Fazer pão é uma verdadeira terapia para a mente. Tudo no seu tempo, misturar, sovar, descansar e ver a massa crescer e começar ganhar forma, sim isso tudo é maravilhoso! E se você nunca fez, recomendo que tente e nada melhor para começar do que fazer uma das receitas mais antigas da humanidade, o pão sírio integral.
Esse tipo de pão árabe, simples e que leva poucos ingredientes é o mais próximo que das receitas bíblicas e da época de Jesus. Muito comum no mundo árabe, o pão sírio tem um processo simples, precisa de fermento, farinha, água e sal e claro, uma boa sova para fazer a massa crescer um pouco e ficar com aquela casquinha tradicional desse pão.
O miolo do pão sírio fica costuma ficar mais vazio, as casquinhas de cima e de baixo é que vão dar o toque especial para esse pão. Adoro comer o pão sírio integral com patês e pastinhas, e até mesmo fazer um misto quente. Aqui na minha cidade tem muita produção de salame colonial, e com esse pão fica uma delícia! Enfim, vai bem com quase tudo.
O fermento, pode ser o seco granulado e misturado sempre com água morna, sal e um pouco de óleo. Para que o fermento tenha sua função correta no pão sírio, a sova deve ser feita antes de deixar a massa descansar. Mas pode ficar tranquila, apenas 10 minutos de sova já são o suficientes.
Dica (sempre funcionaJ): Faça com calma, você está preparando um alimento milenar. Concentre-se na mistura, preste atenção enquanto sova e enrola a massa. É como se fosse uma meditação. Tente, faz bem para o corpo e para a mente.
Veja também:
Pão fit de farinha de amêndoas
Pão caseiro colonial com fermento natural de batatinha
Fermento natural levain para pães Italianos
Então chegou a hora de aprender a fazer um delicioso pão sírio integral. Vamos a receita!
Receita de pão sírio integral
Ingredientes
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco. Cerca de 15 gramas.
- 1 colher de sopa de açúcar.
- 1 ½ xícara de água morna.
- 4 ½ xícaras de farinha de trigo branca.
- 2 ½ xícaras de farinha de trigo integral.
- 1 colher de chá de sal.
- Óleo para untar e se quiser fubá para polvilhar os pãezinhos.
Modo de preparo
- Em um tigela pequena, dissolva o fermento na água morna junto com o açúcar. Deixe essa mistura descansar por 5 minutos. Nesse tempo o fermento irá começar a reagir.
- Misture as farinhas e o sal. Em uma tigela grande, coloque um pouco da farinha misturada, faça um buraco no meio e adicione a mistura do fermento. Vá misturando e a adicionando o restante da farinha aos poucos.
- A massa precisa ficar macia e não muito dura. Agora, chegou a hora de sovar a massa! Em uma mesa, polvilhe um pouco de farinha na superfície e comece a amassar e sovar a massa por certa de 10 minutos. Você vai perceber a massa mais lisa e fofinha pois o glúten da farinha irá começar a se desenvolver.
- Unte uma vasilha com um pouco de óleo. Enrole bem a massa e fome uma bola. Coloque no vasilha e depois vire a massa com a parte que ficou no fundo para cima. Assim a massa fica com um pouco de óleo na superfície. Cubra e deixe em descansar até a massa dobrar de tamanho. Esse tempo vai depender muito da temperatura, mas o ideal é uns 30°C , que demora em torna de 1 hora e meia.
- Depois da massa crescida, faça bolinhas com essa massa e deixe crescer mais 15 minutos. Em uma superfície enfarinhada, abra as bolinhas com um rolo até formar discos pequenos.
- Pré-aqueça o forno em temperatura alta, coloque os discos do pão em uma forma untada com óleo. Asse até ficar douradinho, esse tempo demora em geral uns 10 à 15 minutos. Rende em média 20 pães sírios.
Gostaram da receita de pão sírio integral? Lembrando que os passos dessa receita são importantes que os pães cresçam, abaixo tem um resumo dessas dicas.
Dicas importantes para fazer pão sírio integral
- A água para misturar o fermento não pode estar muito quente. Isso faz com que a massa não cresça. Para testar, pingue algumas gotas de água no braço. A temperatura precisa estar um pouco mais quente que a do nosso corpo.
- Para a massa crescer bem, esquente o forno rapidamente por 1 minuto. Coloque uma panela com água fervente dentro. Do lado, coloque a vasilha com a massa para crescer. Dessa maneira, você terá um ambiente quente e úmido para que a massa possa crescer na temperatura ideal.
- Para verificar se a massa cresceu bem e está no ponto, pressione dois dedos na massa em uma profundidade de uns 2 ou 3 cm. Se o furinho permanecer, a massa está pronta e crescida.
Bom, agora é com vocês. Acho que essa receita de pão sírio é ideal para iniciar no mundo dos pães. Deixe um comentário para compartilhar com nossos leitores como vocês se saíram nesse receita.
Muito bom, estou cada vez melhorando mais com a prática pois faço sempre.
Parabéns
Que bom Arlete! Obrigada pela visita!
Oi, usei só farinha integral sem misturar com outra farinha.. tomara que dê certo.. estou esperando dobrar de tamanho 🙂 obrigada!
🙂 Quem bom Leila! Diz pra gente se deu certo.
Esse pãozinho fica com um “bolso”? Queria usá-lo para acompanhar falafel.
Costuma ficar Cecília. Mas quando ele fica muito “chapadinho” geralmente é erro da quantidade de fermento e tempo de descanso.
Eu já fiz ficou gostoso, porem ele não ficou com ar dentro semelhante a uma pipa
Adorei!!! É como se a receita fosse uma oração que você resilveu dividir conosco. 🙏obgda!!!
Oi Valéria, que bom que você gostou! Para mim, cozinhar faz muito bem para a mente e é praticamente uma oração mesmo, uma forma de meditar e parar principalmente para respirar com calma, coisa que fica cada vez mais difícil hoje em dia.
Obrigada pelo comentário!
Adorei ! Segui passo a passo, ficou perfeita . Obrigada
Que bom Giovana, obrigada pela visita!