Receita de bolo de limão com recheio cremoso

Uma das receitas preferidas e especiais aqui em casa para um cafezinho da tarde. Bolo de limão com recheio cremoso.

Uma das minhas árvores queridinhas do quintal aqui de casa, é um frondoso pé limão Taiti. Já fazem uns 6 anos que ele produz muitos frutos e já rendeu inúmeras receitas, tanto para molhos, consumo comuns, quanto aos deliciosos bolos de limão nesse tempo.

Quem tem o privilégio de ter um espaço em casa para ter algumas árvores frutíferas, sabe bem do que eu estou falando. É uma verdadeira inspiração de delicias para receitas, doces, geleias. Sem contar no prazer de simplesmente sentar embaixo de uma sombra e comer algumas amoras ou jabuticabas. Sim, temos amoras, jabuticabas, grumixamas (para quem não conhece, é uma cereja do cerrado) e claro, o imponente pé de limão, que será o fonte da nossa receita de bolo hoje.

A saga do pé de limão

Há muito tempo queríamos um pé de limão taiti. É uma delicia, convenhamos. Como estamos aqui no centro-oeste do Brasil, o tipo de limão mais resistente e comum é o vermelho. Costuma ser um fruto menos ácido e quando maduro fica com a casca avermelhada, assim como o gomos da fruta. É lindo e delicioso também.

Como na casa dos queridos sogros já tem um pé destes, queríamos um diferente para ter variedade. E Taiti foi o escolhido. Cascudinho, verdinho e aromático tanto nas receitas quando nas bebidas (a caipirinha com ele é uma delícia!). Onde precisa de raspas de limão, ele não decepciona.

Amantes de um bom café que somos aqui em casa, já nas primeiras floradas o bolo de limão com os frutos “da casa” já entrou na lista aqui para os lanches. E se tornou um dos preferidos por aqui. Dessa vez o marido aniversariante até quis o bendito para soprar as velinhas. Com já dizia o ditado, “o que é de gosto, regalo da vida.” Assim foi feito.

Estou, estou me alongando mais nesse texto que poderia ser simplesmente ser uma receita de bolo, mas achei que deveria falar um pouco mais da saga do pezinho de limão que sempre insiste em ficar doentinho e aperta o meu coração em pensar que ele pode secar.

Os anos passam, e o pé de limão continua firme e forte!

Enfim, cultivar cítricos não é uma tarefa fácil para quem não é produtor. As pragas do limão sempre aparecem e é difícil controlar. Usar algum agrotóxico nunca foi uma opção, então, escolhermos sempre uma opção natural para tentar combater as pragas.

Cada ano é uma luta, e mesmo assim, enche de frutos que sobrem para gente e para outras pessoas queridas e quem mais quiser.

Outro ditado que lembro “quem tem um pé de limão em casa, tem às mãos uma farmácia natural”! E por essas e outras consumimos o suco pela manhã, ou sob forma de limonada. Em rodelas para bebidas em geral, e para saborizar água. Uma maravilha!

E sempre que olhamos os seus frutos, que consumimos de diversas maneiras, ou quando tem um bolinho de limão aqui em casa, nos lembramos de como ele retribui a gentileza do esforço que tentarmos ao máximo deixar ele livre das praguinhas.

O Bolo de limão molhadinho

O fã número 1 do bolo de limão aqui em casa é o meu marido, que por sinal gosta dele muito ácido e “puxado” no sabor. Mas dessa vez, para o bem dos sogrinhos que viriam para a comemoração e deleite, convenci o amado a pegar mais leve e deixar o bolo de limão mais suave e aromático. Ponto pra mim! 🙂

Receita de bolo de limão

Você pode usar o limão que tiver aí. Pode ser o vermelho, siciliano ou o taiti. Fica a seu critério.

Ingredientes:

  • 4 ovos;
  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 3 xícaras de açúcar;
  • 1 colher das de sopa de fermento em pó;
  • 1 xícara de suco de limão;
  • Raspas finas de 1 limão;
  • 50 gramas de manteiga com sal.

Ingredientes para o mousse cremoso de limão:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 pacotinho de gelatina sem sabor;
  • 1/2 xícara de suco de limão;
  • 4 claras de ovos;
  • 1 xícara de açúcar refinado.

Modo de preparo:

  1. Bata os ovos com o açúcar e a manteiga até esbranquiçar, vá adicionando a farinha peneirada aos poucos, intercalando com o suco de limão e suas raspas.
  2. Não precisa ficar batendo muito depois de bater os primeiros ingredientes. Assim você não vai desenvolver demais o glúten ok?
  3. Por último acrescente o fermento misturando bem e delicadamente.
  4. O forno deve estar pré-aquecido à 180 graus. Unte a forma, coloque a sua massa, mas antes de levar ao forno dê umas 3 batidinhas com a forma na mesa para retirar as bolhas.
  5. Assim seu bolo vai crescer mais uniformemente.
  6. Deixe assando por mais ou menos 30 minutos. Depende ai do seu forno. E também se você assim como eu dobrou a receita.
  7. Quando sentir aquele cheirinho característico, verifique se ele cresceu, se dourou e se tiver dúvida confira no teste do palitinho. Mas faça isso só quando o bolo está dourado, pra quem não sabe, se ele estiver mole e você abrir e furar, vai desandar o fermento e solar seu bolo, ok?

Preparo do recheio cremoso de limão

  1. Hidrata a gelatina com 1/2 xícara de água. Mexa bem e deixe hidratando.
  2. Enquanto isso, misture o leite condensado com o suco de limão. Reserve na geladeira.
  3. Em outro recipiente bata as claras adicionando o açúcar até o ponto de merengue.
  4. No final, junto tudo e misture bem até ficar homogêneo e deixe na geladeira até o ponto firme para o recheio. Uns 20 minutos na geladeira bastam.

A cobertura do bolo foi feita com chantilly caseiro e raspas de limão. Tem a receita aqui do chantilly.

Então é isso! Muito simples e delicioso!

Um detalhe, você pode fazer essa mesma receita para fazer um bolo de laranja, que eu já postei por aqui. A diferença é que nele eu coloco uma calda de laranja por cima.

Desta vez como foi bolinho do niver, fiz um chantilly, que também tem receita aqui no site. Recheio de mousse de limão e prontinho!

Se você tiver alguma dúvida ou dica, deixe nos comentários.

Veja também:

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.