Nos últimos tempos, cada vez mais as pessoas tem se conscientizado sobre reciclagem e como fazer as coisas serem menos prejudiciais a natureza e a nós mesmos. Por diversas vezes postamos aqui receitas caseiras de sabão reciclando óleo e gordura que seriam jogados fora mas dessa vez, esse receita de sabão castela vai ser um pouquinho diferente.
Fora o bem que podemos fazer para a natureza, esse tipo de atividade é super prazerosa e gostosa de fazer. Pelo menos de minha parte, a primeira vez que consegui fazer um sabão em barras do zero, foi muito gratificante. E desse dia em diante sempre procuro novas receitas e formas de fazer sabão em casa.
Do que é feito o sabão Castela?
Todo mundo sabe que a Espanha possui um dos melhores azeites de oliva do mundo, certo? Pois bem, na região centro-norte se localiza a região de Castela, que na idade média era chamada de província independente de Castella e Leão, nobre produtora de azeites até os dias de hoje.
Diferente das outras regiões da Espanha que produziam sabão tendo como base a gordura animal, a região de castela produzia o sabão utilizando o azeite de oliva. Dizem que isso começou também por influência dos povos vindo do oriente.
Por essa diferença, o sabão castela é extremamente suave e delicado e serve tanto como sabonete para uso pessoal como para limpeza geral.
Biodegradável e terapêutico
Esse sabão de castela é biodegradável e não polui o meio ambiente. Além disso, para quem possui algum tipo de alergia ou problemas na pelo, o sabão castela é ideal pois não prejudica a epiderme.
Sua suavidade não retira os óleos naturais que possuímos na pele. Ela limpa mantendo a hidratação natural.
Para quem tem pele seca e sensível e até mesmo em casos de psoríase, o sabão castela é ideal.
Sua composição é tão nutritiva e leve que pode usado até mesmo em peles sensíveis de bebe ou para lavar o seu pet.
Feito totalmente com azeite de oliva
A receita original do cabão castela é feita exclusivamente com azeite, fato esse que ajuda nos benefícios terapêuticos do sabão. Por esse fato, ele produz pouca espuma sendo muito mais cremoso e suave.
É possível adicionar outros óleos na receita para aumentar mais a espuma como o óleo de coco, por exemplo.
Como fazer o sabão Castela
Para fazer o sabão castela é simples e não é muito diferente do método do sabão tradicional. A base é a saponificação usando a lixívea (soda cáustica) com o azeite.
“Saponificação é o processo de fabricação de sabão. Consiste na hidrólise básica de lípideos, mais precisamente triglicerídeos (óleos vegetais ou gorduras) mediante a adição de uma base forte e facilitada com aquecimento. Cada molécula de triglicerídeo se quebra em uma molécula de glicerina e em seus três ácidos graxos correspondentes”.
Materiais necessários
Para fazer o sabão castela, separe os seguintes ingredientes:
- Copo medidor
- Balança de cozinha
- Espátula para mexer. Pode ser uma colher de madeira usada só para usas receitas de sabão.
- Panela para esquentar a água
- Óculos de segurança e luvas de borracha
Para o sabão:
- 800ml de azeite de oliva e 200ml de óleo de coco.
- 300ml de água morna
- 120 gramas de soda em escamas
- Óleo essencial da sua preferência (opcional)
- Corante cosmético (opcional)
Quanto de azeite utilizar?
Com falamos anteriormente, o sabão feito com 100% de azeite fica mais cremoso e suave. Demora mais um pouco até dar o ponto de corte das barras sendo que a cor também fica mais opaca produzindo menos espuma. É perfeito se a sua pele for sensível.
Nesta receitam vamos utilizar 800ml de azeite de oliva e 200ml de óleo de coco. Fica um pouco mais durinha e tente a fazer um pouco mais de espuma. Se você quiser utilizar esses 200ml com outros óleos vegetais fique à vontade (manteiga de karité ou palma, mamona ou canola por exemplo).
Fazendo a saponificação
Em um copo medidor, adicione os 300ml de água. Coloque os 120gramas de soda aos poucos na água e dissolva bem. Essa mistura vai começar a ficar bem quente, é normal.
Atenção: A soda cáustica é bem “nervosa” ao ser manuseada e pode haver risco de queimaduras na pele e nos olhos. Antes de fazer esse processo, coloque as luvas e o óculos de proteção. E lembre-se, nunca despeje a água na soda. Sempre coloque a soda na água aos poucos.
Deixe essa mistura em repouso por uns 30 minutos.
Para acelerar o processo, aqueça o azeite e o óleo de coco. Coloque dentro de vasilha de plástico e adicione a mistura da soda feita anteriormente.
O ponto correto do sabão
Essa é a hora da terapia ocupacional. Você vai ter que ficar mexendo a sua mistura até ela ficar com textura cremosa, parecendo mel. Isso pode levar até 1 hora e meia! Se precisar de ajuda, chame um braço amigo para revezar, ok?
Quando começar a ficar cremosa, adicione umas 10 gotas dos óleos essenciais da sua preferência. Mas isso é opcional.
Finalizando o sabão
Para saber se o sabão já está na hora de colocar na forma, perceba se ao mexer ele forma linhas fundas na mistura como na imagem. Esse é o ponto ideal.
Despeje em formas de plástico (costumo usar potes de sorvete) ou moldes de sua preferência.
Desenformando o sabão
Deixe descansar por uma semana ou duas para desenformar o sabão. As moléculas de água precisam ir evaporando para que sabão fique pronto totalmente. Quanto você desenformar, ainda poderá sentir um cheiro um pouco mais forte, isso é normal pois o sabão está “curando”.
Se ele estiver mais firme, corte em barras e coloque em uma forma para descansar por um 20 a 30 dias. Quando você perceber que a coloração ficou mais clarinha e sem umidade, o sabão está pronto!
Artigos Relacionados