Aprenda a fazer Xampu em barra com babosa

Aprenda a fazer um xampu sólido em barra com babosa e alecrim.

Você já deve saber muito bem que um dos melhores produtos naturais para o cabelo é a babosa (aloe vera), certo? Desde o tempo dos nossos avós, a babosa era uma das plantinhas obrigatórias para se ter plantada em casa devidos aos seus benefícios, e a vantagem era a possibilidade de ser usada pura, apenas descascar e aplicar no cabelo ou na pele. Simples e assim.

Mas usar assim in-natura não é muito prático para o dia a dia. Por isso, e uma das nossas andanças pela internet, encontramos uma receita muito boa de xampu em barra caseiro feito com babosa. Dessa maneira, você vai ter um xampu sólido em barras para lavar os cabelos e também par ao corpo todo. Prático né?

Como fazer um Xampu em barra com babosa

Para fazer o nosso xampu em barra com babosa é muito simples. Você vai precisar separar o gel da babosa. Basta retirar a casca e utilizar aquele gel transparente, uma folha grande já basta.

Não vamos precisar fazer aquele processo de saponificação comum que costumamos fazer o sabão caseiro. Dessa vez vamos utilizar algumas barras de sabão glicerinado neutro já pronto, muito mais simples de fazer o nosso xampu.

Veja também: Com fazer o sabão Castela, feito 100% com azeite de oliva

Materiais e ingredientes:

  • Gel de 1 folha de babosa grande ou 2 pequenas
  • 1 ramo de alecrim (fresco)
  • 500 gramas de sabão de glicerina neutro
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 150 ml de água mineral ou filtrada
  • 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoa doce
  • 7 gotas de óleo essencial de alecrim (opcional)
  • Espátula de madeira
  • Ralador grosso para ralar as barras de sabão
  • Recipientes ou formas para armazenar

Modo de preparo

  1. No liquidificador, bata o gel da babosa com o alecrim e a água.
  2. Rale as barras de sabão em um ralador grosso e adicione em uma panela junto com a mistura do liquidificador. A melhor maneira é derreter a mistura em banho-maria ou em fogo bem baixo. Fique mexendo bem com uma espátula para não deixar formar “nata”.
  3. Adicione o limão, o óleo de amêndoas e quando a estiver tudo derretido, o óleo essencial de alecrim.
  4. Mexa bem e despeje em forma retangular ou moldes de silicone. Deixe endurecer para retirar da forma e cortar em barras.

Viu como é simples?

Dependendo do tempo aí da sua região, as barras do seu xampu pode demorar um pouco mais para endurecer e desenformar. É normal e se estiver um pouco mole, espere alguns dias antes de cortas as barrinhas.

Depois que as barras estiverem secas, você pode embrulhar em filme plástico e guardar. Deixar algumas barrinhas no armário onde você guarda as roupas e lençóis é um boa dica para deixar tudo perfumado!

Como usar o xampu em barra

Molhe os cabelos e utilize o xampu em barra espalhando bem as espuma pelos cabelos e couro cabeludo. Espere 2 minutos e enxágue bem com água morna ou fria.

A babosa, além de ser um excelente hidratantes e fungicida natural, ajuda a combater a seborreia e o excesso de oleosidade do couro cabeludo.

Já o alecrim, é um planta que por si só possui ativos relaxantes que combatem o stress e para os cabelos, ajuda no crescimento dos fios, combate a caspa e a queda de cabelo.

Receita do site Ciclo Vivo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.