A ambrosia ficou conhecida como sendo o manjar dos deuses,do Olimpo, era um doce com divinal sabor, segundo a mitologia grega. Era tão poderoso que se um mortal a quem era vedado, a comesse, ganharia a imortalidade. Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. O nome Ambrósio, que vem da mesma raiz, significa divino e imortal.
Você poderá gostar de:
Doce de leite Qualhado: Cachorrada
Receita de Ambrosia de forno
Receita de Pudim de leite: clássico e delicioso
Receita de Arroz doce
Receita de Doce de abóbora com coco
É também o nome de um doce originário da Península Ibérica, popular também no interior do Brasil, feito de leite, ovos e açúcar. No Brasil, também é conhecido como doce de ovos. Porém há variáveis. Segundo alguns mitos, se semideuses consumirem exageradamente explodirão em chamas.
Segunda a Mitologia grega era o alimento dos deuses olímpicos enquanto o néctar seria sua bebida, ambos tem fragrância e poderiam ser usados como perfume.
E eu sempre gostei desse doce, a minha receita é mais simples do que a da minha mãe que fazia uma calda antes de tudo. Então para ganhar tempo a gente acaba adaptando, mas fica muito boa a minha também. Da próxima vez eu posto aqui a receita da Dona Eva, minha mamys. Hoje vai a minha mesmo, é rapidinha e deliciosa. Experimente!
Receita de Ambrosia
Ingredientes
2 litros de leite
8 ovos
5 xícaras de chá de açúcar
Suco de 1 limão
1 pau de canela
8 cravos da índia
Raspas de casca de 01 laranja
Raspas de casca de 01 limão para perfumar
Modo de preparar
Coloque o leite para ferver com o suco de limão. Assim que levantar fervura (o leite vai qualhar), é assim mesmo, abaixe o fogo e deixe continuar fervendo.
Enquanto isso bata no liquidificador, os ovos e o açúcar. Depois de batido coloque essa mistura na panela junto com o leite, mecha, coloque os cravos e o pau de canela, deixe fervendo em fogo baixo até secar bem e ficar apenas uma caldinha no fundo da panela.
Vai ferver por mais ou menos 1 hora. Não precisa ficar mexendo, só não deixe queimar quando estiver quase seco desligue o fogo e retire as especiarias, sirva frio ou para gelar.
Dica: Se for guardar coloque em um pote de vidro com tampa.
Bom apetite!
Artigos Relacionados