Feng shui para diminuir a ansiedade: organização e decoração para um ambiente menos estressante

Decoração e organização que ajudam a deixar o ambiente mais leve e agradável.

Já sentiu aquela sensação de desconforto em determinados ambientes, casa ou até mesmo no escritório? Pois é, os orientais a milênios levavam muito a sério o “astral” e a energia dos ambientes para uma melhor qualidade de vida e até mesmo no que diz respeito a prosperidades dos moradores.

Essas técnicas de levam em conta a organização, disposição dos objetos, cores e decoração é chamada de Feng shui, antiga prática chinesa. E com base no Feng shui, podemos melhorar muito o nosso ambiente para deixa-lo mais agradável e menos estressante.

É claro que fatores estressantes em nossa vida não dizem respeito apenas ao ambiente em que estamos. Diversas coisas podem nos tirar do eixo, por assim dizer. Mas sem dúvida um ambiente equilibrado irá colaborar para que você se sinta mais leve e menos perturbado.

Perturbado pode ser uma palavra certo ao falarmos de ambientes desequilibrados, ainda mais quando o nosso humor muda apenas entrando certos lugares. É aí que podemos perceber que o ambiente pode ter alguma relação e que algo precisa ser feito.

Por isso, selecionamos algumas dicas de organização utilizando o Feng shui para melhor a ansiedade e deixar o seu ambiente muito mais leve.

Feng shui para diminuir a ansiedade – Dicas para organizar a casa

O que você pode fazer para tornar seu espaço ou ambiente mais tranquilo e sem estresse? É isso que vamos aprender hoje. E para facilitar, vamos separar as dicas por ambiente, assim você poderá identificar com mais facilidade os locais que quer e precisa mudar.

A entrada da casa

A porta da frente ou entrada da casa tem um papel muito importante no Feng shui. É através desse local que a energia entra e flui pelo resto da casa ou escritório. Se estiver errado alí, com certeza a energia do restante do local é prejudicada.

Entradas de casa bagunçadas ou com excesso de informação não são muito recomendadas, ainda mais se o espaço for pequeno. Uma dica é colocar um quadro ou obra de arte com ilustração de campo aberto, floresta ou paisagem que remonte a um espaço grande e agradável.

Usar espelhos também é uma boa técnica para dar amplitude e equilibrar a energia da entrada da casa.

Feng shui no quarto

O lugar onde ficamos mais vulneráveis e com o nosso sistema enérgico mais aberto e indefeso é no quarto. É ali que recarregamos as nossas energias e portanto, a decoração e disposição dos móveis deve ser o mais leve e menor possível.

Veja algumas dicas:

  • Menos estantes e quantidade de objetos e livros que fiquem visíveis;
  • Posicione a cama de modo que você possa ver a porta de entrada do quarto;
  • As cores das paredes e móveis com tons claros e próximos a natureza facilitam o sono e a tranquilidade do ambiente;
  • Cheiro e aromatizante de lavanda e jasmim são calmantes e aliviam a ansiedade.

Veja também:

O home office

Quando temos um escritório em casa ou um espaço de trabalho, a organização conta muito.

A desordem é uma espécie de vivio, assume muitas formas e é o que mais contribui a ansiedade e o estresse.  

  • Considere um armário ou móvel que possa organizar tudo que fique fora do lugar.
  • Se está difícil manter a organização mesmo assim, o ambiente pode ter muito elementos de terra no local como: formas pontiagudas e quadradas, pedras, cores terra e ou sólidas demais. Você pode equilibrar isso usando cores metálicas, esculturas ou vasos de plantas.
  • Tente deixar a mesa de trabalho de modo que as suas costas fiquem contra uma parede sólida e nunca para uma porta.
  • Invista em uma iluminação com mescle tons claros e quentes e boa proporção. Lâmpadas fluorescentes que ficam fazendo barulho ou computadores e eletrônicos que barulhentos desequilibram o local e proporciona mais desarmonia ao longo do dia.

Sala de estar

Na sala é bom evitar cores como vermelho, laranja e preto. Opte por rosas, amarelos, verdes e brancos mais suaves.

Tente sempre deixar os móveis no tamanho proporcional a sua sala. Móveis grandes demais são a sensação de fluxo interrompido e energia estagnada.

Móveis com design com curvas orgânicas e suaves ou que lembrem os tons da natureza deixa o ambiente mais relaxante.

E por fim, não exagere demais na decoração do seu espaço. De acordo com o especialistas em Feng shui, muita decoração – e especialmente muitos objetos pequenos, como fotos e itens de decoração – pode “criar o caos”. Reduza suas decorações para itens que “criam uma resposta emocional calorosa”, como fotos de férias ou pinturas relaxantes. Abra espaço para objetos naturais, como plantas, também. Como ainda somos criaturas da natureza, a nossa ligação com ela ainda é calorosa e prazerosa para a nossa vida.

Organizando a cozinha

 Na cozinha, um dos destaques principais é para que o fogão não fique diretamente oposto a pia para evitar choque de elementos entre fogo e água.

Nem sempre isso é possível, ainda mais em plantas e apartamentos pequenos. Uma dica é usar ervas frescas, plantas ou até mesmo um sino dos ventos na divisão entre pia e fogão.

Concluindo

Decoração é uma coisa muito pessoal e ainda mais se incluirmos os conceitos do Feng shui, as possibilidades são inúmeras.

E você não precisa de muita coisa para deixar o seu ambiente mais harmonioso e agradável. Mudar a disposição dos móveis, dar aquela repaginada na cor das paredes ou simplesmente organizar e jogar fora tudo o que não for de uso já vai causar muita diferença fazendo a energia fluir novamente. A vida é movimento e tudo que fica estagnado tente a “estragar” e nossa vida sim, precisa de uma boa dose de boa vontade para mudar e reorganizar para que nada fique inerte e sem uso.

O que eu desejo de coração é uma boa reorganização na sua casa e consequentemente na vida!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.