Como fazer resina epóxi caseira para artesanatos

Aprenda a fazer um efeito vitrificado caseiro parecido com a resina epóxi.

Você já deve ter visto por aí aquelas mesas de escritório vitrificadas com alto brilho e cores intensas. Isso se deve a um composto chamado resina epóxi onde é possível impermeabilizar e “vitrificar”, digamos assim, diversos tipos de superfícies que vão da madeira às paredes e pisos de cimento.

Outro tipo acabamento que provavelmente você já deve ter visto é o chamado porcelanato líquido. Isso é possível fazer justamente usando a resina epóxi, que quando misturada a um catalisador, endurece e proporciona o efeito vitrificado de alta resistência e brilho.

E no artesanato, a resina epóxi também é muito utilizada para criar cores e efeitos de alto brilho e resistência dando um aspecto muito bonito e criativo para diversos tipos de arte. E se eu te disser que é possível criar uma resina epóxi caseira para incrementar o seus artesanatos de forma muito prática e econômica? É isso que vamos aprender!

Mesas revestidas em resina epóxi. Imagens: Pinterest
De piso à objetos feitos com resina. Imagens: Pinterest.

Claro, a nossa resina caseira não se assemelha em compostos químicos como a epóxi industrial. Essa nossa mistura proporciona um acabamento semelhante, com visual muito parecido entretanto, não é igual.

Deixando claro isso, a nossa receita caseira de resina epóxi é indicada principalmente para os trabalhos de artesanato em papel, vidro, madeira ou áreas de parede em concreto cru.

Entendendo mais: O que é a resina epóxi?

A resina epóxi é um derivado do plástico conhecido como poliepóxido, que quando misturado a um outro produto catalisador, endurece e proporciona o visual sólido e resistente com acabamento muito bonito e brilhoso.

Conhecido muito atualmente nos projetos estéticos em mesas, pisos e obras de decoração, a resina epóxi já uma velha conhecida da indústria, muito utilizada em pisos de alto trafego devido a sua resistência e facilidade de limpeza.

Como falamos antes, além do conhecido “porcelanato líquido”, a resina epóxi proporciona uma variedade muito grande dentro de outros elementos decorativos como pois o seu preenchimento sólido garante uma transparência muito bonita quando aliado a elementos naturais como madeira crua, e objetos de arte.

Veja também

Como fazer uma resina epóxi caseira para artesanatos

Para fazer a nossa resina caseira, vamos utilizar dois materiais muito populares e conhecidos para dar a aparência brilhosa e parecida com a resina epóxi convencional. Os materiais são encontrado facilmente em qualquer papelaria ou loja de artesanatos.

Materiais necessários

  • Cola de silicone líquida
  • Goma laca transparente
  • Álcool 70%
  • Pigmento corante a base de água. O conhecido corante Xadrez (opcional).
  • Pincel ou rolo de espuma pequeno
  • Recipiente com tampa para misturar os materiais

Como fazer

  1. Para fazer é simples, você irá misturar a cola de silicone e a goma laca em partes iguais.
  2. Adicione apenas 10% nessa mistura de álcool 70% para facilitar na aplicação. O álcool ajuda a incorporar melhor esse materiais.
  3. Se quiser, adicione algumas gotas de pigmento. Se usar sem pigmento, sua resina ficará transparente com aspecto vitrificado.
  4. Misture bem e deixe descansar por 15 minutos para as bolhas da mistura diminuírem.

Como aplicar

Essa mistura de resina caseira seca bem rápido. Portanto, aplique rapidamente com um pincel macio. Você pode aplicar em tecido, papel, madeira, vidro e até mesmo em paredes e cerâmicas, sendo sempre em pequenas partes.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.