Compartilhe:

Como fazer uma ceia de Natal completa

Veja nesta matéria tudo o que você pode fazer para colocar na sua mesa e ter uma ceia de Natal completa e linda!

Publicado por: Cida Ramos

como-fazer-uma-ceia-de-natal-completa-perfeita

Muita gente não sabe como se faz, porque está fazendo pela primeira vez, porque nunca fez, ou porque nunca teve a oportunidade de desfrutar de um Natal com uma ceia completa.

E a pedido de algumas de nossas leitoras resolvemos fazer essa matéria para quem deseja fazer uma ceia de Natal e não sabe quais são os itens que devem conter na mesa para que ela seja completa e perfeita.

Para começar, você pode pensar na toalha da mesa, na decoração, e para isso você pode ver outra matéria que temos aqui no site sobre como fazer uma decoração de Natal criativa e baratinha, ou tem também uma decoração de Natal chic sem gastar muito. Nessa matérias, explicamos tudo o que você pode fazer para decorar sua casa para as festas de fim de ano com muita criatividade e sem exagerar nos gastos. Vale a pena conferir!

Depois de enfeitar a casa e dar aquele toque natalino ao seu lar, vamos fazer as compras pra elaborar as receitas maravilhosas da sua ceia.

Para as bebidas você provavelmente vai precisar de refrigerantes, água mineral, vinho, cidra ou Champanhe, se possível uma de boa qualidade.

Veja também: 

Várias receitas saborosas para o seu Natal

Receitas especiais para o Natal

Decoração de Natal criativa e baratinha

Para as comidas você deve escolher o tipo de carne que vai fazer, se vai ser um peru de natal, ou um belo pernil, pode-se fazer bacalhau, empadão, fricassê, maionese, arroz de forno, lasanha, salpicão e os seus acompanhamentos. Sem esquecer é claro das sobremesas.

Uma coisa que pode facilitar muito o seu trabalho de anfitriã é deixar a mesa de sobremesa posta durante toda a festa. Imagina correr depois da ceia, para retirar a ceia, alguns vão ter que ficar esperando os outros terminarem para comer a sobremesa? Depois de retirar você tem que correr para pegar e colocar tudo o que vai servir de sobremesas, na mesa. Não, vai complicar e ficar desorganizado, o melhor é deixar uma mesinha linda e prontinha com as guloseimas, e nela além do enfeite da mesa, coloque seu panetone, frutas, queijos, doces, bolos e biscoitos.

Calculando a quantidade de comida para ceia de Natal

Entrada

Se a ideia for espalhar frutas secas pela casa, para que os convidados se sirvam ao longo da noite até a ceia, calcule de 100 a 150 gramas por pessoa. Caso sirva canapés ou salgadinhos, o recomendado é calcular de quatro a seis unidades para cada um, dependendo da variedade. Quanto maior o número de opções, maior a tentação em prová-los.

Carnes

Geralmente uma pessoa come 200 gramas de carne durante a ceia. Como um peru congelado de 3 quilos pode acabar rendendo – depois de pronto e servido– apenas 60% do seu peso, ele atende, no máximo, a nove pessoas –considerando também que toda a carne será aproveitada.

Se os convidados ultrapassam esse número, o ideal é oferecer um peru de 4,5 quilos e contar com uma segunda opção de carne à mesa, que pode ser um peixe, um pernil ou um tender. Ela pode já ir cortada à mesa, em fatias pequenas, para evitar desperdício ou que se estrague a apresentação do prato. Mas lembre-se: com duas carnes à mesa, a probabilidade é que se coma mais.

É importante destacar que mulheres comem, em geral, entre um terço e metade da quantidade de carne um homem. Por isso, se entre os convidados a maioria é masculina, reforce a oferta

Acompanhamento

A quantidade de cada acompanhamento varia de acordo com o número de opções à mesa. Em um jantar em que as carnes serão acompanhadas de arroz e farofa, um quilo de farofa pronta atende 15 pessoas. Já um quilo de arroz cozido serve aproximadamente 15 pessoas; se estiver incrementado com frutas secas ou for cremoso, calcule dez.

Sobremesa

Para quem não quer ter dor de cabeça na hora de preparar a sobremesa, a sugestão de é o sorvete gourmet. “Existem ótimas opções, inclusive nos supermercados. Como nosso Natal é quente, a sobremesa agrada e não dá trabalho.” Para cada litro de sorvete, calcule seis pessoas. Se a preferência for pelo bolo, calcule 100 gramas por pessoa caso seja a única sobremesa disponível; se houver outra opção, considere 60 gramas. Quando há mais de uma opção de sobremesa, o ideal é que cada uma delas consiga atender a todos os convidados. Se além da sobremesa, a ceia contar com docinhos, calcule três por pessoa.

Bebidas

Quanto a bebidas, o recomendado é, se possível, conhecer a preferência de cada convidado para definir quem prefere as alcoólicas. Como as bebidas, ao contrário da comida, não precisam ser consumidas imediatamente, é possível comprar a mais para não correr o risco da falta delas acabar com a festa.

Uma garrafa de espumante serve três pessoas, enquanto uma garrafa de vinho tinto atende cinco. “O consumo varia de acordo com a temperatura do dia. Como a previsão é de que seja uma noite quente, a preferência deve ser pelo espumante”. A cerveja também pode ser incluída no cardápio. Se houver outras opções na ceia, uma garrafa é indicada a cada duas pessoas. Se o whisky também estiver entre as opções, calcule uma garrafa para 15 pessoas. De refrigerante, um litro atende três pessoas.

O cálculo deve ser feito sobre todos os convidados adultos da festa, independentemente de quem toma o quê.

Louças

Com relação às louças, o número de pratos dependerá dos tipos de receita que serão servidas durante a noite. Se os petiscos ou entradas puderem ser consumidos com as mãos, como castanhas, considere dois pratos por pessoa: um para a parte quente, outra para os pratos frios.

Lembre-se também de que quanto mais opções de bebidas, mais copos serão necessários. Marcadores individuais de taças e copos podem evitar o impulso de abandonar a bebida em algum lugar para pegar outro recipiente vazio.

São muitas coisas e para que a sua mesa não falte nada vamos listar o que você precisa ter além da toalha de mesa, pratos, talheres, copos e taças. Para arrumar você pode fazer à americana, em uma mesa adicional onde ficam os pratos e talheres. Ou à francesa, que neste caso você arruma a mesa com todos os itens. Você escolhe, de qualquer forma vamos colocar aqui em baixo uma foto com modelo de como arrumar a mesa.

Informações site Uol.

Mesa com serviço à Americana

Mesa à Americana

196d5b28fdf69cccf6e51e61cd7a3982

Mesa com serviço à Francesa

como-arrumar-mesa-formal

IMG_0332-500x375

Sugestão de cardápio para ceia de Natal

Entrada: Pãezinhos, patês, canapês, salgadinhos

Saladas: Maionese, salpicão, salada completa

Acompanhamentos: Arroz à Grega, arroz com nozes, arroz de forno, massas ao molho, farofa especial de Natal.

Carnes: Pernil, Peru, frango, Peixes, bacalhau

Sobremesas: Rabada, panetone recheado e com cobertura, mousse, pudim

Guloseimas: Bombons, castanhas, nozes, frutas desidratadas, frutas frescas da época de Natal

Receitas para ceita de Natal

Receitas de pernil 

pernil-naral-ano-novo-receitas

Peru Laqueado ao molho oriental  (clique no link para ver a receita)

peru-laqueado-ao-molho-oriental

Bacalhau ao forno clique no link para ver a receita)

Bacalhau a Gomes Sá (clique no link para ver a receita)

bacalhau_gomes_de_sa

Receita de Rabanadas com leite condensado

rabanada-de-leite-condensado

Pensar em Natal sem rabanadas é impossível! Essa receita que separamos para você é clássica e fácil de fazer, mas se mesmo assim você deseja uma receita mais leve, é possível fazer as rabanadas assadas no forno.

Ingredientes:

• 3 pães franceses dormidos
• 2 xícaras de chá de leite
• 1/2 xícara de chá de açúcar
• 1/2 lata de leite condensado
• Óleo ( quanto necessário para fritar)
• 2 colheres de sopa de canela em pó
• 3 ovos

Modo de preparo

1. Corte os pães em fatias e reserve
2. Coloque o leite e o leite condensado numa tigela e mexa em com uma colher
3. Reserve
4. Coloque os ovos numa outra tigela e bata com um garfo até ficar homogêneo
5. Coloque o óleo numa panela média leve ao fogo alto para esquentar
6. Coloque algumas fatias de pão dentro da tigela com leite e deixe encharcar por 1 minuto de cada lado
7. Retire os pães do leite e coloque sobre uma peneira para pingar o excesso de líquido
8. Retire as fatias da peneira, passe pelo ovo batido e frite imediatamente
9. Frite as fatias por 2 minutos de cada lado, ou até que comecem a dourar
10. Repita a operação com cada fatia
11. Retire os pães com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente
12. Reserve
13. Se o óleo começar a ficar muito sujo, passe por uma peneira forrada com um pano limpo ou com algodão
14. Coloque o açúcar e a canela num prato e misture
15. Envolva cada fatia pela mistura
16. Sirva a seguir

 Frango com catupiry e batata palha.

frango-com-catupiry-e-batata-palha

Ingredientes:

  • 1 Kg de sobrecoxa ou peito de frango cozido cortado em cubos ou desfiado depois de cozido
  • 1 cubo de caldo de frango
  • 1 cebola picada
  • 1 lata de molho de tomate refogado
  • sal a gosto
  • 160 g de batata palha ou Ruffles
  • 250 g de catupiry
  • 100g de parmesão ralado

Modo de Preparo:

1. Refogue a cebola, acrescente o frango e refogue mais um pouco.
2. Coloque o molho de tomate, o sal, misture bem e deixe apurar
3. Coloque o refogado em uma travessa que possa ir ao forno, espalhe por cima o catupiry, salpique o parmesão e cubra com a batata
4. Leve ao forno pré – aquecido para gratinar por cerca de 20 minutos

Dica: A batata pode ser colocada depois que o prato estiver gratinado.

 Lombo assado recheado com ameixas e bacon

lombo-recheado-com-ameixa-e-bacon

Ingredientes

  • 2 lombos de porco de *aproximadamente 2 kg *cada um

Para o recheio:

  • 500 g de bacon picado
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 600 g de ameixas picadas

Para o tempero:

  • 10 dentes de alho amassados
  • 2 xícaras de vinagre
  • 2 xícaras de água
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino
  • 4 folhas de louro esmigalhadas

Preparo

Corte os 2 lombos ao meio e, com uma faca grande, faça um furo no centro de cada pedaço para colocar o recheio.

Frite o bacon no óleo até dourar, mexendo de vez em quando.

Escorra (reserve a gordura) e junte a ameixa. Misture bem.

Recheie cada pedaço de lombo com a mistura de ameixa e feche com palitos as extremidades cortadas.

Misture bem todos os ingredientes do tempero com a gordura da fritura do bacon e derrame por cima da carne. Para facilitar a penetração do tempero, faça alguns furos na carne.

Cubra e leve à geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte, coloque numa assadeira o lombo junto com o tempero.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno quente (200ºC), pré-aquecido. Asse por 1 hora e 30 minutos, regando de vez em quando com o molho da assadeira.

Depois, retire o papel e continue assando por uns 40 minutos, até dourar.

Escorra o molho da assadeira, coe e sirva à parte com o lombo aquecido.

Sobremesas especiais para Natal ou Ano Novo

Biscoito amanteigado para Natal

biscoito-amanteigado-de-natal

Ingredientes

  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 5 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 ovos Margarina para untar

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes com as mãos até formar uma massa homogênea.

Com um rolo, abra a massa e corte no formato desejado.

Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno, pré-aquecido, por 20 minutos ou até dourar.

Panetone recheado com sorvete

panetone-recheado-com-sorvete-e-cobertura-de-chocolate

ingredientes:

  • 1kg de farinha de trigo;
  • 100g de fermento em tabletes;
  • 200g de margarina;
  • 8 gemas de ovos;
  • 1 colher (café) rasa de sal;
  • raspas da casca de 2 laranjas;
  • 2 copos de água;
  • 250 g de frutas cristalizadas;
  • 150g de uvas passas marinadas ao rum;
  • 200g de açúcar Caravelas;
  • 1 colher (café) de essência de panetone;
  • 600g de sorvete napolitano;
  • formas de papel para panetone (médias).

Modo de preparo:

Misture 100g de farinha, o fermento e um pouco de água.

Deixe descansar por 15 minutos.

Em seguida, coloque o restante dos ingredientes (exceto as frutas) e faça uma massa bem macia.

Misture as frutas.

Cubra a massa com um plástico ou um pano e deixe descansar durante 15 minutos.

Coloque nas formas e deixe descansar por mais 50´.

Com uma faca, risque uma cruz no topo de cada panetone e coloque uma colher de chá de manteiga por cima. Asse durante 40´ em forno aquecido a 180º.

Depois que esfriar, corte a parte de cima do panetone, fazendo uma espécie de “tampa”.

Retire parte do miolo e recheie com o sorvete. Recoloque a “tampa” e leve ao freezer até o momento de servir.

Dica: Se preferir pode fazer uma calda de chocolate derretido no banho maria e colocar por cima como na foto.

Manjar branco

Pudim de leite

Pavê Creme Bis

Mousse de chocolate

Rabanadas de leite condensado

rabanada-de-leite-condensado

Pavê Sonho de Valsa

pave-de-bombom-sonho-de-valsa-capa2806

Sobremesa de chocolate com uva Itália ou morango

sobremesa-de-uva-italia-ou-morango2923

Pudim Sonho de Valsa

pudim-bombom-sonho-de-valsa

Espero ter ajudado, se quiser ver mais receitas veja o nosso canal de receitas de festa. Ou o nosso canal culinária, ou o canal especial de Natal,  tem muitas receitas deliciosas para você lá. Desejamos à todos um Feliz Natal, obrigada pela visita e se puder deixe o seu comentário. 🙂

# # #

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *