Como fazer uma manteiga de babosa para tratar e modelar os cabelos

Aprenda a fazer uma manteiga de babosa para tratar, modelar os fios dos cabelos e partes ressecadas do corpo.

manteiga de babosa com karité

Antes de qualquer coisa, essa receita caseira de manteiga de babosa é uma das melhores opções naturais para o cabelo que já postamos aqui. É uma combinação de ingredientes naturais que você usar sempre para tratar os fios, modelar os cachos e se livrar das pontas ressecadas dos cabelos e ainda por cima tratar áreas ressecadas do corpo.

Neste sentido, pode-se dizer que serve para áreas ressecadas do cabelo e corpo, embora seja para qualquer tipo de cabelo, uma vez que as partes tratadas são do meio as pontas dos fios. Então independente do seu couro cabeludo ser ou não oleoso, você pode sim usar essa manteiga de babosa.

Primordialmente, vale lembrar que a aloe vera ou simplesmente babosa (como é mais conhecida em todo canto do Brasil), possui inúmeros benefícios para os cabelos e para a pele também, e é usada em grande maioria de cremes para beleza da pele do rosto, cabelo e corpo, como vamos falar mais adiante.

Entretanto o que difere nesta receita é que, iremos combinar uma base oleosa, a manteiga de Karité, para fazer a nossa manteiga de babosa. Assim a consistência final do nosso creme, vai ficar parecendo uma pomada de modelar, mas que trata os fios ao invés de sobrecarregar com resíduos, por ser com produtos free.

Bem como, por reunir dois ingredientes preciosos e benéficos, ela também pode ser usada em outras áreas do seu corpo! Veja no decorrer desta matéria como você fazer e como pode utilizar também para o corpo.

Como ela vai funcionar?

A babosa (Aloe vera)

A babosa tem diversos benefícios para os cabelos e também para a pele, por ser rica em sais minerais e vitaminas, como: complexo B, vitaminas A, vitamina C, cálcio, zinco, magnésio e selênio. Por isso, tem efeito calmante, cicatrizante, anti-inflamatório, hidratante e clareador.

Já deu para perceber que você terá um produto multiuso que irá servir tanto para a pele quanto para tratar os cabelos? Sim vai ser!

De onde vem a manteiga de karité?

A base da manteiga de babosa que iremos usar é a manteiga de karité, muito usada em cosméticos como cremes hidratantes, produtos para o cabelo e tratamento para a pele. Você pode encontrar facilmente para comprar pela internet. E Com certeza você já deve ter ouvido falar dela. Mas você sabe de onde vem a manteiga de karité?

De acordo com o site das nações unidas, ela é extraída das nozes das árvores de karité que crescem na região do Sahel, estendendo-se do oeste ao leste da África, da Guiné e Senegal a Uganda e ao sul do Sudão.

Durante séculos, a manteiga de karité foi chamada de “ouro feminino” não apenas por sua rica cor dourada (embora a ela possa ter a cor marfim dependendo da região onde ela é extraída), mas também porque fornece principalmente emprego e renda para milhões de mulheres em todo o continente.

Usando métodos tradicionais, as mulheres, muitas vezes organizadas em cooperativas, colhem os frutos do karité. Em seguida, esmagam as nozes para extrair a preciosa manteiga, que é fervida, limpa, embalada e vendida nos mercados locais ou exportada. A manteiga de karité não é tóxica e comestível, e pode ser usada na culinária, muito comum nessas regiões. Mas é usado principalmente para fins cosméticos.

O que a manteiga de karité possui?

Sendo assim, karité em especial possui diversos ácidos graxos (Ácido Oleico: 40 a 55%; Ácido Esteárico: 35 a 45%; Ácido Palmítico: 3 a 7%; Ácido Linoleico: 3 a 8%) e também é composta por tocoferóis , triterpenos, esteróides e hidrocarbonetos. Ela também funciona como proteção aos danos do sol nos cabelos, sendo uma base ideal para os fios mais secos e crespos.

Como fazer a manteiga de babosa para os cabelos

Agora que já sabemos bem os benefícios dos nossos ingredientes principais, vamos aprender a fazer a nossa manteiga de babosa com karité.

Primeiro de tudo, separe os ingredientes que você vai utilizar para facilitar o preparo:

  • Gel de 1 folha de babosa bem grande
  • 80 gramas de manteiga de karité
  • Óleo de árgan ou azeite de oliva
  • Recipiente de para misturar
  • Pode de vidro com boca larga para armazenar e facilitar o uso.

Preparo

  1. Primeiro, separe o gel da folha de babosa. Descasque e bata o miolo no liquidificador até virar um gel.
  2. Coloque esse gel um pedaço de pano e esprema bem. Isso ajuda a retirar aqueles pedacinhos de fibra e casca na mistura.
Passo a passo de como fazer uma manteiga de babosa e karité para hidratar os cabelos e o corpo.
Imagens: Mom and Jass (Youtube)

Derretendo a manteiga de karité

Coloque o karité em um pote ou ball e derreta em banho maria até ficar bem líquido. Você pode fazer o mesmo processo no micro-ondas, mas esquentando de 1 em 1 minuto até derreter bem.

Deixe esfriar um pouco (não muito tempo senão o karité endurece novamente), adicione o gel de babosa e bata novamente até ficar um creme. Se quiser, nessa hora você já pode “turbinar” a mistura com algumas gotas de azeite de oliva, óleo de árgan ou algum outro óleo essencial que você prefira.

Por fim, coloque tudo dentro de um pote com a boca larga para facilitar o uso.

Veja também:

Como usar a manteiga de babosa

Naturalmente, a nossa manteiga de babosa com karité vai solidificar um pouco, dependendo do clima, vai ser mais ou menos.

Aplique do meio as pontas dos cabelos, espalhando bem e já modelando o seu penteado. A vantagem é que além de tratar os fios essa pasta também é ideal para modelar os fios.

Serve para também para o corpo

Essa manteiga de babosa com karité também é ideal para hidratar a pele, principalmente as áreas mais ressecadas como pés, mãos e cotovelos. Pelas propriedades da babosa e do karité, essa mistura também é bactericida e antifúngica, ajudando até mesmo a combater acnes e espinhas.

Enfim, essa é mais uma dica para você que gostam de opções naturais de produtos de beleza para a pele e cabelo. Podem esperar que muitas receitas naturais vem por aí!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.