Como cobrir piso de cerâmica com cimento queimado

No faça você mesmo de hoje, aprenda a transformar o seu ambiente usando a técnica do cimento queimado em pisos antigos.

Já faz algum tempo que o técnica do cimento queimado deixou de ser apenas um forma de gastar menos em piso e revestimento. Hoje, o cimento queimado é moderno, contemporâneo e entra como opção de estilo que agrada muita gente.

Antigamente era muito comum usar o cimento queimado para economizar na compra de cerâmicas. Quem não lembra dos famosos pisos “vermelhão” ou “amarelão”?

Pois é, é um estilo que ainda agrada muita gente entretanto, o visual mais comum hoje é a cor natural do cimento. Seja na parede ou no chão, existem várias técnicas para usar o cimento queimado. Em paredes acabadas por exemplo (parede já pintada), já tínhamos dado uma receita bem prática para imitar o cimento queimado usado corante e massa acrílica de acabamento. Muito simples e prático! Dá uma olhada na matéria e veja como fazer aí na sua casa.

Imagens: Pinterest

No chão, o mais comum é aplicar a famosa nata de cimento no direto no contra-piso. Requer um pouco mais de habilidade para o acabamento.

Mas aí surge uma pergunta bem comum. É possível renovar o ambiente e usar o cimento queimado por cima da cerâmica antiga? Sim, é possível!

Segue o texto que tá tudo explicadinho.

Dá para cobrir cerâmica com cimento queimado?

Sabemos que piso de cerâmica existem aos montes e de qualidades bem diversificadas. Se você deu azar de colocar um piso de baixa qualidade ou se mudou para uma casa nova como um piso velho e manchado, saiba que dá para colocar o cimento queimado por cima do piso antigo.

É bom lembrar que não é apenas fazer o cimento e espalhar. Existe algumas etapas que ajudam a dar mais resistência ao piso e evitar que apareça fissuras ou esfarele com o tempo.

Veja também:

Como fazer tinta de parede caseira
Decoração com caixotes de feira: dicas e fotos
Parede de cimento queimado na decoração. Aprenda a fazer

Antes de usar o cimento queimado no piso antigo

Antes de tudo, retire todos os móveis do ambiente e limpe bem o piso com detergente e água. Se tiver peças de cerâmica fofas e soltas, é preciso retirar pois isso causará trincas no chão muito facilmente.

Para resolver isso é fácil, com uma espátula, retire as peças soltas e complete com argamassa o espaço resultante.

Agora vamos aos materiais necessários. Vou deixar as quantidade por conta de cada um, portanto, adeque as quantidades de material dependendo do tamanho do seu ambiente, ok? Mas calcular isso é simples, basta calcular a quantidade de metros quadrados do seu ambiente e ver a descrição do produto para saber o rendimento de cada saco de argamassa.

Aqui nessa receita, vamos usar uma boa base de argamassa ACIII ou argamassa piso sobre piso na primeira etapa. Ela costuma render uns 6 metros quadrados a cada 20 quilos. Como vamos usar uma mistura mais líquida, ela irá render bem mais que isso.

Depois, nós faremos uma mistura com impermeabilizante líquido e cimento para cobrir, e no final, um verniz impermeabilizante específico para superfícies cimentícias. Dessa forma o nosso piso irá ficar bem mais resistente e bonito!

Material necessário

  • 1 saco de argamassa ACIII ou piso sobre piso.
  • ½ saco de Cimento de construção
  • 1 litro de impermeabilizante Bianco
  • Bacia ou balde para misturar
  • Lixa de parede
  • Desempenadeira e espátula
  • Esponja para dar acabamento
Espalhe bem com uma desempenadeira para lixar menos no final do processo.

Como aplicar: Primeira etapa com argamassa

  1. Faça uma mistura com água e a argamassa até obter uma mistura homogênea e macia. Não pode ser muito dura, precisa ser bem maleável para poder espalhar com facilidade com a desempenadeira.
  2. Espalhe por todo o ambiente uma camada da massa e deixe secar por de 3 a 5 dias. Repita o processo todo novamente e aplique uma outra camada espalhando bem e deixando menos imperfeições possível.
  3. Depois que secar bem, verifique se existem imperfeições ou grumos no piso. Retire com a lixa se preciso.

Segunta etapa: Cimento e impermeabilizante

  1. Faça uma mistura com cimento comum com água e impermeabilizante misturados em partes iguais.
  2. Misture bem até chegar em uma textura macia e fácil de espalhar com a desempenadeira. Sempre vá misturando para evitar grumos na massa.
  3. Espalhe bem em toda a superfície. Deixe secar de 20 a 30 minutos e passe uma esponja úmida para alisar a superfície. Vá molhando a esponja e alisando o máximo possível.
  4. Deixe secar o piso por uma 1 semana para curar bem.
  5. Depois desse tempo, passe uma lixa de parede para deixar o piso bem lisinho.

Terceira etapa: Verniz impermeabilizante

Essa última etapa é um acabamento que irá criar uma resistência a água e umidade porque já que estamos falando de piso, então é super necessário fazer isso.

Você vai precisar de um impermeabilizante a base de solvente para áreas cimentícias. Em lojas de tintas e materiais de construção você irá encontrar com facilidade.

Aplique 2 demãos do produto respeitando o tempo de secagem de cada demão conforme o fabricante do produto indicar. Não se espante se ficar esbranquiçado quando você aplicar, isso é normal. Quando ele secar irá criar uma película protetora e ficar transparente e com um pouco de brilho.

Se você gosta de mais brilho, pode usar uma cera transparente para piso. Fica muito bonito e com aspecto parecendo pedra!

Dicas

  • Evite fazer esse processo em pisos de garagem ou com alto tráfego.
  • Quando o cômodo aplicado for muito grande, é bom usar uma mistura na massa com microfibra de poliuretano para reforçar a consistência da massa e evitar fissuras e trincas.
  • Respeite o tempo de secagem. Se o dia estiver chuvoso ou úmido demais, pode ser que você precise de mais tempo entre uma aplicação de massa e outra.

Receita do site: Erikakarpuk.com

Artigos Relacionados

2 comentários em “Como cobrir piso de cerâmica com cimento queimado”

    1. Oi Gilda!
      Geralmente não atrapalha Gilda. O piso vai ganhar alguns poucos milímetros de espessura e não chega a atrapalhar. Se acontecer, pode ser por causa do nivelamento do piso que já existia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.