Tinta caseira para piso com apenas 3 ingredientes

Aprenda a fazer uma tinta caseira para piso ou cimento com apenas 3 ingredientes.

Para quem está reformando ou construindo sua casa sabe que a fase de acabamento acaba doendo no bolso. E uma das coisas que não podem passar despercebidas é a pintura do piso ou calçadas externas, que precisam de uma proteção para evitar manchas e mofo com o passar do tempo. E para isso, que tal aprendermos a fazer uma tinta caseira para piso economizando muito?

Isso mesmo, essa tinta caseira para piso ou calçada leva apenas 3 ingredientes simples, rende em média uns 20 litros de tinta. Tem uma excelente resistência e pode ser usada em áreas externas para dar proteção e acabamento. Tem resistência muito melhor que a grande parte das tintas acrílicas pois leva o rejunte para pisos na composição, o que deixa a tinta caseira bem resistente.

Quais ingredientes vou usar na tinta caseira?

Rejunte para piso

A base para a receita é o pó de rejunte, que é super resistente. O rejunte é aquele pó que usamos para fazer uma massa para tapar os espaços entre os pisos de cerâmica. Depois que a nossa tinta caseira estiver seca, o rejunte vai criar uma camada forte no piso aplicado.

Você pode escolher o rejunte da cor que quiser, fica até mais fácil pois a sua tinta caseira para piso já vai ficar pigmentada.

As embalagens de rejunte geralmente são encontradas em embalagens de 1 e 5 quilos.

Marcas de rejunte para piso bem conhecidas que você irá encontrar.

Cola branca ou líquido adesivo

Se você já acompanha aqui o site e as receitas de tinta caseira, sabe que a cola branca é ingredientes importante porque ajuda muito na impermeabilização e elasticidade.

Parece estranho misturar cola no líquido, mas confie, até na mistura do cimento a cola branca é excelente para impermeabilização de superfícies.

Mas não é qualquer cola que é usada para fazer a nossa tinta de piso. Precisamos usar a cola branca pva extra-forte. Você encontra facilmente em lojas de tintas ou materiais de construção.

Outro ingrediente para substituir a cola é o adesivo líquido ou bianco, como ele é mais conhecido. Aliás, é recomendado você usar esse ingrediente no lugar da cola, vai facilitar a mistura e durabilidade porque ela já é industrializada para essa finalidade.

Essas são algumas marcas bem conhecidas que você pode pesquisar o preço aí na sua região.

O adesivo líquido já vem pronto, basta adicionar e misturar na sua tinta.

Resina acrílica

Esse material é opcional e sua tinta de piso irá funcionar também apenas com o rejunte e a cola (ou adesivo líquido). 

A resina acrílica é um líquido que você pode aplicar diretamente em pisos de cimento, cerâmica ou pedras. Ela tem função de brilho e impermeabiliza as superfícies para que a água não penetre e dê manchas e mofo.

Você irá encontrar a resina acrílica em lojas de pintura e custa em média uns R$50,00 a lata de 3,6 litros. Usaremos nessa receita apenas 200 ml.

Materiais necessários para fazer a tinta caseiro para piso

  • 1 kg de rejunte
  • 200 gramas de cola branca ou líquido adesivo para massa (Bianco, chapisquinho ou similar)
  • 200 ml de resina acrílica (opcional)
  • Corante em pó (opcional)

Modo de fazer

Em um balde grande, adicione 1 litro de água e o rejunte todo. Espere uns 5 minutos e depois misture bem até dissolver bem. Se você tiver um misturador para adaptar à sua furadeira, melhor. Se você perceber que a mistura está muito grossa, adicione mais água e continue misturando até ficar sem bolinhas grudadas.

Em seguida, adicione a cola branca ou o adesivo líquido e por fim a resina acrílica. Vá misturando e adicionando água até a textura desejada. Para essa quantidade de 10 a 12 litros é o suficiente.

Como aplicar no piso

  • Isole com fita crepe as partes de parede ou áreas de piso para não manchar.
  • Aplica a tinta com rolo de lã ou espuma. Se a área for pequena, pode aplicar com pincel ou trincha.
  • Espere secar bem e aplicar outra demão de tinta.

Observações importantes

  • Devido ao rejunte, a tinta terá que ser usada em sua totalidade e não pode ser armazenada. A massa decanta no fundo e fica dura.
  • Quando estiver usando, mexa sempre a tinta para a mistura ficar homogênea.
  • Faça uma quantidade um pouco superior para evitar diferença de cor caso a tinta acabe e precise ser refeita.

Outras receitas de tinta caseira e impermeabilizantes

Receita do canal: Mundo da construção civil

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.