Compartilhe:

Bolo Souza Leão, o bolo mais tradicional do Brasil

Uma receita tradicional, do bolo que é considerado como o bolo mais famoso do Brasil, pois se trata da verdadeira lenda da nossa doçaria tradicional e originário da aristocracia dos Souza Leão donos de canaviais em Pernambuco e muito comum em festas juninas.

Publicado por: Cida Ramos

bolo_souza_leao2864

Estava vendo o programa da Fátima Bernardes enquanto travalhava no computador, ai me interessei pela receita e pela história deste bolo tão tradicional pela sua origem e também por ser comumente usado como quitute em festas juninas. Então vamos a história e a receita do bolo Souza Leão,  considerado como  mais tradicional do Brasil.

A história do Bolo Souza Leão

A formulação do bolo contém um admirável equilibro de sabores marcantes, da mandioca e do coco. A mandioca era usada em substituição a cara farinha de trigo importada e o açúcar, produto tipicamente brasileiro, produzido nos engenhos pernambucanos, era usado sem parcimônia. A manteiga usada na época da visita imperial era de origem francesa, a manteiga Le Pelletier. Diz a tradição que o bolo Souza Leão tinha de ser servido em pratos de porcelana e cristal.

O Bolo Souza Leão fez 140 anos e entre os seus ingredientes traz um generoso pedaço da história pernambucana.

De ingredientes simples, mas de preparo cuidadoso, resulta em uma formidável preparação de sabores marcantes como o da mandioca, o do coco e o do açúcar. O sabor doce é bem acentuado, herança da época em que o açúcar era usado sem parcimônia.

Era comum um bolo ser preparado com a impressionante quantidade de um quilo de açúcar. A farinha de trigo, de origem européia, fora substituída pela mandioca. Já a manteiga usada era inglesa ou francesa – a Le Pelletier.

O lugar deste bolo na culinária de Pernambuco é tão nobre quanto a linhagem dos Souza Leão que o batizou, formada por senhores de engenho dos municípios de Jaboatão, Moreno e vizinhanças. Não se permitia servi-lo em qualquer utensílio. A tradição obrigava o uso de pratos de porcelana ou cristal.

Há quem diga que o Bolo Souza Leão é uma variação do Bolo São Bartolomeu, em homenagem ao engenho homônimo, criado pela mesma senhora, uma renomada quituteira do seu tempo. Os ingredientes são quase os mesmos empregados no primeiro: massa de mandioca, leite de coco, açúcar, ovos. A diferença está no uso de especiarias como canela, erva-doce e castanha-de-caju, que não participa do legítimo Souza Leão.

A fórmula do souza leão é disputada pelos cinco ramos da família (Gurjaú de Baixo,Matas, Caraúna, Tapera e Timbó), cada um diz que tem um ancestral, geralmente bisavó, autor da receita original, desde que hoje há variações na sua formulação.

 

Receita original do bolo Souza Leão

Ingredientes

-18 gemas

Leite de 4 ou 6 cocos, depois de ralados e espremidos ou( 6 xícaras de  leite de coco).

-1 kg de açúcar

– 1 Kg de massa carimã ou massa puba (o que é o mesmo que 1 kg de massa de mandioca crua ralada, lavada e espremida num pano).

-400 g de manteiga,

-Sal à gosto.

Modo de Preparar

1- Leve o açúcar com a água ao fogo alto, mexendo até dissolvê-lo. Pare de mexer e deixe ferver por 8 minutos ou até a calda atingir o ponto de fio. Retire do fogo e acrescente a manteiga. Misture até derreter. Deixe esfriar completamente. Lave, escorra a massa de mandioca. Junte as gemas e bata por 5 minutos. Ponha o leite de coco e o sal e misture até ficar homogêneo.

2- Adicione a calda de açúcar com manteiga. Misture. Aqueça o forno em temperatura média. Passe a massa por uma peneira. Forre o fundo da forma com papel manteiga. Unte o papel e a lateral da forma com bastante manteiga. Ponha a massa e asse por 1h e 20 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Desinforme quando estiver morno.

Faça uma calda rala com o açúcar e água suficiente para ficar em ponto de fio. Coloque a manteiga na calda ainda quente para derreter. Reserve. Bata bem as gemas com a massa de mandioca (pode-se comprar pronta em alguns mercados do Nordeste) e acrescente lentamente o leite de coco diluído em meia xícara de água. Junte essa mistura com a calda amanteigada, já fria. Passe de 8 a 10 vezes numa peneira fina até não restar nenhum vestígio da goma da mandioca. Coloque essa massa finíssima numa fôrma untada com manteiga e farinha de trigo. Leve o bolo ao forno por em média 40 minutos, retire-o, ainda morno da forma. Sirva-o frio de preferência gelado.

Receita reduzida

600g de massa de mandioca

600ml de leite de coco,

800g de açúcar,

300ml de água,

200g de manteiga sem sal,

12 gemas,

1 pitada de sal,

margarina para untar

 

Modo de Preparo:

O modo de fazer é igual ao da receita maior que está escrita ai em cima.

Fonte:www.oabelhudo.com.br

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *