ou no escritório. Esse hábito até mesmo uma “lembrança olfativa” agradável. Afinal, quem nunca entrou em uma loja de roupas, por exemplo, e se lembrou do cheirinho do perfume ambiente do local?

A vantagem de você fazer o seu difusor de aromas em casa é a possibilidade de brincar com os diferentes tipos de essências. Existem uma infinidade delas para você testar em diferentes ambientes, e com o tempo, você irá encontrar o seu “cheirinho” preferido e que melhor representar o seu jeito de ser.

Artigos Relacionados

1 comentário em “Como fazer um difusor de aromas caseiro”

  1. Pingback: Dicas de como perfumar gavetas e armários | Portal Tudo Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.