Home » Cabelos » Como tratar o cabelo para progressiva durar mais tempo

Como tratar o cabelo para progressiva durar mais tempo

Hoje vamos falar sobre o resultado que a escova progressiva deixa no seu cabelo, além do liso perfeito. Ela é um tipo de química e como tal vai resultar em danos caso você não trate o cabelo no pós progressiva. Mas sem dúvida alguma, fazer a progressiva durar mais tempo é uma das grandes questões que todas querem aprender.

Então acompanhe a nossa matéria para ver nossas dicas que vão ajudar a manter a sua progressiva com o seu efeito liso por mais tempo e também deixa-lo com vida e saudável!

Todo cabelo precisa de cuidados, mesmo os lisos naturais. E um cabelo com química precisa ainda mais de tratamentos. Não é só porque você conseguiu o efeito liso e brilhante que os fios estão saudáveis por dentro. Aliás para quem não sabe, o ideal é fazer a progressiva depois de fazer um cronograma completo nos cabelos. Assim os fios vão estar saudáveis para aguentar a química e receber o selante que vai fechar as cutículas dele.

Feito esse cronograma capilar completo, os fios estão prontos para serem alisados. Mas não quer dizer que basta isso. Alguns cuidados especiais para que o seu cabelo não fique ressecado ou danificado após o alisamento são necessários. Até para evitar pontas espigadas (pontas duplas), e o corte químico.

As dicas que vamos dar são sobre isso e também como ajudar a prolongar o efeito da escova progressiva, que normalmente são de em torno de 3 meses. Mas se você não cuidar do cabelo adequadamente esse efeito acaba durando menos ou os danos também vão surgir antes disso. Ao passo que cuidando, sua progressiva vai durar até por mais tempo.

O que é uma progressiva? Como a progressiva funciona nos fios?

A progressiva é um procedimento moderno, e atual para alisar os fios, mas continua sendo uma química para alisar. Ela garante o efeito chapado, liso perfeito que nos amamos! Mas não podemos nos iludir com esse brilho, porque brilho não significa cabelo saudável, o brilho acontece porque o fio liso reflete mais luz. E como a progressiva muda a estrutura dos fios, é que você precisa cuidar.

Como funciona?

Ela alisa, muda a estrutura dos fios, e mesmo depois do tempo previsto, os cabelo não voltam ao normal, como por exemplo um cabelo ondulado ou cacheado, para voltar a ter ondulações depois de alisado, ele fica alisado, mesmo que sem vida e espigado. Por isso pra mudar tem que ir cortando e tratando os fios pra retornar ao cabelo natural.

O que pode causar?

Além do que já falei, o cabelo pode ficar mais oleoso, isso porque fios lisos permitem que o óleo do nosso couro cabeludo se espalhe mais facilmente para os fios. E a química também reage com esse couro cabeludo, fazendo com que ele produza mais óleo. Mas como quase sempre não chegam as pontas, elas ficam mais secas. Por isso se deve ter atenção a elas, além dos cuidados com hidratação redobrados no pós química.

Outro efeito que a progressiva costuma causar pra quem não trata, é o efeito liso sem leveza, um liso sem maleabilidade. Isso se deve à falta de tratamento depois do processo da progressiva. Portanto, o objetivo é fazer a progressiva durar mais tempo mas com os cabelos com maleabilidade e brilho.

Veja também: Os benefícios da babosa para os cabelos

Como manter o efeito da progressiva por mais tempo?

É simples, tomando alguns cuidados antes de fazer a progressiva, como já citei antes, o cronograma capilar. E também tomando cuidados no pós procedimento. Os tratamentos pré e pós progressiva são fundamentais para que a o liso da progressiva dure mais tempo, mas mantendo a saúde dos fios como o brilho, leveza e maleabilidade dos fios.

Veja também:

Dica 1 – Não use shampoo anti-resíduos

Ele funciona abrindo as cutículas para retirar impurezas, mas também retira químicas, então não servem para um cabelo com progressiva. Procure usar shampoo loo poo, sem petrolato ou parabenos. E não esfregue os fios com o shampoo e muito menos as pontas. Coloque o shampoo nas mãos, distribua nos fios a, esfregue delicadamente ou couro cabeludo e não aplique demais nas pontas, só a agua do enxague do shampoo já são suficientes. Isso serve para qualquer cabelo. Mesmo os sem químicas!

Dica 2 – Invista em um pré-poo

Esse procedimento ajuda a prolongar o efeito alisamento e faz a progressiva durar mais tempo. O pré-poo , é quando você aplica um creme de pentear, óleo ou máscara no cabelo antes do shampoo, a fim de criar uma camada que proteja os fios. Então faça isso antes de lavar o cabelo e deixe agir por 20 minutos antes de enxaguar.

Dica 3 – Não lave o cabelo todos os dias

Não lave os cabelos todos os dias. Se não aguentar não e quiser molhar a cabeça todos os dias, Intercale um dia com lavagem outro apenas com condicionador. Assim você não vai retirar a química da progressiva.

Dica 4 – Faça cronograma capilar

Faça um cronograma capilar, com hidratação, nutrição e restauração. Os fios estão selados, mas mesmo assim vão receber o que precisam em cada etapa do cronograma. Todo cabelo precisa de cronograma, e os quimicamente tratados precisam dele com o dobro da etapa de restauração. Assim você vai ter um cabelo liso perfeito, e não um efeito cabelo engessado.

Veja tudo sobre como fazer um cronograma capilar.

Dica 5 – Não deixe de usar o condicionador

Capriche no condicionador, tanto nos cabelos quanto nas pontas. O condicionador serve para fechar as cutículas, e manter o que tem dentro dos fios. E se você tem progressiva, ela vai ficar ali por mais tempo e também ajuda a progressiva durar mais tempo.

Dica 6 – Hidratação com queratina misturada ao seu creme, ou misturinha caseira

Você pode fazer esse tratamento em torno de 5 dias depois da progressiva. Ela vai ajudar a fechar as escamas e manter a química por mais tempo. Essa dica pode se repetir a cada etapa do cronograma. Mas não exagere na quantidade de queratina, porque se colocar demais ela enrijece os fios, e podem quebrar. 1 colher de queratina hidrolisada na sua mistura, já é o suficiente.

Dica 7 – Óleo ou sérum reparador nas pontas

 Passe uma boa quantidade de óleo reparador nas pontas, se possível todos os dias. Assim você vai proteger os fios do ressecamento e vai garantir a hidratação.

Dica 8 – Não durma com cabelos molhados

Evite lavar os cabelo à noite, para não ter que usar secador. E caso prefira lavar á noite, faça isso com tempo para que os fios sequem completamente. Não durma com cabelo molhado, ele vai amassar, fazer com que danifique a estrutura dos fios. O cabelo molhado deixa os fios elásticos, podem embaraçar e quebrar com facilidade.

Dica 9 – Não se esqueça de usar protetor térmico

Quando for secar o cabelo com o secador, não deixe de usar um sérum ou leave in com proteção térmica, uma vez que o produto evita que as escamas dos fios se abram e o procedimento dure menos tempo.

Dica 10 – Use o secador adequadamente

Não abuse do secador para não ressecar os fios. Use antes um protetor térmico quando for usar escova ou chapinha. Mas pelo menos uma vez por semana você pode usar para reativar os componentes da progressiva que é conseguido com procedimento termoativado. Então o calor do secador ou da chapinha ajudam nisso.

Dica extra: Quando pintar o cabelo, antes ou depois da progressiva?

  • Se você pintar antes, e fizer a progressiva a seguir pode danificar ou manchar o cabelo, se você pintar logo a seguir vai correr o risco de danificar, do seu cabelo não aguentar.
  • Então se for pintar antes que seja pelo menos 1 semana antes;
  • Se for depois, que você pinte depois de 15 dias. Assim você tem tempo de tratar os fios e deixá-los mais fortes para um novo procedimento químico.

Sugestão de produtos para os cabelos quimicamente tratados

  1. Kit reconstrutor Lumina com tecnologia pró-teia
  2. Serúm regenerador progressivo pró-teia
  3. Oleo leve Reparador Lumina

* Observação: O site pode ganhar uma pequena comissão quando o usuário comprar algum produto nesta página.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.