Bazlama! Receita de pão turco caseiro muito fácil de fazer

Bazlama, bazlama! Esse é o nome desse pão caseiro turco fofinho que é assado direto na frigideira.

bazlama, pão turco caseiro.

Talvez no Brasil a gente até conheça esse tipo de pão por outro nome quando vamos à padaria. A verdade é que ele lembra um pão pita bem mais fofinho e macio, mas que originalmente se chama bazlama, um pão turco de fermentação simples e rápida.

A vantagem dessa receita de pão turco caseiro é que forma de fazer ele é muito simples e similar a qualquer outro pão simples. Leva fermento biológico seco e você nem precisa fazer toda aquele processo de sova, basta apenas um pouco de paciência para deixar a massa descansar e crescer, aquele processo gostoso e quase meditativo que só quem começa a fazer pão sabe. Se você quiser uma opção super rápida tudo bem, temos uma receita de chapati aqui pra você fazer nos dias de mais pressa.

Outro ingrediente delicioso que você pode acrescentar nessa receita de pão turco é o iogurte natural integral. Vai fazer diferença na receita, traz um sabor um levemente ácido e faz a massa crescer muito macia. Já fiz sem o iogurte e senti essa diferença na massa, mas fica a seu critério usar ou não. Para facilitar na receita eu não coloquei nos ingredientes, mas se você quiser adicionar a quantidade é 150ml na hora de misturar a farinha.

A última vantagem que acho desse pão é a facilidade de assar, é feito na frigideira! Sim, se você tiver uma frigideira de ferro bem grossa, melhor ainda.

Receita de pão turco caseiro Bazlama

Vamos aos ingredientes do nosso pão turco. Separe tudo e deixe perto para facilitar na hora de fazer a receita.

Ingredientes:

  • 10 gramas de fermento biológico seco
  • 2/3 xícara de água morna
  • 2/3 de xícara de leite morno
  • 10 gramas de açúcar
  • 15 ml de óleo ou azeite de oliva ou outro óleo vegetal que você preferir
  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 1 colherinha de sal, aproximadamente 5 gramas

Modo de preparo:

Em uma vasilha vamos ativar o nosso fermento biológico. Para isso, coloque o fermento e adiciona a água e o leite mormo. É levemente morno, ok? Os líquidos muito quentes podem fazer o fermento não ativar. Adicione o açúcar e misture bem e no final, cubra com uma toalha e deixe descansar por uns 10 minutos. Vai ficar uma “espuminha” e isso é sinal de que o fermento está a todo o vapor e podemos continuar com a nossa receita.

Agora, em uma outra vasilha peneire bem toda a farinha para evitar que ela fique empelotada. Quando o tempo está muito úmido costuma acontecer da farinha ficar cheia de bolinhas. Depois de peneirada a farinha, adicione o sal.

Agora, coloque a nossa mistura líquida de fermento todo na farinha. Coloque também o óleo. Misture bem com uma colher até tudo ficar bem misturado.

Passe um pouco de óleo na mão para a massa não grudar tanto, isso ajuda na hora de sovar a massa. Amasse ela por uns 2 minutos até forma uma bola. Ela fica pegajosa mesmo viu, é normal e isso ajuda a massa a crescer. Tampe a vasilha e deixe a massa descansar por 1 hora.

Depois desse tempo, jogue um pouco de farinha na mesa e vá dobrando a massa e fazendo pontinhas par ao meio. Não precisa sovar, apenas vá dobrando ela para dentro formando uma bola.

Divida a massa em seis partes iguais e faça bolinhas. Deixe a massa sempre coberta com um pano para não ressecar enquanto você abre os discos.

Com um rolinho, abra a massa deixando ela com uns 2 centímetros de espessura.

Esquente uma frigideira grossa em fogo baixo, coloque o pão para assar. Quando ela começar a dourar e levantar bolhas, vire o lado.

Ainda quando o pão estiver quentinho, passe manteiga ou pincele azeite de oliva e cubra com salsinha picadinha. Fica uma delícia!

Dicas para finalizar

Fique sempre uma espátula para ajudar a pressionar o pão na frigideira. Tem vezes que ele crescer bastante e faz muitas bolhas, mas precisamos que ele asse bem.

Se você tiver um frigideira mais grossa de ferro ou antiaderente é melhor para chegar em uma boa temperatura para assar os pães. Mas atenção para deixar sempre em fogo baixo para médio pois o fogo alto vai tostar muito rápido e a massa pode não assar direito. Em panelas de ferro você pode até tampar na hora de assar, fica muito bom também.

É isso minha gente, mais uma receita de pão caseiro para você aproveitarem. Dessa vez foi o pão bazlama ou pão turco! Compartilhe essa receita se você gostou!

Veja também:

Fermento caseiro de batata para pão
Receita de pão caseiro
Como fazer o fermento natural levain: a magia do pão artesanal!
Pão sírio integral: Receita completa

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.