Receita de Bolo mousse de chocolate

Se bolo de chocolate é bom imagina isso com uma mousse de chocolate geladinha? Aprenda a receita!

Bolo e mousse de chocolate juntos, tem como ficar ruim? Pois é, ainda mais quando a receita é simples de fazer. Esta receita de bolo mousse é uma ótima sugestão para uma sobremesa de domingo ou para finalizar um excelente almoço especial.

A mousse é feita com chocolate amargo e meio amargo. Aqui fica à sua escolha entre misturar os chocolates ou usar somente um chocolate 70%. Se preferir pode usar metade 55% e metade 85% também, fica uma delícia com sabores bem mais intensos!

Receita de bolo mousse de chocolate meio amargo

Ingredientes

  • 150 gramas de chocolate meio amargo 55% ou 60%.
  • 50gramas de chocolate amargo (acima de 70% de cacau)
  • ½ xícara de manteiga. Aprox. 100 gramas.
  • 1 colher de chá de café solúvel em pó.
  • 8 claras em temperatura ambiente.
  • 1 pitada de sal
  • ¾ xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de rum ou essência de rum. Pode ser conhaque também ou Contreau licor.
  • 1 colher de chá de essência de baunilha.
  • 8 gemas

Modo de preparo

Para começar, vamos derreter os chocolates! Você vai precisar fazer isso em banho-maria ok?

Pique as barras de chocolate e coloque no recipiente junto com a manteiga e café solúvel. Só para lembrar, o café ajuda a realçar o sabor do chocolate, fica uma delícia.

Agora, bata as claras em neve na batedeira até obter a consistência de picos moles. Adicione metade da quantidade de açúcar e bata novamente até obter a consistência de picos bem firmes. Pronto, reserve.

Em outro recipiente, bata as gemas o restante do açúcar. Adicione a baunilha e bata até ficar bem misturado. Adicione o chocolate derretido já frio, o rum ou conhaque. Por fim, misture as claras nessa mistura delicadamente com uma espátula. Incorpore bem.

Veja também:

Agora vamos dividir essa massa pois uma parte vai para geladeira e outra vai ser assada. Separe umas 3 xícaras dessa massa coloque em um recipiente fechado com plástico filme e deixe na geladeira. O restante da massa adicione em uma forma de abrir, (uns 20 a 25cm de diâmetro). Asse por 30 minutos em forno pré-aquecido a 180°C.

Passo a passo para fazer o bolo mousse de chocolate meio amargo.

Depois desse tempo, espete com um palito a massa e veja se ela sai levemente úmida. Esse é o ponto pois a massa é cremosa. Deixe esfriar.

Espalhe a mousse de chocolate em cima do bolo. Espalhe bem com uma espátula. Agora você pode retirar o aro da forma. Sirva com sorvete de creme ou creme chantilly.

Se preferir, você pode fazer uma camada de creme chantilly em cima do mousse e enfeitar com raspas de chocolate meio amargo.

Gostaram da nossa receita de bolo mousse? Deixe um comentário!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.