Como fazer decoupage em móveis de madeira: móveis renovados gastando pouco!

Aprenda a renovar e dar uma cara nova a móveis antigos utilizando a decoupage.

decoupage em móveis de madeira.

Antes de começar a pensar no assunto da matéria de hoje a decoupage, que foi a escolhida dessa vez, por lembrar que todo mundo tem um móvel em casa que por mais que a gente tente consertar e mudar de lugar, ele fica lá sobrando e não combina com nada.

Neste sentido, trouxemos uma técnica muito conhecida para decorar objetos de artesanato, mas que também pode ser usado em móveis de madeira, a decoupage. Que para quem não sabe do que se trata vamos falar logo abaixo.

Fazer a decoupage em móveis de madeira ajuda a renovar o visual dando um destaque maior, valorizando assim o peça e também o espaço onde ela se encontra. Essa é uma excelente maneira de dar uma vida nova naquele móvel que não está combinando ou que já está um pouco velho e a tinta não deu muito jeito.

Todavia vale muito a pena e se você procurar direito, vai achar algum móvel aí na sua casa para fazer essa técnica. Até mesmo para dar um ar diferente à sua decoração e colocar um item personalizado e feito por você.

Para quem não não sabe o que significa ou como se faz essa técnica da decoupage, ou não está muito acostumada a fazer artesanato, vai uma explicações sobre o que é a decoupage e em seguida de como fazê-la.

O que é decoupage?

A decupage é o ato de colar papel ou tecido em algum tipo de material, que pode ser madeira, cerâmica ou até mesmo vidro. Lembra das aulas de artesanato da sua época de escola? Bem, é isso mesmo! Atividade divertida de se fazer e com resultado de “gente grande”!

Olha só alguns exemplos:

Acima, com alguns detalhes de decoupage na madeira, você muda completamente o visual do móvel dando destaque a peça e valorizando o ambiente.

E você não precisa utilizar a estampa no móvel inteiro. Dá para perceber que com um pouco de criatividade você consegue encontrar a melhor maneira para destacar o móvel. Um tampo de banquinho, um canto do gaveteiro ou até mesmo a peça inteira!

Olha que ideia criativa! A cômoda já tem um aspecto vintage e por isso foi usado a decoupage apenas na parte interior lateral das gavetas.

Veja também: 10 dicas para mudar o visual da cozinha sem gastar muito

Existe algum tipo de cola especial para usar?

A boa notícia é que, os materiais para fazer decoupagem em madeira são muito fáceis de encontrar. Em qualquer papelaria ou loja de artesanato você encontra tanto papéis e estampas para seus trabalhos quanto a cola especial para madeira.

A cola é de base acrílica e não precisa de diluição. Basta aplicar com pincel macio ou rolinho de espuma e pronto. Geralmente essas colas aderem bem em madeira, mdf e até mesmo em cerâmica.

Como fazer decoupagem em móveis de madeira

Agora chegou a hora de colocar a mão na massa! Separe seu móvel de madeira e escolha que tipo de estampa você vai utilizar.

Aqui nesse exemplo foi utilizado uma cômoda que já estava bem desgastada. A ideia é aplicar uma estampa tanto no tampo, quanto na frente das gavetas. Antes de começar, atente para essas dicas:

  • Verifique como está o aspecto da madeira do seu móvel. Se estiver com a madeira com lascas ou muitas ondulações, aplique uma massa para madeira para nivelar e cobrir as imperfeições. Lixe bem no final.
  • Se a madeira estiver soltando a tinta, raspe bem com uma espátula para retirar o excesso e lixe bem a superfície.
  • Nada de madeira úmida ou com mofo! Deixe secar bem, lixe e retire todo o excesso de sujeira.
Imagem de uma mão lixando um móvel.

Se o móvel estiver em boas condições, não precisa fazer nada de especial. Basta limpar para tirar a poeira e partir para a brincadeira!

Materiais necessários

  • Papel para decoupage
  • Cola para decoupage em madeira ou multiuso ou cola branca universal
  • Verniz acrílico brilhante ou fosco
  • Pincel macio ou rolinho de espuma
  • Tinta branca acrílica, tinta caseira de leite ou base acrílica para artesanato
  • Plástico transparente. Pode ser papel filme ou sacola de plástico

Passo 1: Escolhendo o tipo de estampa: Basicamente, para fazer a decoupage você pode usar qualquer tipo de papel. Desde folhas de jornal, guardanapos e até mesmo fotos antigas. Você pode comprar o papel pronto para decoupage, sem problemas.

Se usar guardanapo, retire com cuidado aquelas folhas de trás. Use somente a folha estampada. O resultado fica muito melhor!

Passo 2: Pinte a madeira com a base para artesanato branca ou tinta acrílica branca. A estampa vai ficar mais destacada e com as cores mais bonitas quando o fundo da madeira estiver branco.

Passo 3: Com a madeira já seca, aplique uma camada de cola com um pincel. Faça em pequenas partes do tamanho do pedaço de papel que estiver utilizando. Coloque o papel estampado e por cima coloque um pedaço de papel filme, ou uma sacola de plástico.

O plástico ajuda você a pressionar o papel sem rasgar porque ele agora está úmido por causa da cola. Esfregue por cima desse plástico com delicadeza, com um pedaço de papel ou pano para que não fique nenhuma bolha ou área enrugada.

Passo 4: Espere secar bem o local e em seguida aplique uma camada de cola por cima do papel. Espere secar novamente. Se você estiver com pressa, use um secador de cabelo (vento frio) para ajudar.

Passo 5: Aplique um verniz acrílico brilhante ou fosco por cima da peça para impermeabilizar o papel. E pronto! Seu móvel estará renovado e personalizado!

Além de ser uma atividade muito divertida e prazerosa (chame as crianças para participar também!), você reaproveita e dá uma cara nova àquele móvel que estava ali esquecido no cantinho. Um trabalho totalmente feito por você, fique feliz! 

Olha como ficou:

No exemplo acima foram usados pedaços de jornais antigos, já bem amarelados. O móvel ficou com aspecto antigo e vintage.

Leia também:

Dicas extras para decoupage em madeira

  • Se mesmo depois de lixar a madeira ela ainda estiver um pouco áspera, passe uma camada de base acrílica para artesanato ou goma laca. Lixe bem depois de seco com uma lixa bem fina. Repita o processo se precisar.
  • Verniz antigo ou madeira estufada (recebeu alguma umidade!)se esse for o caso, conserte antes, porque não vai ficar com um acabamento legal. Retire o verniz antigo antes e lixe bem, nivele colocando uma massa de base acrílica. Depois lixe para alisar bem e deixar com a superfície regular.
  • Não misture água na cola. O papel muito úmido pode enrugar e até rasgar na aplicação. Use ela sem mistura, ou a opção de colar gel, que é bem pastosa e pouco úmida.
  • Fique atento a cor de fundo do móvel. Fundo branco irá realçar bem todas as cores do papel. Já os tons escuros e coloridos precisam contrastar com as cores os desenhos do papel para não ficar muito apagado.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.