Óleo para barba caseiro: Pele e barba macias sem gastar muito!

Barba impecável e pele saudável. Aprenda a fazer um óleo para barba totalmente caseiro.

Oleo para barba caseiro.

Não é só as mulheres que sofrem com pelos encravados, a barba dos homens também costuma dar trabalho, ainda mais se ela for mais volumosa. Por isso, vamos aprender a fazer um óleo para barba caseiro muito fácil de fazer e que ajudará a diminuir irritações na pele e ajudar a estimular o crescimento da barba de forma saudável.

Para o público barbudo masculino, o óleo para barba é fundamental. Além de deixar os pelos da barba mais sedosos e macios, ajuda a hidratar a pele e evitar o ressecamento da pele. Coceiras e irritações comuns para quem tem a barba costuma acontecer justamente pelo ressecamento da pele. Em casos mais graves podem ocasionar lesões como pelos encravados e até mesmo caspa.

Enfim, a maioria já entendeu que um bom óleo para a barba é um item fundamental para dar um alívio para a pele e principalmente para um crescimento de cabelos que não de problemas no futuro como:

  • Coceira: as barbas podem crescer muito ásperas, causando coceira na pele. Os óleos de barba acalmam a coceira na pele.
  • Caspa: a pele seca pode descascar, causando caspa em sua barba. Os óleos revestem a pele e evitam a descamação.
  • Problemas de pele: como a barba cobre a pele, acne e outros problemas podem ocorrer por baixo. Usar um óleo antifúngico e antibacteriano irá limpar a pele.
  • Nós e fios quebradiços: barbas mais longas podem ficar emaranhadas, assim como o cabelo. Usar um óleo de barba com um pente irá condicioná-lo e remover os nós.

Óleo para barba caseiro

Se você está se perguntando por quê fazer um óleo de barba caseiro se já existem tantos produtos no mercado?

Ok, posso dar um primeiro argumento que costuma ser convincente. Já viu quanto custa um óleo para barba? Sim, não é barato. Por isso tem gente que até faz algumas versões caseiras de óleo para barba para vender e aproveitar o “hipe” dos barbudos.

O que é preciso para fazer um bom óleo para barba?

Realmente não tem muito segredo. Basicamente precisamos que um óleo vegetal de qualidade para se a base da nossa receita. Esse óleos tem funções e propriedades específicas para a barba e também para a pele. Eles são conhecidos como óleos veiculares ou apenas “veículos”.

Esses óleo vegetais transportarão melhor outro óleo bem importante, o óleo essencial. O óleo essencial trará um aroma (importante ficar cheiroso!) e também benefícios para a pele e cabelos.

Leia Também:

Quais óleos vegetais posso usar como base?

Existem vários e eles são bem comuns na indústria cosmética e presentes em produtos para o cabelo. Jojoba, oliva, óleo de abacate, óleo de amêndoas, argan, óleo de coco e até o óleo de mamona. Enfim, nenhuma novidade até aí.

Esses óleos possuem benefícios tanto para a barba quanto para a pele. E eles formarão uma base para que os óleos essenciais façam o seu trabalho.

E dependendo das prioridades, é ideal usar até 3 tipos de óleos. Abaixo podemos ver as propriedades dos óleos veiculares mais comuns:

  • Óleo de Argan: Este é um óleo não gorduroso com muitos ácidos graxos e rico em vitamina E. O fato de não ser gorduroso o torna incrível para sua pele e seu cabelo.
  • Óleo de Jojoba: Esta é uma cera de planta. Portanto, ajudará revestindo o novo crescimento, protegendo-o e incentivando-o a crescer mais sem quebrar.
  • Óleo de Amêndoa: É hipoalergênico. A maioria das pessoas reage muito bem a isso. Ele suaviza os folículos capilares, o que os ajuda a crescer. Também é rico em magnésio, zinco e cálcio, todos minerais importantes que previnem a queda de cabelo.
  • Óleo de semente de uva: contém muita vitamina E, que alimenta o cabelo com nutrientes. O óleo de semente de uva também ajudará sua barba a ficar mais brilhante e limpa. Ele também tem propriedades antimicrobianas.
  • Óleo de rícino: outro óleo com alto teor de vitamina E. Ele também tem propriedades antifúngicas que combatem a caspa da barba.
  • Óleo de coco fracionado: uma versão líquida do óleo de coco que é rapidamente absorvido pela pele e pelos cabelos. Altamente nutritivo e com uma vida útil muito longa.

Os óleos essenciais

No mundo dos produtos naturais, os óleos essenciais são um capítulo à parte. Sempre que postamos alguma receita do tipo “faça você mesma”, os óleos essenciais estão sempre presentes.

Algumas sugestões: óleo de bergamota, eucalipto, lavanda, limão, pinho, patchuli, sálvia, sândalo, alecrim, aloe vera e baunilha.

Óleo para barba caseiro – Receita completa

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo de coco extravirgem ou óleo de uva
  • 1 colher de chá de óleo de jojoba
  • 1 colher de chá de óleo de argan
  • 1 colher de chá de óleo de babosa
  • 1 colher de chá de óleo de amêndoas

20 a 25 de óleos essenciais da sua preferência:

  • 10 gotas de óleo essencial de bergamota
  • 5 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 5 gotas de óleo de lavanda
  • 3 gotas de óleo de cravo

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma embalagem de vidro com conta gotas. Para usar é só espalhar algumas gotas nas mães e espalhar na barba no sentido do crescimento dos cabelos. Aplique também na pele.

Se a barba for longa, espalhe o óleo de barba caseiro com ajuda de um pente com cerdas largas.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.