Receita de Bolo de cenoura com nozes maravilhoso!

Comece a passar o café agora! Aprenda a fazer um delicioso bolo de cenoura com nozes e cobertura de ganache.

Para começar preciso dizer que, se você quer conhecer uma receita de bolo de cenoura que é uma verdadeira maravilha, experimente fazer essa com nozes.

Ela fica tão gostosa que você vai se sentir comendo um bolo com sabor muito diferente do que um bolo de cenoura comum que costumamos fazer. Não dá para descrever o sabor, é muito, muito bom!

Sabe aqueles bolos que você só imagina comer em um bistrô em Paris, por exemplo? Pois é, num nível desses!

Contudo, o melhor é que dá para comer aí mesmo na sua casa, e até fazer pra presentear ou vender caso você queira. Vai agradar à todos! O resultado você pode ver nas fotos. Mas o sabor só quando fizer o bolo e vai se apaixonar!

Eu fiz esse com uma ganache de chocolate meio amargo, com castanhas. Você pode fazer com o chocolate que quiser, pode ser mais amargo, pode ser com chocolate branco, ou mesmo com um creme de queijo como o que eu fiz em outra ocasião.

Outra coisa que você pode fazer se quiser que o bolo fique mais saudável, é usar adoçante no lugar do açúcar. Ou usar açúcar demerara como sempre me perguntam. Sim você pode adequar a receita ao seu estilo de vida.

Eu só não fiz mais saudável dessa vez, porque era pra Páscoa e pra agradar à todos o sabor do açúcar é mais comum. Mas esse bolo já tem ótimos e saudáveis ingredientes, basta mudar o modo de adoçar que já fica fit né?

Outra dica que eu preciso te dar é sobre o crescimento do bolo. Se você quiser um bolo mais fofinho, mais alto diminua um pouco a cenoura. No meu caso eu coloquei uma cenoura a mais, mais 2 ovos que o que a receita manda, porque meus ovos estavam pequenos.

Mas se quiser um bolo mais altinho capriche na colher de fermento e coloque menos cenoura.

Receita de bolo de cenoura com nozes

Você vai notar que o meu não é muito crescido, nem muito fofo. Isso porque usei menos farinha de trigo, mais farinha de coco, e mais cenoura. E também coloquei 2 colheres rasas de fermento pra uma receita dobrada. Não queria mesmo que ele estufasse, gosto da textura do coco com as nozes e a cenoura assim, mais denso.

Ingredientes

  •  1 xícara de chá de óleo de coco ou azeite de preferência
  •  4 cenouras
  •  5 ovos
  •  2 xícaras de açúcar
  •  2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo
  •  1 colher de fermento em pó
  •  1 xícara de nozes trituradas grosseiramente
  •  1 xícara de coco ralado de preferência fresco
  •  1 colher de café de canela

Modo de preparo

Junte a cenoura descascada e picada com o óleo e triture tudo no liquidificador.

Adicione as gemas e o açúcar e a farinha com o fermento e os outros ingredientes menos as claras,  as nozes trituradas e o coco.

Bata as claras em neve, no prato ou na batedeira, depois, junte pouco a pouco o coco com as nozes trituradas junte a canela e envolvendo tudo.

Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha levando ao forno médio por 30 minutos.

As nozes e o coco ralados são adicionados direto no preparo da massa.

Dica: Você pode cobrir com mel, ou pode fazer uma cobertura de creme com baunilha, creme de queijo ou ganache de chocolate.

Receita de Ganache de chocolate (receita clássica)

Se tiver dúvidas você pode ver a receita de Ganache completa com todas as dicas no outro post que eu fiz mais detalhadamente.

Ingredientes

  • 1 lata de creme de leite (pode ser feito com nata ou creme de leite fresco).
  • 1 barra de chocolate meio amargo
  • 1 barra de chocolate ao leite

Modo de preparo no banho maria

Ganache-Chocolate-Banho-Maria
Foto via: Uol

Como falei lá em cima eu acho que a melhor maneira é derreter em banho maria. Coloque o chocolate em um pote refratário (que pode esquentar). Dentro de uma panela ou frigideira com água. No banho maria, basta tomar cuidado para não entrar água. Vai mexendo aos poucos até derreter o chocolate. Depois acrescente o creme de leite sem soro. Misture bem até ficar um creme liso e está pronto.

Mas se quiser fazer no microondas pode ser também.

Modo de preparo no micro-ondas 

Em uma vasilha de vidro, coloque o chocolate em pedaços pequenos, depois coloque essa vasilha em um pote de plástico com um pouco de água (isso vai ajudar a não errar e queimar o seu ganache). Leve ao microondas por 30 segundos, retire só o pote de vidro com o chocolate, misture bem, leve novamente por mais 30 segundos, depois retire misture e verifique se já diluiu todo o chocolate, se não estiver repita por mais 30 segundos, até que o chocolate esteja derretido por completo. Se estiver todo derretido coloque o creme de leite, misture e se resultar em um creme brilhante e liso está pronto e é só reservar! Utilize totalmente frio.

Para a cobertura de Creme Branco com Baunilha

Ingredientes

  • Manteiga (cortada em cubinhos, à temperatura ambiente) – 40 grs.
  • Queijo-creme (cream cheese– 150 grs.
  • Leite – 4 colheres de sopa
  • Açúcar de confeiteiro – 500 grs.
  • Essência de Baunilha – 1 colher de chá

Modo de preparo da cobertura

Bata a manteiga e o queijo-creme até se apresentarem macios. Adicione o açúcar em pó, bem peneirado e continue a bater, em velocidade média, até a mistura se apresentar homogênea. Passe para velocidade baixa e continue a bater.

Numa tacinha, à parte, misture o leite com a baunilha e vá-os acrescentando ao batido de manteiga e queijo-creme, a pouco e pouco, sem parar de bater, mantendo a velocidade baixa.

Mal o leite se apresente bem incorporado, passe para a velocidade alta e continue a bater até o açúcar ficar bem dissolvido.

Cubra o bolo com esta cobertura, depois de frio e delicie-se com uma bela fatia!

Foto: media.rtp.pt

Pronto! Gostaram da receita? Então compartilhe e espalhe por aí ou deixe um comentário pra gente!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.