“Encontrei essa receita bem detalhada e foi perfeita para a ocasião do aniversário de uma amiga. É um bolo mais pro amargo que pro doce, com uma massa mais seca, um pouco quebradiça na hora que assa (é melhor fazer a massa de véspera).
Você poderá gostar de:
Bolo de Chocolate do Jamie Oliver
Receita de Bolo de chocolate da da Nigella Lawson
Receita de Bolo de Chocolate sem farinha
Bolo de Chocolate e Coco: Bolo Prestígio
Receita de Bolo trufado de Chocolate
Teria ficado melhor se eu tivesse molhado o bolo com a calda, mas na pressa passei essa etapa. Agora estou aqui imaginando o que fazer com o restinho da geléia… Um sorvete, talvez?”
Receita:
Ingredientes: Massa:
91 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
91 g de açúcar (para a manteiga)
113 g de chocolate meio-amargo derretido
5 ovos grandes, separados
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada mínima de sal
68 g de açúcar (para as claras)
80 g de farinha de trigo + 11 g de amido de milho, peneirados juntos.
Calda para molhar o bolo (opcional):
2 colheres (sopa) de uma calda com duas partes de açúcar para uma parte de água. Um lance de Kirschwasser
Recheio:
Cerca de 6 colheres (sopa) de geléia de damasco Ganache de Chocolate:
150 g de creme de leite
150 g de chocolate amargo picado
25 g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
Cobertura de Chocolate:
150 g de creme de leite
150 g de chocolate meio-amargo picado
50 g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
Pré-aqueça o forno em 165°. Unte uma forma redonda de 20 cm, forre o fundo com papel manteiga, untando o papel também. Se a forma não for anti-aderente, polvilhe um pouco de farinha de trigo. Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até que fique um creme esbranquiçado e fofo. Adicione o chocolate derretido (já frio), as gemas e a baunilha, um de cada vez, batendo bem a cada adição. Reserve.
Bata as claras em neve com o sal. Adicione o açúcar e bata até atingir picos moles. Usando uma espátula, vá incorporando aos poucos as claras e a mistura de trigo, alternando um e outro. Comece pelo trigo e termine com as claras. Despeje a massa na forma preparada e leve para assar imediatamente, por 45 minutos a 1 hora, ou até passar no teste do palito. Deixe esfriar totalmente em temperatura ambiente.
Ganache e Cobertura (o mesmo procedimento para os dois processos): Numa panela pequena, ferva o creme de leite e retire-o do fogo. Deixe esfriar até 88° e adicione o chocolate. Deixe descansar por um minuto e comece a mexer em movimentos circulares para que fique homogêneo. Quando a mistura atingir 35°, adicione a manteiga e continue mexendo até que fique bem incorporado (confesso que fiz mais por intuição, pois meu termômetro culinário não é muito bom). O resultado deve ser brilhante e homogêneo. Use imediatamente.
Montagem: Divida o bolo ao meio, nivelando as metades, se necessário. Molhe as camadas com a calda. Distribua um pouco da geléia sobre a primeira camada, cubra-a com a segunda e passe mais geléia sobre a segunda. Cubra o bolo com o ganache, topo e laterais, o mais liso possível. Leve à geladeira por meia hora. Depois é a vez da cobertura, que você pode derramar sobre o bolo e deixar escorrer (começando pelas laterais e depois o topo) ou trabalhar com uma espátula para deixar liso.
Leve à geladeira novamente até pouco antes da hora de servir. Se desejar, decore o bolo com a palavra “Sacher”. Sirva com uma bola de chantilly do lado.
Fonte:Conteúdo do site:quichedemacaxeira
Artigos Relacionados