Dicas para manter as suas plantas bem cuidadas na sua ausência

Vai viajar? Então veja essas dicas para manter suas plantas bem cuidadas e saudáveis enquanto você estiver fora de casa.

Para começar, a maioria das pessoas têm plantas em casa, e quando chega a hora daquela viagem de férias é um problema pensar no que fazer para ficarem bem cuidadas na sua ausência.

Uma das coisas que são comuns em se fazer, é pedir para algum amigo ou parente para dar aquela “passadinha” em casa pra cuidar.

Contudo nem sempre isso é possível, ou mesmo você pode não ter quem possa fazer isso.

Comum que as pessoas da família viajem juntos, e esse também é um dos motivos pelo qual você não tenha a opção de ter aquela ajuda providencial.

Nessa hora para quem tem na casa, ou apartamento uma ou mais plantinhas, é se preocupar com a manutenção delas. E mais precisamente o que se pode fazer para mantê-las o mais saudáveis possível.

Se você continuar lendo vai conhecer algumas dicas para cuidar bem das suas plantinhas ou pequena selva sem medo do que possa acontecer na sua ausência.

A primeira coisa que você precisa fazer, é conhecer as suas plantas. E você pode estar se perguntando, como assim? É isso mesmo. Conhecer a sua planta vai te ajudar a tomar a providência adequada e garantir que ela fique bem.

Dicas para manter as suas plantas bem cuidadas na sua ausência

Conheça o tipo de planta que você possui

Sabendo qual é o nome da sua planta você pode saber por exemplo o quanto ela precisa de água, de sol, do que precisa para ficar viva né?

Se você, por exemplo tem plantas como cacto, a rega pode ser feita a cada 2 semanas. Ela vai resistir bem.

Gotejadores

Outros tipos de plantas vão precisar de gotejadores, equipamentos que podem ser encontrados em algumas floriculturas mais especializadas. Alguns dos modelos podem manter as plantas irrigadas por uma ou duas semanas.

Uma das grandes novidades do mercado especializado, são vasos auto irrigáveis, que dão conta do recado.

Foto: ISTOCK

Não mudar a planta de lugar

Não se deve mudar a planta de lugar, nada de mudar e colocar perto da janela. Se a sua planta está bem no lugar que ela esteve até a sua viagem, mudar não é uma boa opção.

Veja também:

Gel para manter umidade

Outra boa dica é comprar gel para plantio, para manter a umidade, das plantas. Conhecido também como Dry Water, ele é um gel composto de água e celulose que quando colocado na planta se dilui lentamente se transformando em água em um processo possível graças as bactérias do solo.

Proteção da umidade do vaso

Pode-se também fazer uso da casca do pinus ou arreia para impedir a evaporação da água e assim manter a umidade.

Irrigação por capilaridade

Existe o método que usa um jarro de água e barbante. Que basicamente é uma técnica de irrigação por capilaridade.

Imagem: RP Paisagismo.

Basta encher um recipiente com água, que deve estar posicionado um pouco acima do nível do vaso, mergulhar uma das extremidades do barbante na água e a outra enterrada no vaso de planta.

Esse método é mais indicado para plantas pequenas. Lembre-se de cobrir o recipiente onde fica a água para que não haja proliferação de mosquitos.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.