Com fazer um refrigerante caseiro de Hibisco. Com muito gás natural!

Aprenda a fazer um refrigerante caseiro de hibisco totalmente natural e como muito gás!

á não é nenhuma novidade que o consumo excessivo de refrigerantes industrializados é prejudicial para a saúde. Entretanto, ninguém aqui é “caxias” ao ponto de ficar ensinando ou impondo o que você deve ou não consumir. O que vamos abordar hoje é uma solução deliciosa onde você conseguirá fazer o seu refrigerante caseiro totalmente natural!

Lembrando que, moderar o consumo de refrigerantes é apenas uma questão de bom senso, tá? Dá para comer suas “bobagens” de vez em quando sem problemas. A grande questão é quando o supérfluo vira hábito, aí sim a coisa complica. Ninguém em sã consciência começa o dia tomando refrigerante, e praticamente substituindo a água na hidratação. É óbvio que isso não é bom!

Mas naquele final de semana onde você quer comer um belo hambúrguer, por exemplo, porque não um refri bem geladinho? Equilíbrio na alimentação (e na vida!) é a chave.

E pensando nisso, vamos aprender a fazer um refrigerante caseiro de hibisco totalmente natural para você beber sem culpa!

Nessa receita você vai aprender a fazer uma bebida gaseificada natural com a fruta que você desejar e gostar mais. Nesse caso, faremos uma refrigerante com limão e hibisco, uma erva natural e funcional para o organismo.

Mas aí vem a pergunta:

Mas como é que eu vou colocar gás nessa bebida?”

Essa resposta é simples e o processo é natural e benéfico pra saúde.

Gaseificar uma bebida é um processo natural

Sim, criar gás em bebidas é um processo natural que existe a milênios na humanidade. Afinal, criar bebidas diferentes parece ser uma atividade bem divertida na evolução do ser humano.

Dizem que as primeiras cervejas apareceram com os egípcios ou com até mesmo antes, na antiga suméria.

Se colocarmos uma fruta misturada com água e açúcar e deixarmos decantar, as bactérias presentes no ambiente vão agir e consumir o açúcar e reagir com as frutas. Depois de alguns dias, esse processo bacteriano gera um gás na água. E com o passar do tempo, vai gerar até mesmo o álcool!

Tempo, ingredientes certos e as bactérias naturais fazem o papel de transformação.

Para fazer o nosso refrigerante caseiro de hibisco, faremos o processo até conseguir o gás. A quantidade alcoólica não será significativa pelo tempo que deixaremos a bebida em repouso.

Essa bebida na região sul do Brasil também é conhecida como gasosa ou spritzbier, como chamam os colonos alemães.

Para facilitar o processo, primeiro você faz um xarope da fruta que você quiser. Nessa receita, vamos fazer com limão e hibisco.

Imagem: Glasshouse journal

Veja também:

Criando o xarope de frutas

Para fazer o nosso refrigerante caseiro de hibisco (ou de qualquer outra fruta), vamos fazer um xarope para facilitar a mistura.

  • 1 xícara de chá de açúcar
  • meia xícara de água
  • 2 colheres de sopa bem cheias do sabor escolhido que pode ser: gengibre ralado (o famoso ginger bier!), hibisco, uva, abacaxi, maçã, sucos concentrados e muitos outros.
  • Coloque tudo em uma panela e deixe ferver até extrair todo o sabor da fruta.
  • Coe e deixe esfriar.

Com a nossa base pronta, vamos fazer agora o nosso refrigerante caseiro de hibisco com limão!

Fazendo o refrigerante caseiro de hibisco

Pegue uma garrafa pet de 2 litros e junto o xarope de frutas que você fez antes e ¼ de fermento biológico seco, aquele fermento de pão que você encontra no supermercado.

Adicione o suco de 1 limão grande e adicione água filtrada até um pouco mais da metade da garrafa. Isso vai dar umas 7 ou 8 xícaras de água.

Tampe e mistura bem os ingredientes.

Agora, precisamos deixar de 2 a 3 dias a nossa mistura em um lugar reservado e longe da luz. Dentro do armário ou em lugar escurinho é o ideal.

Depois desse tempo, o seu refrigerante caseiro já estará pronto! Leve à geladeira e beba gelado.

Uma observação: Em lugares com o clima mais quente, 2 dias já são o suficiente para a sua bebida ficar pronta. Já no inverno ou lugares com o clima ameno, 3 a 4 dias podem ser precisos.

Depois desse tempo, pode ser que a sua garrafa tenha muito gás. Abra de leve a tampa para sair o excesso de gás e volte com ele para a geladeira.

Porque o fermento biológico?

Se você achou estranho, calma que a resposta é simples. O fermento biológico já tem a colônia de bactérias prontas para reagir na nossa bebida. Ela vai acelerar o processo e criar o gás de forma natural muito mais rápido.

Viu como é fácil?

Lembrando que você pode fazer com outras frutas criando sabores bem diferentes.

Deixe aqui nos comentários se você gostou da receita e se você já fez alguma vez.

Referências:

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.