A suave panna cotta
Sem fazer alarde, a sobremesa italiana se infiltra de vez nos cardápios paulistanos. Confira uma receita
A panna cotta é uma das sobremesas mais leves da confeitaria. Originária do Piemonte, região ao norte da Itália, tem como base nata e açúcar e geralmente é consumida com compotas de frutas. Sua textura muito leve – bem mais do que flans, manjares, pudins, para falar dos doces de aparência similar a dele – aguça paladares delicados e exigentes. Sem fazer alarde, ela está se infiltrando nos cardápios paulistanos de maneira definitiva. Versátil, o doce permite adequações ao estilo da casa, sem ferir sua origem.
Panna cotta com calda de frutas vermelhas
Receita de Carlos Bertolazzi, do restaurante Zena Caffè, em São Paulo
Rendimento: 4 unidades
Ingredientes
Panna cotta
300ml de creme de leite
200ml de leite
90g de açúcar
5g de gelatina
1 fava de baunilha
Calda de frutas vermelhas
200g de frutas vermelhas congeladas
50g de açúcar
1 colher (sopa) de vinho do Porto
Modo de preparo
Panna cotta
Corte a fava de baunilha ao meio raspando seu interior e coloque em uma caçarola junto com o leite, o creme de leite e o açúcar. Aqueça, sem deixar ferver, e acrescente a gelatina já hidratada em água. Coloque a mistura em forminhas e leve à geladeira por cerca de 4 horas. Na hora de servir, retire da geladeira, aqueça as forminhas em água quente e desenforme e cubra com a calda.
Calda de frutas vermelhas
Aqueça todos os ingredientes juntos, até formar uma calda ligeiramente espessa. Passe por uma peneira e deixe esfriar. Se quiser uma calda mais rústica, não precisa coar.
Fonte: http://comida.ig.com.br
Artigos Relacionados