Sem desculpas! Receita de ovo de Páscoa fácil que não precisa de temperagem

Aprenda a fazer ovos de páscoa de forma simples sem precisar de temperagem do chocolate.

Antes de mais nada, sabemos que trabalhar com confeitaria é difícil, e quando se fala em fazer ovos de Páscoa de forma correta, para que desenforme bem e fique com aquela aparência lisa e brilhante, se trata de um desafio.

Contudo, existe um truque para que você possa pular a etapa de fazer a temperagem, aquela técnica que possui diferentes, etapas e que precisam ser seguidas à risca para que o resultado saia como o esperado. Tanto para a produção dos bombons quanto para os ovos de Páscoa.

Neste sentido, antigamente antes de saber desse outro modo de preparo complexo, eu tinha que derramar o chocolate na bancada, mexer de um lado para o outro e sem um termómetro culinário, tentar deixar o chocolate na temperatura de 29 graus. Muito complicado e fácil de dar errado 🙁

A boa notícia é que para fazer os famosos ovos de chocolate caseiros, existem receitas com técnicas que são simples e que dificilmente você irá errar. E essa é a ideia! Comece por essa mais fácil pra não errar, e depois se quiser experimentar, vá evoluindo na mais complexa e perfeita.

Para finalizar e para que você não fique sem o seu ovo de Páscoa, separamos uma receita simples para fazer o seu ovo de Páscoa caseiro sem precisar fazer temperagem. Bom né? Então segue ai lendo a receita, providencie os itens e ingredientes e se joga! Eu já fiz os meus! 🙂

Para quem ainda não sabe o que é temperagem:

Temperagem é um processo comum para resfriar o Chocolate derretido entre a 28° à 29ºC (varia dependendo do tipo de Chocolate). Ela é a técnica mais profissional que se precisa fazer para obter mais brilho, textura e cremosidade na hora de fazer bombons, coberturas, esculturas e a aquela casquinha do ovo de Páscoa .

Mas voltando aqui ao nosso método descomplicado, se você como quer fazer ovo de Páscoa, e não domina a técnica da temperagem, você não vai precisar fazer aquele vai e vem com a espátula em uma superfície de mármore para esfriar o chocolate.

Fazendo ovos de Páscoa sem temperagem

A primeira dúvida que pode surgir, e em relação ao tipo de chocolate. Não precisa ser um chocolate hidrogenado ou com muita base em gordura vegetal. Podemos sim escolher um chocolate de boa qualidade (os chamado chocolate nobre) mais ricos em sabor.

Ingredientes:

  • 250 gramas de chocolate ao leite
  • 250 gramas de chocolate meio amargo
  • Forma de silicone para ovo de páscoa

Preparo:

Primeiro, corte o chocolate em pedacinho bem pequenos. Se preferir, use um ralador grosso e rale os 250 gramas de chocolate ao leite. Rale ou pique as 250 gramas de chocolate meio amargo também e reserve separadamente.

Leve o chocolate ao leite picado (as 250 gramas) ao micro-ondas e esquente de 40 em 40 segundos mexendo nesse intervalo para que ele fique bem derretido. O famoso banho-maria também vale nesse processo, fica a seu critério. Acho o micro-ondas mais rápido para fazer e não faz diferença no resultado final se você esquentar em etapas.

Feito isso, depois que o seu chocolate estiver bem derretido e liso, acrescente o chocolate meio amargo ralado dentro do chocolate derretido. Vá mexendo até ficar tudo derretido e incorporado. Não esquente novamente apenas mexa até derreter!

Dica: Caso você vá fazer com mais quantidade, faça como o processo acima, só que vai ter que esquentar por mais tempo e pode deixar apenas cerca de 40 por cento do outro chocolate frio para acrescentar no final e mexer até derreter e ficar lisinho. Lembre-se, a parte que for aquecida precisa apenas derreter e ficar lisinho, bem derretido. Cuide para não esquentar demais.

Leia Também:

O que fizemos aqui?

Esse processo consiste em misturar um chocolate frio em outro chocolate quente se chama temperagem por adição. O chocolate frio irá fazer as vezes daquele “vai e vem” da espátula, baixando a temperatura do chocolate de um jeito mais simples e fácil de fazer.

Agora chegou a hora de montar a nossa casquinha!

Como montar a casquinha do ovo de páscoa na forminha com base se silicone.
Montando a casquinha do ovo de páscoa na forma.

O jeito mais fácil é usar aquelas forminhas de silicone onde existe uma medida na base para você colocar o chocolate. Encha exatamente até essa medida e depois coloque a parte da forma de silicone e em seguida pressione com a última forminha e pronto!

Leve as forminha ao congelador até ele ficar esbranquiçado.

Retire das forminhas com cuidado e cuide para não encostar as mãos na casquinha para não ficar marcas de dedo ou derreter por causa do calor da nossa mão.

Dicas para não errar na hora de fazer o ovo de Páscoa

  • Cuidado para não molhar o chocolate durante o banho-maria ou na hora de mexer o chocolate. Seque bem os utensílios como espátulas e vasilhas antes de colocar o chocolate.
  • Cuidado ao retirar o chocolate da forma. Use luvas para não marcar a casquinha e não derreter onde encostar.
  • Quando usar o micro-ondas para derreter o chocolate, faça em intervalos pequenos de no máximo 40 segundos para evitar queimar o chocolate.
  • Não deixe muito tempo na geladeira para não acontecer do seu ovo ficar suado e com umidade.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.