Como fazer tinta de leite para pintar madeira e fazer efeito envelhecido

Técnica usa o leite coalhado e é ideal para móveis de madeira e pátina.

como fazer tinta de leite para madeira

Um método tão antigo de pintura que dificilmente podemos saber a época em que foi criado. E não, você não leu errado pois hoje vamos aprende a fazer tinta de leite para pintar madeiras e dar aquela textura vintage nos móveis.

Se você achou estranho uma tinta feita de leite, fique tranquilo que até hoje esse método é usado para pintar principalmente móveis de madeira de forma natural e quase nada de resíduos tóxicos. Ela também é conhecida com tinta de caseína, que é uma proteína do leite que conseguimos extraído a coalhada do leite integral.

Reza a lenda que a técnica de fazer tinta caseira usando leite remonta aos egípcios e cá entre nós, as artes tem durado mais de 4 mil anos! Então podemos dar uma chance para ela entrar no nosso portfólio não é mesmo?

Sarcófago de madeira antigo e artes egípcias pintadas com técnicas antigas.

Onde posso usar a tinta caseira de leite?

A tinta de caseína é ideal para pintar móveis em madeira e dar o aspecto envelhecido e fosco tipo pátina. Você pode mesclar cores, lixar e pintar novamente até conseguir o visual desejado. Ela é muito versátil e fácil de aplicar!

Você também pode simplesmente dar um acabamento fosco liso com algumas demãos, dando um aspecto mais moderno. Então você pode ficar livre para escolher a sua técnica preferida e dar o resultado final que quiser.

móveis pintados com tinta de leite caseira e com textura rústica.
Técnica de pintura usando a tinta caseira de leite. Imagens: Etsy

E para não fugir dos ingredientes naturais, é possível no final de tudo aplicar uma esponja com um pouco de óleo mineral em toda a madeira para impermeabilizar fazendo as vezes do verniz. E claro, ela suporta também o verniz tradicional no final do processo.

Tinta de leite caseira (tinta de caseína) –  como fazer passo a passo

Materiais necessários

  • 2 litros de leite integral
  • 1 copo (200ml) Cal hidratado
  • Corante em pó da sua preferência
  • 3 colheres de sopa de vinagre branco
  • Pano de prato fino ou pano de gaze

Modo de preparo

Coalhando o leite

Primeiro de tudo, precisamos deixar o leite em uma panela em temperatura ambiente. Coloque o vinagre e mexa bem.

Faça esse processo à noite e na manhã seguinte você já pode separar a coalhada do leite. Ele vai ficar todo “talhado”, do mesmo modo que fazemos queijo.

Separe a coalhada

Forre com um pano um coador grande ou escorredor de macarrão para facilitar a separação da coalhada para a nossa tinta caseira. Esprema bem e separe essa massa de leite que acabamos de conseguir.

Misturando tudo!

Em recipiente, coloque o cal hidratado e misture com 1 copo de água. Misture até formar uma massinha branco e bem líquida.

Adicione a nossa coalhada já limpa e espremida na mistura de cal. Você pode usar um mixer ou liquidificador para agregar bem essa mistura.

Depois de misturado verifique a textura da tinta. Se ficar muito grossa e pastosa, adicione mais um pouco de água. O resultado final deve parecer uma tinta acrílica branca na consistência.

Filtragem final da nossa tinta caseira

Para finalizar, passe a tinta em um coador fino, pano ou um coador de café. Esse processo vai tirar qualquer grumo ou resíduo da coalhada que não misturou direito e vai deixar a sua tinta perfeita e lisinha.

Pigmentando a nossa tinta de leite

Agora é a hora divertida, vamos criar as cores!

Adicione pigmento em pó ou o que você tiver aí disponível. Se você quer usar um pigmento 100% natural, essa é a hora.

Misture e pronto, sua tinta caseira de leite está pronta para uso!

Veja também:

Como guardar e armazenar

Se você fizer uma quantidade maior desta tinta, o ideal é colocar em um pote com boa vedação e colocar na geladeira. Ele fica com um cheiro esquisito se ficar em temperatura ambiente mesmo estando em boas condições de uso.

Guardado na geladeira, é só misturar bem e utilizar novamente. Simples assim.

Como falamos acima, a tinta de caseína ou tinta de leite é ideal para moveis de madeira e também acabamento rústico e vintage. Basta lixar bem entre uma demão e outra e dar o seu toque artístico especial. A criatividade fica por sua conta. Abaixo, algumas inspirações em móveis que foram trabalhados com esse tipo de tinta caseira. O resultado fica excelente!

Imagens: pinterest

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.