Eu adoro cozinhar e quem acompanha o site sabe disso. Muitas receitas eu costumo fazer diferentes, mais ou menos uma versão pessoal onde eu tiro algo ou acrescento algum ingrediente que acho que pode dar certo e entre as minhas experiências eu resolvi incluir a receita de galinhada à moda mineira, aquele prato que vale por uma refeição completa e que tem gostinho da roça.
Sabe aquela receita que você vai colocando o que gosta, o que acha que vai dar certo e vai inventando a sua moda? Pois é, essa receita é um exemplo disso. Meu marido não gostava muito de galinhada embora a minha sogra adore, então eu resolvi colocar ingredientes diferentes e o meu tempero mineiro na receita e acabou dando certo. Ficou uma delícia e ele se apaixonou! Agora ele adora galinhada! \o/ Assim como o arroz carreteiro que ele passou a gostar também depois da minha versão. Mas isso é papo para outro post em breve né? Vamos então a receita da galinhada a minha moda, um misto de carioca com mineira mas bem mais mineirinha!
Veja também:
Receitas com arroz – Pratos salgados, doces,Tortas, bolos e bolinhos
Arroz Cremoso de Forno – 10 Receitas Fáceis, Rápidas e Deliciosas
Essa receita é bem servida, dá para 6 pessoas, mas se for para quem gosta de prato fundo e cheio, serve 4 pessoas comendo bem. Se for fazer para duas pessoas reduza o frango e o arroz pela metade, o resto pode ser igual.
Receita de Galinhada à moda mineira
Ingredientes
1 kg de coxa e sobre-cocha ou coxinha
1 linguiça calabresa picada em quadradinhos
1 cenoura picada em quadradinhos
1 lata de milho verde
1 colher de sopa de arisco
1 tabletes de caldo de frango
1 tablete de caldo de carne
4 colheres de sopa de azeite
4 xícaras de arroz branco de boa qualidade
1 xícara de molho de tomate (eu uso Heinz)
Água o quanto baste
1 cebola grande ralada
4 dentes de alho
1 pimentão picado (opcional)
Salsinha, ou Coentro e cebolinha picados
Modo de preparo:
– Limpe o frango (eu retiro as peles) e deixe de molho coberto em água com meia xícara de vinagre por meia hora.
-Em seguida escorra bem essa água do frango e tempere com a metade da cebola e do alho e o arisco. Deixe marinar por mais ou menos 2 horas.
-Depois frite os pedaços de frango no azeite em uma panela grande. Depois de frito dos dois lados, acrescente mais ou menos um copo de água, os temperos de caldo de carne e de galinha e deixe cozinhando. Reponha a água sempre que precisar até que o frango esteja cozido.
-Enquanto isso fervente a calabresa picada, escorra a água e reserve.
-Quando o frango já estiver macio, acrescente o arroz, a cenoura e todos os outros ingredientes menos o cheiro verde.
-Assim que o arroz estiver quase cozido acrescente o cheiro verde picado e desligue a panela antes de secar toda água do cozimento, tape a panela, o arroz vai chupar a água e sem grudar no fundo da panela.
Foto passo-a-passo da galinhada
Dicas:
-Eu fritei bacon cortadinho para colocar por cima do prato na hora de servir, e também fritei banana da terra para sobremesa porque o meu marido gosta dos dois. Ele adorou e comeu 2 pratos…rs-Você pode colocar pimenta dedo de moça e pimentão no preparo. Mas sem a cemente da pimenta e apenas uma bem picadinha, fica uma delícia!
Você pode fazer também sem o milho se preferir. Hoje eu fiz sem o milho e sem as cenouras porque meu marido pediu, ai eu faço é claro! 🙂
Espero que tenham gostado da matéria. Deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂
Veja também:
Frango com creme de cebola e cerveja preta
adorei, a xícara de arroz que vc usou é pequena, pq 4 xícaras de arroz da bastante arros puro, sem nada, e juntando um monte de coisa assim, eu acho que dá pra mais pessoas não dá?
Sim, dá pra mais pessoas com certeza! É que aqui somos bem exagerados nas porções, kkkk
Bjs!
Hummmmmm vou fazer adorei esta receita
O que seria uma colher de Arisco?
É a mania da cozinheira aqui dizer tempero de alho e cebola prontos kkkkkk 🙂
Bata cebola e alho no processador, adicione um pouco de sal e pimenta do reino, ou cominho. Adicione uma colher na receita e ainda você vai ter tempero pronto para várias outras receitas.
Beijos Darlene!
Ps: Desculpe a demora, a galinhada ficou boa? 😛