Por: Cida Ramos em: 5 de julho de 2010

Festa Junina parte V – Receitas de pratos salgados para seu arraial

A festa junina para ser perfeita precisa de pratos típicos e os pratos salgados não podem faltar, veja nesta matéria tudo sobre as receitas saborosas para o seu arraial.

Festa Junina 5_thumb[2]

Já falamos das receitas típicas das festas juninas, dos pratos doces para festa junina, dos bolos tradicionais, dos pratos à base de milho verde, amendoim e abóbora e das bebidas propícias para os “arraiás” da vida. Pra completar sua mesa e deixá-la com muito mais sabor, faltam os salgados, não é mesmo? Pois vamos lá!

Vejam deliciosas receitas de pratos típicos salgados para sua festa junina ficar ainda mais deliciosa!

Você poderá gostar de:

A Festa Junina completa parte I: Receitas e dicas de decoração
A Festa Junina completa parte II: Dicas de decoração de mesas
A Festa Junina completa parte III: Receita de pratos típicos

Um dos pratos mais comuns nas quermesses é o cuscuz. E você pode prepará-los com vários ingredientes diferentes: com frango (assim e assim), cuscuz com linguiça e requeijão, com arroz e com carne-seca. Também pode aderir formas distintas de preparo, como o cuscuz de assadeira ou o simpático minicuscuz.

Está certo que cada região do Brasil a culinária é diferente e acaba-se criando variações dos pratos típicos de festa junina, mais os salgados que selecionamos são uma unanimidade nos festejos juninos e quermesses.  É de dar água na boca!

Cuscuz de arroz

Ingredientes

. 100g de margarina . 2 colheres (sopa) de azeite . 1 cebola picada . 2 dentes de alho . 1/2 pimentão vermelho . 1/2 pimentão verde . 1/2 xícara (chá) de molho de tomate . 1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas . 1 xícara (chá) de ervilhas frescas . 3 xícaras (chá) de caldo de legumes . 3 xícaras (chá) de arroz cozido . 1 e 3/4 de xícara (chá) de farinha de milho . Sal e pimenta a gosto . Salsa a gosto . 1 lata de sardinha

Modo de preparo

Em uma panela grande aqueça a margarina e o azeite. Doure a cebola, o alho e refogue os pimentões. Junte o molho de tomate, a azeitona, a ervilha e o caldo de legumes. Deixe o caldo de legumes ferver. Desligue o fogo e misture o arroz e a farinha de milho. Acrescente sal se necessário, a pimenta, a sardinha e a salsa. Coloque em uma fôrma untada com um pouco de óleo e deixe esfriar fora da geladeira. Desenforme e sirva. Dica: Para o cuscuz ficar mais bonito, decore a fôrma com sardinha, ovos cozidos e legumes.

Minicuscuz

Ingredientes

.3 xícaras (chá) de farinha de milho .1/2 xícara (chá) de óleo .1 cebola ralada .1 lata de sardinha picada .10 azeitonas picadinhas .1/2 lata de ervilhas escorridas .2 ovos cozidos picados .1 pimentão verde picadinho .1/2 lata pequena de palmito picado .1 colher (sopa) de salsinha picada .1 colher (sopa) de cebolinha picada .2 xícaras (chá) de água .1/2 xícara (chá) de molho de tomate .sal e molho de pimenta a gosto

Modo de preparo

Unte fôrmas individuas pequenas com óleo. Para decorar, espalhe no fundo ervilhas, um pouco de ovo picado e cubinhos de pimentão. Reserve. Aqueça o óleo e refogue a cebola, a sardinha, a azeitona, a ervilha, o ovo, o palmito, a salsinha e a cebolinha. Adicione a água, o molho de tomate, o sal e a pimenta. Acrescente a farinha, misture bem e cozinhe sem parar de mexer até soltar do fundo da panela. Retire do fogo e distribua nas forminhas preparadas. Aperte com uma colher e desenforme morno. Dica: Sobras de frango desfiado cozido ou assado substituem a sardinha.

Cuscuz de linguiça com requeijão

Ingredientes

.3 colheres (sopa) de óleo .1 cebola pequena picada .2 dentes de alho picados .200g de linguiça calabresa defumada picada .2 tomates sem pele e sementes .1/2 xícara (chá) de molho de tomate .1 1/2 xícara (chá) de caldo de legumes .1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas .1/2 xícara (chá) de ervilhas frescas .sal e pimenta a gosto .100g de margarina .1 pote de requeijão .3 xícaras (chá) de farinha de milho.

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo, doure a cebola, o alho e frite a lingüiça. Junte o tomate e refogue por 2 minutos. Adicione o molho de tomate, o caldo de legumes, a azeitona, a ervilha e deixe levantar fervura. Coloque no fogo brando, misture a margarina, o requeijão, o sal, a pimenta e a salsa. Desligue o fogo, misture a farinha de milho até formar uma massa. Coloque em uma forma, pressione com uma colher, cubra com filme plástico e deixe descansar por 20 minutos. Desenforme e sirva em seguida.

Cuscus de Assadeira

Ingredientes

. 200 g de farinha de milho . 1 colher (sopa) de farinha de mandioca . 2 colheres (sopa) de óleo . 1 cebola picada . 5 tomates picados . 100 g de vagens picadas . 1/2 pimentão vermelho picado . 1/2 pimentão amarelo picado . 2 xícaras (chá) de água morna . 1/3 de xícara (chá) de azeitonas pretas picadas . 1/2 xícara (chá) de palmito picado . 1/2 xícara (chá) de ervilha cozida . Sal, pimenta-do-reino e salsinha picada a gosto. Para decorar: Fatias de tomate, azeitonas fatiadas e rodelas de palmito

Modo de preparo

Decore o fundo de uma forma com azeitonas fatiadas com o tomate e o palmito. Reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola. Acrescente os tomates e cozinhe-os até que desmanchem. Junte as vagens, os pimentões, a pimenta e o sal. Misture, adicione a água e cozinhe até os legumes ficarem macios. Retire do fogo e junte a salsinha, as azeitonas, o palmito e as ervilhas. Acrescente as farinhas aos poucos e mexa até virar um mingau. Espalhe na assadeira e aperte com as costas de uma colher. Desenforme frio. Dica: Essa receita é ótima para aproveitar sobras de legumes.

Bolo salgado de fubá

Ingredientes

· 4 ovos · 1 xícara (chá) de leite · 3 colheres (sopa) de margarina · Sal a gosto · 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado · 2 xícaras (chá) de fubá · 1 colher (sopa) de fermento em pó · 1 cebola picada · 1 pote de iogurte natural · 1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de preparo

No liquidificador, bata os ovos, o leite, a margarina, o sal, o queijo ralado e aos poucos o fubá. Junte o fermento, a cebola, o iogurte e misture a salsa. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve para assar no forno preaquecido a 200ºC durante 30 minutos ou até dourar. Dica: Sirva com tomate cereja, folhas de manjericão e regue com azeite.

Torta de Canjiquinha

Ingredientes

· 1 colher (sopa) de margarina · 1 cebola picada · 1 xícara (chá) de canjiquinha (milho quebrado ou quirela) · Sal a gosto · 1 ovo · 2 colheres (sopa) de farinha de trigo · 1 colher (sopa) de queijo ralado · 1 colher (sopa) de salsa picada · 1/2 xícara (chá) de tomate picado · 1 xícara (chá) de leite

Modo de preparo

Aqueça metade da margarina e refogue a cebola. Junte a canjiquinha e refogue por três minutos. Adicione água fria até cobrir e tempere com sal. Cozinhe até que a canjiquinha fique macia. Aqueça o forno a 180 ºC. Transfira para uma vasilha e acrescente o ovo batido, a farinha de trigo, a margarina restante, o queijo ralado, a salsa, o tomate e sal. Mexa bem e adicione o leite aos poucos. Misture e despeje em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno até dourar.
Dica: Sirva com carnes ou frangos grelhados.

Torta cachorro-quente

Ingredientes

.3 ovos .3/4 de xícara (chá) de óleo .1/2 xícara (chá) de amido de milho .2 xícaras (chá) de leite .1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo .2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado .sal a gosto .1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio

.1 colher (sopa) de azeite .1 cebola pequena picada .1 pimentão pequeno verde cortado em cubos .4 tomates sem pele e sem sementes picados .sal a gosto .1 colher (sopa) de salsa picada .5 salsichas aferventadas Modo de preparo: No liquidificador bata os ovos, o óleo, o amido de milho, o leite, a farinha de trigo, o queijo ralado, o sal e o fermento.

Modo de Preparo

Recheio: Em uma panela aqueça o azeite, doure a cebola, refogue o pimentão e acrescente o tomate. Tempere com o sal e deixe cozinhar no fogo brando até o tomate se desmanchar. Polvilhe a salsa. Corte as salsichas ao meio no sentido do cumprimento. Unte com margarina um refratário, ponha metade da massa, espalhe o molho frio e distribua as salsichas. Cubra com restante da massa e leve para assar durante 40 minutos ou até dourar. Dica: Sirva esta torta com ketchup e mostarda para dar um gostinho especial.

Torta cremosa de frango

Ingredientes

.2 xícaras (chá) de farinha de trigo .2 ovos .3 colheres (sopa) de margarina .1 colher (chá) de fermento em pó .sal a gosto Recheio: .1 colher (sopa) de azeite .1 cebola picada .2 dentes de alho picados .250 g de peito de frango cozido e desfiado .1/2 xícara (chá) de molho de tomate .1/2 xícara (chá) de salsa picada .3 ovos .1 caixa de creme de leite .2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado .sal e pimenta a gosto .100 g de queijo parmesão cortado em cubos

Modo de preparo

Aqueça o forno a 180ºC. Em um recipiente misture a farinha, os ovos, a margarina, o fermento e sal. Trabalhe a massa até ficar homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma forma de 25 cm de diâmetro com aro removível e asse durante 20 minutos.

Recheio: em uma panela aqueça o azeite, doure a cebola, o alho e acrescente o frango. Junte o molho e a salsa. Desligue o fogo e deixe esfriar. No liquidificador bata os ovos, o creme de leite, o queijo ralado, sal e pimenta. Distribua o frango sobre a massa e por cima ponha os cubos de queijo. Cubra com o creme. Leve ao forno por mais 50 minutos. Dicas: Substitua o queijo parmesão em cubos por ricota cortada.

Caldo verde com mandioquinha

Ingredientes

· 100 g de músculo em pedaços · 1 cebola · 4 mandioquinhas · 1 maço de cheiro-verde · 4 xícaras (chá) de água · 1 vidro de palmito · 2 dentes de alho · 1 colheres (chá) de azeite · 2 xícaras (chá) de couve

Modo de preparo

Refogue o músculo com a cebola, a água, a mandioquinha e cheiro-verde. Cozinhe 30 minutos em fogo baixo. Tire o cheiro-verde e o músculo e bata o resto no liqüidificador. Refogue o alho no azeite e junte a couve. Despeje o caldo na panela com o palmito e deixe ferver.

Conteúdo do site VIVA! MAIS

Torta de carne moída com maionese

Ingredientes

· 3 ovos · 1 lata de creme de leite · sal e pimenta do reino a gosto · 1/2 xícara (chá) de amido de milho · 500 g de batatas cozidas e amassadas · 2 colheres (sopa) de óleo · 1 cebola picada · 300 g de carne moída · Sal a gosto · 1/4 de xícara (chá) de maionese · 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas

Modo de preparo

No liquidificador, bata os ovos, o creme de leite, o sal, a pimenta. Incorpore a batata até ficar uma mistura homogênea. Em uma panela, aqueça o óleo, doure a cebola e refogue a carne moída até secar. Desligue o fogo, tempere com o sal, misture a maionese e a azeitona. Em um refratário untado e enfarinhado, coloque metade da massa, a carne e cubra com o restante da massa. Leve para assar no forno preaquecido a 200ºC durante 30 minutos ou até dourar.

Dica: Substitua a carne, por peito de frango moído ou cortado em cubos pequenos.

Torta de atum

Ingredientes Massa

· 2 xícaras (chá) de leite · 1 xícara (chá) de óleo · 4 ovos · 3 xícaras (chá) de farinha de trigo · 1 colher (sopa) de fermento em pó · 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado · 1 colher (chá) de sal

Recheio

· 3 latas de atum sólido em conserva em óleo, escorrido · 4 colheres (sopa) de óleo · 1 cebola média picada · 3 dentes de alho picados · 2 tomates grandes picados · 1/3 de xícara (chá) de azeitona verde picada · 1 colher (sopa) de orégano · 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo Massa

Aqueça o forno a 180ºC. No liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Reserve. Recheio Numa tigela grande, misture todos os ingredientes e reserve. Coloque metade da massa no refratário preparado, cubra com o recheio e, por cima, espalhe a massa restante. Asse por 40 minutos ou até dourar. Sirva em pedaços.

Dica: Você pode preparar esta torta na véspera. Deixe esfriar, embrulhe em filme plástico e reserve na geladeira. Aqueça no forno antes de servir.

E aí? Preparados para os “comes e bebes” juninos? Veja mais no nosso canal especial de Festa Junina e fique por dentro de dicas, receitas, decoração e tudo para deixar sua festa junina inesquecível!
Fonte: site ANAMARIA

 

Tags:

Deixe um Comentário

Uma resposta para “Festa Junina parte V – Receitas de pratos salgados para seu arraial”

Deixe uma resposta