Home » Casa » Tinta caseira para piso de cimento gastando menos de 15 reais

Tinta caseira para piso de cimento gastando menos de 15 reais

O revestimento ou pintura de um piso externo é fundamental em uma casa, tanto para manter a estética como para conservar o local contra mofo e umidade. Mas sabemos que uma tinta de qualidade para esse finalidade não costuma sair barato. E se eu te disser que você pode fazer uma tinta caseira para piso de cimento gastando menos de 15 reais?

E pensando na praticidade (e também na economia, é claro!), no faça você mesmo dessa semana vamos aprender a fazer uma receita caseira de tinta para impermeabilizar pisos de cimento de forma fácil e muito barata.

Por que é importante pintar o piso de cimento de áreas externas?

O piso de cimento, principalmente calçadas e varandas externas, quando não são revestidas com cerâmicas pintadas, tendem a escurecer com mais facilidade. 

Isso se deve principalmente pela umidade, já que esse cimento normalmente não possui uma barreira impermeabilizante e a grande parte dessa umidade será absorvida pelo piso.

Com o tempo, pode-se perceber que o piso começa a ficar com várias trincas pequenas e até rachaduras devido a dilatação do concreto, muito comum por causa da variação de temperatura. A umidade irá penetrar nessas trincas e claro, o mofo irá aparecer.

A tinta serve justamente para impermeabilizar o contra piso, principalmente as trincas do cimento evitando que a umidade penetre.

Para evitar isso tudo, é normal usar uma tinta para criar uma barreira de proteção evitando isso tudo. E claro, deixar o ambiente mais bonito com uma cor que lhe agrade.

Como funciona a tinta caseira para piso de cimento

A receita de tinta caseira para piso que encontramos na internet é muito barata e tem uma qualidade muito boa pois leva materiais bem conhecidos pelo durabilidade.

Rejunte para piso

O primeiro ingrediente principal dessa tinta caseira para piso é o rejunte. Para quem não está muito acostumada com as reformas de casa, vou resumido do que se trata. O rejunte nada mais é do que um pó que é misturado na água, dando forma a uma massinha que é usada no assentamento dos azulejos. E essa massa de rejunte tem a função criar uma barreira contra umidade também. E na nossa receita de tinta caseira para piso de cimento, ela tem o protagonismo.

Cola branca

O segundo ingrediente principal é um dos mais simples e baratos: a cola branca pva.

A cola branca já nossa conhecida por aqui. Para quem não lembra, utilizamos muito a cola branca nas nossas receitas de tinta caseira para parede.

A cola tem um papel importante pois ela dá uma liga a aderência para a nossa tinta caseira. Ela também garante uma elasticidade (mesmo que pouca) para a aplicação e também muito mais resistente a água, depois que ela já estiver seca.

Resina acrílica (opcional)

Outro ingrediente opcional, mas também importante é a resina acrílica a base de água. A resina acrílica é um produto de acabamento brilhante que proporciona proteção e durabilidade, além de ter função impermeabilizante. Por ser a base de água, ela possui pouco cheiro e não precisa de químicos diluentes para pode utilizar. É um ingrediente opcional na nossa receita de tinta para piso para garantir mais durabilidade. Mas caso você não possa adicionar a resina, com os ingredientes anteriores já é possível fazer a tinta caseira sem problemas.

Explicações passadas, vamos a nossa receita de tinta caseira para o piso?

Tinta caseira para piso de cimento

Essa receita de tinta para pisos de cimento foi encontrada no canal do youtube cm faça sem segredo. Serve tanto para áreas internas quanto externas como pisos de cimento muros e paredes. Se você precisa pintar vasos de plantas que são feitos de concreto, essa tinta também pode ser usada.

Materiais necessários:

  • 1 litro de água
  • 1 kg de rejunte para piso
  • 400ml de cola branca pva
  • 250ml de resina acrílica a base de água (opcional)
  • Balde e espátula para misturar a tinta

Como fazer:

Primeiro de tudo, despeje em um pote menor o rejunte, acrescente água aos pouco e misture bem até diluir por completo. Isso facilita a mistura.

Dica: Existem vários tipos de cores de rejunte. Escolha uma cor que você quer, pois ela irá dar o tom para a sua tinta. Não precisa adicionar pigmento.

Em um balde ou recipiente maior, adicione o rejunte misturado, a água, e a cola branca. Pode adicionar a resina nessa hora também, se quiser.

Misture bem até diluir por completo e você adquirir uma base com textura que você consiga pintar usando um rolo de pintura. 

A a textura estiver muito grossa e pastosa, adicione um pouco mais de água.

Veja também:

Quanto vou gastar para fazer essa tinta caseira?

O valor dos materiais é extremamente barato e você pode deixar a sua calçada ou piso de cimento muito mais bonito gastando bem pouquinho.

A cola pva de 500ml custa em média dez reais. Já o rejunte você vai encontrar entre 5 e 8 reais da cor que preferir.

É normal sobrar esses tipos de materiais nas obras. Vale dar uma procurada aí nas sobras ou se precisar comprar, a receita básica sem resina, você não gasta mais do que 15 reais. Bom né?

Concluindo é isso, mais uma receita simples e barata porém eficiente para você reformar a sua casa gastando pouco!

Artigos Relacionados

1 comentário em “Tinta caseira para piso de cimento gastando menos de 15 reais”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.